Menu

Engenharia de Alimentos

Sobre o curso:

A Engenharia de Alimentos é o ramo da Engenharia que estuda técnicas e aplica conhecimentos para a fabricação, o processamento, a conservação, o armazenamento e o transporte de alimentos industrializados. Esse profissional atua principalmente em escala industrial, cuidando de todas as etapas do preparo, processamento e conservação de alimentos de origem animal e vegetal. É responsável por selecionar e analisar a qualidade das matérias-primas (como leite, carnes, peixes, legumes e frutas), e por definir as melhores condições de armazenagem, acondicionamento e preservação dos produtos, projetando embalagens; por desenvolver e testar formulações de novos alimentos, com a finalidade de agregar valor à matérias-primas; por determinar o valor nutricional de alimentos industrializados, seu sabor, sua cor e sua consistência; por desenvolver tecnologias limpas e processos para aproveitamento de resíduos. A indústria alimentícia é, sem dúvida, o principal campo de atuação desse engenheiro. Porém, ele pode atuar também em indústrias fornecedoras de equipamentos, embalagens, aditivos e outros insumos (texto baseado no Guia do Estudante Abril).

O curso de graduação em Engenharia de Alimentos da UFPR – Campus Avançado de Jandaia do Sul visa capacitar profissionais para atuar em diversas áreas do ramo de alimentos, dentre as quais é possível citar o desenvolvimento industrial e tecnológico do setor agroalimentar brasileiro, a otimização do aproveitamento e da utilização de recursos naturais, a inovação científica e tecnológica, entre outros. Os profissionais formados são capazes de atuar na solução de problemas de ordem técnico-científica e operacional nas indústrias agroalimentares, bem como sabem a importância do seu compromisso com o avanço científico, tecnológico e organizacional da produção, distribuição e qualidade de alimentos.

O curso está inserido em uma importante região para o setor agroalimentar do Estado do Paraná e do Sul do Brasil, sendo que desde grandes agroindústrias até agricultores familiares podem se beneficiar com os trabalhos de pesquisa e extensão propostos pelos profissionais e alunos do curso.

Características do curso:
Duração: 5 anos
Turno: Integral
Vagas/ano: 35

Fale Conosco

Documentação

Atas das Reuniões do Colegiado de Engenharia de Alimentos

Grade e Corpo Docente (atualizado em: 28/02/2024 – 09:02)

Documentos de Referência do Curso de Engenharia de Alimentos

 

 
Universidade Federal do Paraná
Engenharia de Alimentos


| Jandaia do Sul |


Universidade Federal do Paraná
Engenharia de Alimentos


| Jandaia do Sul |



UFPR - Jandaia do Sul nas Redes Sociais


UFPR - Jandaia do Sul nas Redes Sociais