Histórico
A “lepra”, mal de Lázaro ou, oficialmente, hansenÃase, surgiu na Ãndia e na China. Hieróglifos egÃpcios de 1350 a.C. já se referiam à doença. Relatos bÃblicos a tratam como maldição, castigo; no Novo Testamento, há descrições de cura da doença realizada por Jesus Cristo.
Na Europa, espalhou-se na época das Cruzadas por meio dos cavaleiros infectados. A perseguição aos “leprosos†duraria séculos; os doentes eram forçados a viver em reclusão, nos “leprosários†ou colônias de leprosos. Na França, milhares foram queimados nas fogueiras. No Brasil, foram vÃtimas de internação compulsória até o meio da década de 1980.
                                   Â
Leprosário Souza Araújo, Acre, Brasil                                Leprosário Helena Bernard, Goiás, Brasil
  Leprosário, Rio Grande do Sul, Brasil
Os pórticos (foto acima) separavam as zonas “limpas” (exterior) das “sujas” (interior).
A doença
A hansenÃase é uma doença contagiosa curável causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que atinge principalmente a pele e o tecido nervoso (nervos periféricos). Caso não seja tratada, pode evoluir para deformidades e mutilações, alterações que estigmatizam os pacientes.
Hoje em dia, Brasil, Ãndia e Indonésia são responsáveis por 81% de todos os casos.
Transmissão
A transmissão se dá pelas vias aéreas superiores, por exemplo: contato com tosse, espirros e gotÃculas de saliva da pessoa infectada.
Quando procurar o posto de saúde?
Caso apresente manchas na pele (esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas) com diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque, procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para investigação. O tratamento da hansenÃase existe e é totalmente gratuito em todo o território nacional via Sistema Único de Saúde (SUS).
Lembre-se: existe tratamento e cura para a hansenÃase. Não há motivos para estigmatização ou preconceito contra os doentes. Deixemos isso para as páginas dos livros de História.
Autoria: Tayná
Janeiro/2020
Fonte: Ministério da Saúde
Imagens disponÃveis em:
<http://www.sbcm.org.br/v2/index.php/not%C3%ADcias/3966-campanha-janeiro-roxo-alerta-para-a-import%C3%A2ncia-do-combate-%C3%A0-hansen%C3%ADase>
<http://basearch.coc.fiocruz.br/index.php/hft15>
<https://etorelm.wixsite.com/hansen/leprosrios?lightbox=imagewq8>
<https://br.toluna.com/opinions/3825921/N%C3%B3s-n%C3%A3o-caminhamos-s%C3%B3s-%C3%A9-o-que-diz-na-entrada-de-uma >