O pâncreas
O pâncreas é um órgão localizado na parte superior do abdome, abaixo do estômago e ao lado da primeira parte do intestino delgado. É essencial ao funcionamento do corpo, pois produz tanto substâncias liberadas na corrente sanguÃnea como substâncias liberadas no trato digestório. É o pâncreas que produz a famosa insulina, que regula o açúcar no organismo. É ele também que produz as chamadas enzimas pancreáticas, essenciais para a digestão dos diversos alimentos ingeridos.
Pancreatite crônica
É uma inflamação do pâncreas, porém, diferentemente da pancreatite aguda, há destruição irreversÃvel do órgão, com perda gradual de suas funções.
O que causa pancreatite crônica?
 • Etilismo (alcoolismo) crônico: representa 80% dos casos
Ocorre em indivÃduos que ingerem grandes quantidades de bebida alcoólica durante muitos anos.
 • Outras causas: doenças sistêmicas (lúpus, por exemplo), doenças hereditárias (fibrose cÃstica, por exemplo), tumores que obstruam e/ou alterem a anatomia da região do pâncreas e dos ductos biliares.
Quais os sintomas?
O indivÃduo apresenta crises recorrentes de dor abdominal de forte intensidade, perda de peso, eliminação de gordura nas fezes e diabetes.
Lembre-se de que é o pâncreas, com suas enzimas digestivas, que auxilia na digestão de gorduras em nosso organismo. Quando esse órgão não funciona direito, as gorduras não são devidamente digeridas e absorvidas e acabam sendo eliminadas junto com as fezes.
Além da digestão das gorduras, o pâncreas também atua na de açúcares e proteÃnas. O indivÃduo com pancreatite crônica, então, perde peso e torna-se desnutrido, já que os nutrientes que não são adequadamente digeridos também não são adequadamente absorvidos.
O mesmo raciocÃnio serve para explicar o surgimento do diabetes. Se o pâncreas encontra-se “doenteâ€, não haverá produção adequada de insulina, o que acarretará na doença chamada diabetes mellitus.
Diagnóstico
Vários são os exames existentes para comprovar a insuficiência pancreática.
Além desses, os exames de imagem (tomografia, ultrassom) são úteis para a visualização não só do pâncreas, como de todo o abdome.
Tratamento
A pancreatite crônica não tem cura; a lesão ao órgão é irreversÃvel.
O indivÃduo que tem o álcool como etiologia, deve cessar imediatamente a ingestão do mesmo!! Caso contrário, a lesão ao pâncreas continua ocorrendo.
O paciente recebe orientações de dieta, reposição de enzimas que o pâncreas não mais produz, medicação para dor e para controle do diabetes. Em alguns casos, a intervenção cirúrgica é necessária.
Complicações
A pancreatite crônica, além de ser, per se, uma doença grave, pode causar complicações como: infecção, obstrução no intestino, obstrução dos ductos biliares, trombose de vasos sanguÃneos da região, além de ser fator de risco para câncer de pâncreas.
Na imagem é possÃvel ver que o pâncreas localiza-se muito próximo ao intestino e aos ductos biliares, por isso uma pancreatite crônica pode complicar com obstrução intestinal ou biliar. Na mesma imagem, percebe-se a representação de um tumor pancreático.
Autoria: Tayná
Junho/2020
Fontes:
Ministério da SaúdeÂ
Livro de ClÃnica Médica da Universidade de São Paulo, 2a edição
Imagens disponÃveis em:
<https://multiajuda.com.br/materia.php?id=8674&n=Alcoolismo+e+vidas+passadas>Â
<https://equilibrioemvida.com/2019/04/e-isso-que-acontece-quando-voce-fica-28-dias-sem-beber-alcool/>Â
<https://rsaude.com.br/cuiaba/materia/cancer-de-pancreas/20969>