UFPR CAMPUS JANDAIA DO SUL RECEBE SUA PRIMEIRA CARTA-PATENTE POR PRODUTO REDUTOR DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS EM SUPERFÍCIES DE FRUTAS

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Campus Jandaia do Sul conquistaram um marco importante na área alimentícia. No dia 16 de abril, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) expediu a primeira carta-patente para um produto desenvolvido no Campus, este, visa reduzir a quantidade de defensivos agrícolas presentes na superfície de frutas. Essa conquista é resultado da colaboração entre o Laboratório LABFenn da UFPR Jandaia e a empresa LABPRO Análises e Produtos Químicos.

Os titulares da patente são:

• Angélica Priscila Parussolo Tonin, orientanda de doutorado
  • Camila Burihan Poliseli, orientanda de mestrado
  • Eduardo César Meurer, docente
  • Nathália Maioli Crema, orientanda de Iniciação Científica
  • Valquíria de Moraes Silva Ribeiro, docente

O Problema dos Agrotóxicos

A exposição aos defensivos agrícolas é uma preocupação crescente para a saúde pública. Atualmente, os alimentos que chegam à mesa dos consumidores frequentemente contêm resíduos dessas substâncias, que podem causar doenças agudas e crônicas.

Riscos à Saúde: Os defensivos agrícolas podem causar doenças, dependendo do tipo de produto, tempo de exposição e quantidade absorvida pelo organismo.

Lavagem Convencional: A lavagem com água e sabão, hipoclorito de sódio ou ácido acético é comum, mas nem sempre prática para todos.

Do produto desenvolvido

O produto patenteado pela UFPR Campus Jandaia é aplicado por aspersão (borrifado) sobre as frutas. Também emprega compostos químicos ecologicamente conscientes, que têm uma eficácia superior à água na remoção de pesticidas das superfícies dos alimentos. Além disso, não deixa resíduos e dispensa enxágue. Sua utilização requer apenas quantidades mínimas do produto e não depende da presença de uma pia.

Algumas vantagens incluem:

Facilidade de Uso: A aplicação por aspersão é prática, mesmo para quem não tem acesso imediato a uma pia.

Eficiência: O produto utiliza compostos químicos próprios para a remoção de defensivos agrícolas (pesticidas), sem deixar resíduo e sem necessitar de enxágue, pois são necessários volumes muito pequenos de produto.

Embalagem prática: Pode ser envasado em embalagens pequenas do tipo spray, facilitando o uso e podendo ser carregado em bolsas e pochetes.

Os cientistas responsáveis pela inovação realizaram uma série de testes do produto, primeiramente em relação ao tomate e posteriormente em uvas. Com resultados bastante positivos em relação ao produto. Essa inovação representa um marco importante para o Campus, pois é o primeiro registro de patente concedido. Os desenvolvedores agora têm a propriedade intelectual sobre o produto válido por 20 anos.

Atualmente o LABFenn conta com quatro coordenadores os quais diariamente trabalham auxiliando novos alunos em pesquisas de forma a melhorar a qualidade de vida da sociedade.