Menu

UFPR CAMPUS JANDAIA DO SUL MARCA PRESENÇA NO CONGRESSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA NO EXTREMO SUL DO BRASIL

Alunos da Universidade Federal do Paraná – campus Jandaia do Sul, participaram entre os dias 27 a 30 de outubro do 2º ENPEAG e do 38º CONEEAGRI em Pelotas – RS. O evento contou com a representação de 10 escolas de Engenharia Agrícola, aproximadamente 200 inscritos, recebendo 65 resumos científicos.
O II Encontro Nacional dos Profissionais de Engenharia Agrícola (ENPEAG) e o XXXVIII Congresso Brasileiro de Estudantes de Engenharia Agrícola (CONEEAGRI) teve uma programação dedicada à celebração nacional do dia do Engenheiro Agrícola, com palestras com temáticas relacionadas a produção agrícola e oportunidades ao profissional, dia de campo e apresentações de trabalhos científicos  e visitas técnicas.

O segundo dia de evento foi dedicado às palestras na área de Engenharia Agrícola. Na parte da manhã, um destaque pode ser mencionado ao Professor Dr. Tiago Francetto (UFSM) que trouxe as perspectivas e o estado atual sobre a robótica agrícola. Na sua palestra, o professor Tiago Francetto também apresentou as principais empresas mundiais que trazem soluções robóticas para a Agricultura. No Brasil, o destaque está na Solinfitec. Uma empresa sediada em São Carlos (SP). No mesmo dia, no período da tarde, um destaque pode ser mencionado à palestra do Engenheiro Agrícola Álvaro Dilli, CEO da SLC Agrícola. Em sua palestra, Álvaro Dilli destacou a importância ao desenvolvimento de um perfil de liderança pelos jovens estudantes. O Álvaro Dilli também destacou os números atuais da SLC Agrícola. Atualmente, o grupo conta com 26 fazendas, cultivando um total de 850 mil hectares de terras em estados do Piauí, Maranhão, Bahia, Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Ao final da palestra, Álvaro Dilli destacou as oportunidades de carreira para o profissional de Engenheiro Agrícola dentro do grupo SLC Agrícola. Atualmente, a SLC Agrícola oferta anualmente aproximadamente 85 vagas de estágio para estudantes de Engenharia Agrícola.

O terceiro dia de evento, a organização realizou um dia de campo. Neste dia de campo, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar os pôsteres de trabalhos científicos enviados na forma de resumos. O dia de campo foi uma ótima ocasião para divulgação dos trabalhos realizados na Universidade Federal do Paraná. No dia de campo também foi observado os trabalhos apresentados por estudantes de outras universidades, sendo uma troca de conhecimento. O ambiente do dia de campo foi ideal para conversas entre profissionais e estudantes da Engenharia Agrícola.

No quarto dia de evento aconteceram as visitas técnicas. Nesta oportunidade, uma das visitas foi realizada em uma fazenda de um grupo chamado “Canoa Mirim”, na cidade de Santana Vitória Palmar. A água da lagoa Mirim é utilizada para a irrigação dos campos, onde é cultivado principalmente lavouras de arroz inundado. Nesta fazenda, o grupo de visitantes teve a oportunidade de conhecer a atuação dos engenheiros agrícolas na irrigação, drenagens de campos, manejo de barragens de água, armazenagem de grãos e sementes. Nos campos da fazenda Canoa Mirim foi presenciado uma agricultura bastante distinta do manejo realizado nos campos agrícolas do Paraná. A visita trouxe conhecimentos sobre o cultivo de arroz, uma lavoura pouco explorada nos campos paranaenses. Também teve a demonstração de áreas para o plantio da soja sobre camalhões entre sulcos de drenagem, utilizando linhas duplas com espaçamento alternado. Assim, a visita técnica foi uma ótima fonte para novos aprendizados e experiências, que agregam na formação dos estudantes.

Durante a realização do evento também já foram definidas as próximas sedes do congresso. No ano de 2026, o Enpeag e Coneeagri será realizado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Já no ano de 2027, o congresso será estabelecido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Assim, o Coneeagri que esteve em sua trigésima oitava edição já tem garantido a sua continuidade histórica, para que assim, siga contribuindo na formação e amadurecimento dos estudantes e profissionais de Engenharia Agrícola.

Universidade Federal do Paraná
UFPR – Jandaia do Sul

Rua João Maximiano, 426
86900-000 | Jandaia do Sul | PR
direcaoja@ufpr.br
(41)98535-0118

Universidade Federal do Paraná
UFPR – Jandaia do Sul

Rua João Maximiano, 426
86900-000 | Jandaia do Sul | PR
direcaoja@ufpr.br
(41)98535-0118


UFPR nas Redes Sociais



Campus Jandaia do Sul nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais



Campus Jandaia do Sul nas Redes Sociais