Projeto do Campus Avançado Jandaia do Sul – UFPR estuda a otimização nas rotas de coleta de resíduos recicláveis na cidade de Mandaguari.

O projeto “Otimização e tomada de decisão em problemas práticos”, coordenado pela Profa. Dra. Juliana Verga Shirabayashi,  tem como objetivo  estudar técnicas e métodos da Pesquisa Operacional para propor soluções para diferentes problemas de otimização tais como: problemas de rotas, variantes do problema do caixeiro viajante, problemas de corte e empacotamento, problemas de localização de facilidades, variantes do problema do carteiro chinês, internet das coisas, dentre outros.
Atualmente, há duas alunas do curso de Engenharia de Produção e uma aluna de ensino médio vinculadas à Iniciação Científica, atuando nesse projeto.
Um dos problemas já estudado nesse projeto foi a otimização nas rotas de coleta de resíduos recicláveis na cidade de Mandaguari através de um trabalho de conclusão de curso. Além disso, atualmente há uma aluna (Maria Julia do Carmo Godart) de Iniciação Científica – Ensino Médio, bolsista do CNPq, do Colégio Estadual José Luiz Gori, que está estudando sobre a matemática e a coleta de resíduos tanto sólidos quanto recicláveis. Esse vídeo foi elaborado pela Maria Julia, a fim de conscientizar a população sobre a importância da destinação correta dos resíduos recicláveis.

Acompanhe com a gente um pouco desse projeto no vídeo abaixo:
Tags: ,