#COMPapo. Conversas online para que o distanciamento social não se transforme em isolamento e para que informações se consolidem como conhecimento

O Colegiado de Licenciatura em Computação (LCO) lançou em 21 de maio o #COMPapo – Computação e Educação na Quarentena. A iniciativa consiste em uma série de lives no perfil do curso no Instagram, todas as quintas-feiras, às 20h, para divulgar, compartilhar e até traduzir conhecimentos da Computação e da Tecnologia que vem sendo empregados no combate à COVID-19, no Brasil e no mundo.

Nesse momento difícil, em que nos encontramos em quarentena, esse é um convite especial às alunas e aos alunos do curso, mas também a toda a comunidade acadêmica e à comunidade em geral.

Na primeira transmissão ao vivo, o discente Vitor Hugo Santos Alencar foi entrevistado pela professora Maytê Gouvêa Coleto Bezerra, ambos da LCO. Nessa conversa, trataram da trajetória acadêmica que o levou a estar neste momento em intercambio estudantil no Instituto Politécnico de Tomar em Portugal. Também foi possível falar da quarentena no Paraná e da gradual retomada das atividades na cidade portuguesa, onde o pico da epidemia já foi atingido, além das ações universitárias daqui e de lá para fortalecer a luta contra a COVID-19.

Já no segundo encontro, em 28 de maio, o professor Rodrigo Clemente Thom de Souza (LCO) contextualizou a emergência da COVID-19 e apresentou um grande panorama das possibilidades de aplicações da Inteligência Artificial em iniciativas de combate à doença, tratando de ações na área da Epidemiologia, da Medicina Clínica, da Farmacologia, do Distanciamento e Controle Social e de Big Data. Além disso, falou dos diversos desafios éticos e técnicos – colocados à Inteligência Artificial, neste momento.

A terceira live, de 04 de junho contou com o professor Robertino Mendes Santiago Junior (LCO) e o convidado professor Alisson Andrey Puska (doutorando do PPGInf -UFPR) conversando sobre a Computação no combate às Fake News.

A quarta live ocorrerá amanhã, dia 10 de junho, com a Professora Helena Macedo Reis (LCO) abordando a tecnologia envolvida no reconhecimento facial e a Computação Afetiva neste processo de combate à pandemia.

A programação já prevista inclui ainda:

18/06: Professor Alexandre Prusch Züge (LCO) explicando a Modelagem Matemática presente nos cálculos e projeções feitas para as “curvas” de casos e mortes pela COVID-19

25/06: Alunos Gabriel Jaime Alves e André Pinto Moreira (LCO) falando sobre o primeiro emprego e o trabalho remoto que desempenham na quarentena

02/07: Professora Gislaine Camila Lapasini Leal e Professor Edson Oliveira Junior (UEM) tratando das startups de software em tempos de COVID-19

09/07: Professor Rogério da Silva (LCO) propondo uma análise de redes sociais e aprendizagem, tentando responder o que as comunidades online têm discutido sobre a Covid-19.

16/07: Professora Paola Cavalheiro Ponciano Braga (LCO/UFPR-Palotina) analisando a educação remota emergencial em tempos de distanciamento social.

Prestigiem! Sigam o perfil do Curso no Instagram @ufpr_lc e participem das lives conosco, assistindo, comentando e perguntando. Se não der pra acompanhar ao vivo, assista depois a publicação no IGTV do Instagram.