Menu

UFPR PRESENTE NO LII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA – CONBEA

Discentes e Professores participaram do LII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA – CONBEA, promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA) em Ribeirão Preto-SP. Nos dias 18, 19, 20 e 21 de outubro (2023). Neste ano, o CONBEA contou com:

1 – Apresentações de Trabalhos Científicos: Pesquisadores e acadêmicos apresentam seus estudos e resultados de pesquisa relacionados à Engenharia Agrícola;

2 – Palestras e Conferências: Especialistas na área foram convidados para fazer palestras e apresentar as últimas tendências e inovações em Engenharia Agrícola;

3 – Minicurso: Um minicurso sobre o manejo de pivôs para a irrigação foi ofertado por especialista;

4 – Exposição Técnica: As empresas patrocinadoras do evento tiveram um espaço para divulgação técnica dos seus produtos para os participantes do congresso;

5 – Networking: O CONBEA foi uma ótima oportunidade para conectar os integrantes da área de Engenharia Agrícola, em seguimentos de máquinas agrícolas, sistemas de irrigação, manejo de solo e água, processamento de alimentos, gestão de recursos naturais, geomática, agricultura de precisão, energia na agricultura.

6 – Discussão de Tendências: O evento foi uma plataforma para discutir questões emergentes e tendências no campo da engenharia agrícola, como automação agrícola, tecnologia de precisão, manejo sustentável e muito mais.

A Universidade Federal do Paraná através do campus de Jandaia do Sul participou presencialmente do LII CONBEA com 06 alunos e 02 professores do curso de Engenharia Agrícola, com trabalhos apresentados em áreas de engenharia de água e solo, pós-colheita e armazenamento, geomática, máquinas agrícolas e agricultura de precisão.

A aluna Emanuelly de Souza Salles apresentou dois trabalhos orientados pelo professor Osvaldo Guedes Filho: (i) Resistência mecânica do solo à penetração após subsolagem na cultura cana-de-açúcar; e (ii) Atributos físico-hídricos do solo sob aplicação de dejeto líquido bovino em consórcio de milho silagem com braquiária;

Figura 1: Emanuelly na sessão de pôster na área de Engenharia de Água e Solo.

Já o aluno Leonardo Vinicius Nepomuceno Abalos orientado pelo professor Maycon Diego Ribeiro apresentou o trabalho intitulado: Comparação de um kit de avaliação de uniformidade em irrigação por aspersão alternativo com um kit comercial.

Figura 2: Leonardo na sessão de pôster na área de Engenharia de Água e Solo.

Na mesma sessão de Engenharia de Água e Solo, o professor Maycon Diego Ribeiro apresentou o trabalho: Simulação da uniformidade de irrigação por aspersão em diferentes alturas de coleta da lâmina com diferentes espaçamentos entre aspersores.

Figura 3: Maycon Diego na sessão de pôster na área de Engenharia de Água e Solo.

Também na sessão de Engenharia de Água e Solo, o aluno Carlos Henrique Nascimento Ferreira apresentou três trabalhos orientados pela professora Renata Bachin Mazzini Guedes. Dois trabalhos na sessão pôster: (I) Cultivo de tagetes em substratos de cama de instalação compost barn; e (II) Aplicação de inoculante microbiológico na compostagem de material de cama proveniente de instalação compost barn. E uma apresentação em sessão oral: Tolerância de tagetes à deficiência hídrica na produção de compostos fenólicos totais.

      

Figura 4: Carlos Henrique na sessão oral e pôster da área de Engenharia de Água e Solo.

Já o aluno Eduardo Rodrigues Pinto apresentou dois trabalhos na área de Geomática e Agricultura Digital da sessão pôster. O trabalho “Um sistema de recomendação baseado em machine learning para seleção de variedades de café” foi orientado pelo professor Landir Sviniec. E o trabalho “Mapeamento do uso e ocupação do solo utilizando a plataforma do google earth engine” foi orientado pelo professor Carlos Henrique Wachholz de Souza.

Figura 4: Eduardo na sessão de pôster da área de Agricultura Digital.

Na área de Construções Rurais e Ambiência, a aluna Ligia Maria Molina Pedroni apresentou o trabalho “Coeficientes aerodinâmicos em estufas agrícolas de telhado duas águas influenciados pela malha e modelo de turbulência” orientado pelo professor José Gabriel Vieira Neto.

Figura 5: Lígia na sessão de pôster de Construções Rurais e Ambiência.

O professor Marcelo José da Silva também apresentou o trabalho “Desenvolvimento e validação em bancada de pingentes para aplicação de fertilizante líquido em pulverizadores autopropelidos” em uma sessão oral de Máquinas e Mecanização Agrícola.

Figura 6: Marcelo na sessão oral de Máquinas e Mecanização Agrícola.

Em síntese, o CONBEA trouxe assuntos relevantes para a temática “Ciências agrárias na segurança alimentar, hídrica e tecnológica”. Além da apresentação dos trabalhos científicos, as palestras e fóruns de discussão colocaram em pauta assuntos, como: Inteligência Artificial aplicada na agricultura, Projeto de Máquinas para pequenos agricultores, A equidade de gênero na profissão de Engenharia Agrícola, A redução de desperdício de alimentos através das técnicas de pós-colheita.

Ao final, o CONBEA ainda trouxe uma oportunidade de visita técnica. Na Faculdade de Ciências Agrárias, Campus da UNESP de Jaboticabal, os visitantes conheceram o Laboratório de Máquinas e Mecanização. Lá, as máquinas e equipamentos de pesquisa foram expostos pelos estudantes associados ao grupo de pesquisa do professor Rouverson Pereira da Silva. As principais pesquisas demonstradas foram relacionadas a interface entre as máquinas com a agricultura digital. Tecnologias que permitem por exemplo estimar o período mais exato para a colheita da cultura do amendoim, para desse modo, uma redução nas perdas seja possível através da regulagem mais assertiva das máquinas agrícolas. Todas tecnologias que permeiam o espectro de atuação da profissão em Engenharia Agrícola.

Figura 7: Detalhe de robô autônomo do Lab. De Máquinas e Mecanização da Unesp de Jaboticabal.

Figura 8: Quadriciclo do Lab. De Máquinas e Mecanização da Unesp de Jaboticabal.

Figura 9: Participantes do Conbea em visitação ao Lab. De Máquinas e Mecanização da Unesp de Jaboticabal.

Universidade Federal do Paraná
UFPR – Jandaia do Sul

Rua João Maximiano, 426
86900-000 | Jandaia do Sul | PR
direcaoja@ufpr.br
(41)98535-0118

Universidade Federal do Paraná
UFPR – Jandaia do Sul

Rua João Maximiano, 426
86900-000 | Jandaia do Sul | PR
direcaoja@ufpr.br
(41)98535-0118


UFPR nas Redes Sociais



Campus Jandaia do Sul nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais



Campus Jandaia do Sul nas Redes Sociais