É verdade que mulheres grávidas não podem entrar em contato com gatos?

A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondiiA maioria das pessoas já entrou em contato com esse protozoário, mesmo que não tenha apresentado sintomas.

Como ocorre a transmissão da toxoplasmose?

Há mais de uma forma de transmissão da toxoplasmose:

– Por meio do contato com fezes contaminadas de felinos (tanto selvagens quanto gato doméstico);

– Ingestão de água, frutas ou verduras contaminadas;

– Ingestão de carne crua ou malcozida contaminada (principalmente de porco e carneiro).

Quais os sintomas da toxoplasmose?

A maioria das pessoas não apresenta sintoma algum ou então apresenta apenas algumas “ínguas” indolores na região do pescoço.

Então… por que essa doença é importante se nem sintoma ela costuma causar?

É importante falarmos sobre toxoplasmose porque ela pode causar sérios problemas em alguns casos:

– pessoas com imunodeficiência (seja por HIV ou por ingestão de medicamentos que causam imunodepressão ou por qualquer outro motivo);

– gestantes (pelo risco de infecção do bebê).

Por que a infecção durante a gestação é potencialmente perigosa?

O protozoário pode atravessar a placenta e infectar o bebê, causando o que chamamos de infecção congênita. As consequências dessa infecção podem ser bem graves, tais como: cegueira, convulsões, alterações do crescimento, hipertensão intracraniana. Quando a mãe adquire a doença no começo da gestação (primeiro trimestre), o quadro é mais grave para o bebê, podendo resultar até em aborto.

Estou grávida, o que devo fazer?

As gestantes devem comparecer às consultas de pré-natal, pois os exames para toxoplasmose são feitos de rotina durante o acompanhamento da gravidez.

Caso os exames pré-natais indiquem infecção aguda pelo Toxoplasma gondii, o médico obstetra receitará os medicamentos adequados para o tratamento, reduzindo substancialmente a chance de o protozoário infectar o bebê.

Importante lembrar que o tratamento da toxoplasmose é disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o país.

Como se prevenir da toxoplasmose?

♦ Evitar ingestão de carne crua ou malcozida;

Atenção: o cozimento em forno microondas não é confiável para matar o protozoário.

♦ Evitar ingestão de leite não pasteurizado;

♦ Lavar bem frutas e legumes antes de ingeri-los;

♦ Ingerir apenas água tratada;

♦Usar luvas ao cuidar de jardins (o solo pode estar contaminado).

Então é verdade que grávidas não devem entrar em contato com gatos?

As grávidas podem sim entrar em contato com gatos. Não é o contato com o felino que causa a doença, e sim o contato com as fezes do animal, caso estas estejam contaminadas.

Se você é gestante e tem gato em casa, tome algumas precauções:

• Peça para outra pessoa limpar a caixa de areia do animal;

• Assegure-se de que a limpeza da caixa de areia será feita diariamente;

• Não alimente o gato com carnes cruas ou malcozidas.

Se não houver outra pessoa disponível para limpar a caixa de areia, a grávida deverá colocar luvas descartáveis para realizar a tarefa e lavar muito bem as mãos (com água e sabão) posteriormente.

Autoria: Tayná

Abril/2020

Fonte: Ministério da Saúde

Imagem disponível em:

<https://www.santanafm.com.br/sus-oferecera-a-recem-nascidos-exame-para-toxoplasmose/>