UFPR Jandaia participa da Rede Nacional de Formação de Profissionais da Educação (RENAFOR) com curso para professores da educação básica

Curso Online de História da Ciência na Escola foi organizado por professores da Licenciatura em Ciências Exatas e é oferecido gratuitamente pela plataforma UFPRaberta

Desde a última quinta-feira, dia 9 de março, professores da Educação Básica podem se inscrever e participar de nove cursos de formação continuada apoiados pela Rede Nacional de Formação de Profissionais da Educação (RENAFOR).

Os cursos têm 30 horas de duração, aproximadamente, e possuem certificação pela Universidade Federal do Paraná, a partir de sua Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), e da Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância (Cipead).

Entre os nove cursos selecionados para abrir o programa em 2023 está o “História da Ciência na Escola: em busca do diálogo entre a cultura científica e a cultura humanista”, voltado para professores e professoras de Ciências, História, Filosofia, Sociologia, Química, Biologia, Física e, na verdade, todo e toda docente interessado no tema.

O curso foi organizado pelo professor Aroldo Nascimento Silva (Ensino de Química) e contou com o trabalho dos professores Marcelo Valério (Ensino de Biologia) e William Junior do Nascimento (Ensino de Física) como produtores de conteúdo e apresentadores. Os estudantes Douglas Guehart dos Santos, da pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática; e Isabela Mattos da Silva, da Licenciatura em Ciências Exatas, da UFPR, completam o time que organizou o material repleto de sugestões de referências de estudo.

Os cursistas terão a oportunidade de transitar por três módulos bastante diversos, aprendendo sobre “Ciência de Guerra”, sobre “Mulheres e conhecimento”, e, finalmente, sobre o papel dos “Aparatos científicos” no desenvolvimento do conhecimento.

Segundo o coordenador deste curso oferecido pela equipe de Jandaia, professor Aroldo, a possibilidade que a UFPRaberta está trazendo com os cursos massivos online “oferece uma experiência formativa interessantíssima para nossos estudantes, que estão produzindo conteúdo de qualidade. E, ao mesmo tempo, disponibilizam este conteúdo de modo gratuito e perene na rede à disposição de docentes nos mais diferentes contextos educativos.”

Para participar, é necessário fazer o cadastro na UFPR Aberta e, depois, a inscrição no curso desejado. Haverá certificação para os participantes.

Saiba mais em < Universidade Federal do Paraná (ufpr.br) >