UFPR é a 4ª melhor federal do Brasil, de acordo com o Academic Ranking of World Universities.

A Universidade Federal do Paraná subiu uma posição e é a sétima colocada no Academic Ranking of World Universities 2022(ARWU) entre as instituições de ensino brasileiras. O levantamento produzido pela consultoria chinesa Shangai Ranking utiliza indicadores para classificar universidades de todo o mundo; ao todo, 21 instituições de ensino e pesquisa brasileiras integram a lista publicada nesta semana.

Entre as universidades federais, a UFPR também subiu uma posição em relação a 2021 e está em quarto lugar, junto com a Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Paulo e Universidade Federal de Viçosa. A UFPR é a única universidade paranaense a aparecer na lista. O ARWU avaliou 2.500 universidades e classificou as mil melhores. De acordo com o levantamento, as melhores universidades brasileiras são todas públicas.

Foto: Marcos Solivan

A instituição paranaense está colocada entre as 700 melhores instituições do mundo e manteve a posição em relação ao ano passado. Na avaliação, a UFPR destacou-se nas áreas de Engenharia de Alimentos e Odontologia.

Realizado desde 2003, o ranking avalia critérios como número de pesquisadores mais citados, número de artigos publicados em revistas científicas de impacto, número de artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e no Social Sciences Citation Index e o desempenho de pesquisa per capita relativo ao tamanho da instituição.

Mais sobre o ranking ARWU.

 

 

Fonte: Portal UFPR