PARCERIA ENTRE PROJETO DE EXTENSÃO DA UFPR JANDAIA DO SUL E IFCE-CAMPUS MARACANAÚ/CE GERA FRUTOS EM EVENTO DA COMUNIDADE NO CEARÁ

Resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Campus Jandaia do Sul e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Maracanaú, o Diorama (representação de um computador construída em tamanho aumentado) produzido durante o 11º COMSOLiD, em 2018, foi apresentado, no 12º Encontro da Comunidade Maracanauense de Software Livre e Inclusão Digital – COMSOLiD, em 2019.
Na edição de 2018, o professor Carlos Beleti, coordenador do projeto de extensão “Por dentro do Computador” na UFPR em Jandaia do Sul, junto aos estudantes Gabriel Jaime e Daiane Mendes viajaram para a cidade de Maracanaú-CE, ministraram uma capacitação referente à construção dos componentes do Diorama e participaram da 11ª edição do evento. De lá para cá, os estudantes e professores do IFCE continuaram desenvolvendo o projeto, que culminou na apresentação de todos os componentes do Diorama, que representam um “computador gigante”, na edição de 2019 do COMSOLiD.
Foram mais de 1300 participantes, entre eles crianças e adolescentes das escolas de toda região participando do evento e passando pela exposição do Diorama durante os três dias de evento. O professor Beleti exalta a importância de parcerias como esta entre instituições públicas e gratuitas em momentos de tantas dificuldades financeiras e políticas no país. Ele ainda comenta que são fundamentais ações e projetos com objetivo de divulgar e popularizar conceitos de Computação e Tecnologia, pois a cada dia aumenta nosso contato com dispositivos eletrônicos e sistemas digitais.
Atualmente estudante do programa de pós-graduação em Ciência da Computação no IFCE Campus Fortaleza e ex-aluna do IFCE Maracanaú, Juliana Garça, que participou da capacitação em 2018 e atuou junto à coordenação das atividades da edição de 2019 do COMSOLiD, descreveu como foi importante aproximar as crianças e adolescentes de conceitos de Computação: “para alguns, talvez essa tenha sido a primeira oportunidade que eles tiveram de conhecer e dialogar sobre conceitos computacionais e tecnológicos, e fazê-lo de maneira tão didática e diferente pode até contribuir para despertar neles mais interesse sobre o assunto”.
O professor Beleti reafirma a importância da parceria e espera que os projetos continuem ocorrendo nas duas instituições e que estas possam se fortalecer cada vez mais, atuando cooperativamente. Seguem fotos de como transcorreu a 12ª edição do COMSOLiD, ocorrido entre os dias 23 e 25 de outubro de 2019.
Tags: