Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 05 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente no Campus Avançado de Jandaia do Sul.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela ONU em 1972 com o objetivo de chamar a atenção para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais.

O Dia Mundial do Meio Ambiente em 2024 reforça a necessidade urgente de mudanças de atitude e ações coletivas para combater a crise ambiental, além de contribuir com os objetivos de desenvolvimento sustentáveis (ODS). A ONU destacou que, embora o desafio seja grande, soluções colaborativas e inovadoras são essenciais para garantir um futuro mais sustentável para o planeta.

O evento realizado no campus avançado de Jandaia do Sul teve como metodologia a exposição de resíduos, seus potenciais impactos no meio ambiente e possíveis soluções para reciclagem, reutilização e transformação destes resíduos em novos materiais sustentáveis.

Na ocasião, estudantes da rede básica de ensino passaram pela exposição e conheceram diferentes formas de dar a correta destinação para resíduos e conhecerem produtos advindos da reciclagem, como é o caso de filamentos para impressoras 3D feitos de garrafas PET. Além desses estudantes, estiveram presentes também na ação os alunos e servidores da UFPR Jandaia do Sul, bem como os terceirizados que trabalham no campus.

Estudantes da rede pública de ensino no evento.

O objetivo do evento foi de conscientizar o público-alvo (comunidade interna e externa da UFPR) sobre a importância da preservação do meio ambientes; sobre a importância da reciclagem e outras ações que necessitam ser implementadas para diminuir os impactos causados pela ação humana.

O evento foi uma realização do projeto de extensão Práticas Ambientais Sustentáveis – PAS, coordenado pelos professores Giancarlo Alfonso Lovon Canchumani e José Gabriel Vieira Neto.

Professores coordenadores do projeto de extensão:  “Práticas Ambientais Sustentáveis”.

Alunas do projeto práticas ambientais sustentáveis.