O professor Daniel Angelo Longhi, coordenador do curso de Engenharia de Alimentos da UFPR em Jandaia do Sul, esteve na França entre os dias 7 e 19 de dezembro de 2014 para participar do 6° Fórum do Programa BRAFAGRI (BRAsil França AGRoalimentar) e de missões de trabalho em Escolas Superiores de Engenharia em Agricultura que compões o grupo FESIA (rede formada por quatro escolas: ESA (Angers), ISA (Lille), ISARA (Lyon) e Purpan (Toulouse)).
O Fórum BRAFAGRI ocorreu entre os dias 15 e 17 de dezembro de 2014 e foi organizado pelo grupo FESIA no campus da ESA, em Angers/França. O evento teve a supervisão da CAPES (representando o Brasil), e da DGER, do MAAP e do MAEDI (representando a França). O Fórum reuniu diversos parceiros franceses e brasileiros que integram o Programa nos 18 projetos em vigor atualmente nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinárias, sendo que esses projetos envolvem 17 IES francesas (2 das quais ligadas ao Ministério de Ensino Superior e de Pesquisa) e 21 universidades brasileiras (entre elas, a UFPR).
A professora Rosemary Hoffmann Ribani, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos da UFPR em Curitiba, é a coordenadora do Projeto BRAFAGRI na UFPR. No biênio 2013-2014, o Projeto promoveu o intercâmbio de três alunos da UFPR para o ISARÁ-Lyon, e de dois alunos do ISARÁ-Lyon para a UFPR em Curitiba. Uma ótima notícia é que o Projeto da UFPR foi renovado para o biênio 2015-2016 e poderá oportunizar o intercâmbio de alunos do Campus Avançado em Jandaia do Sul para a França durante um ou dois semestres.
Na mesma missão de trabalho na França, entre os dias 8 e 12 de dezembro, os professores Rosemary e Daniel participaram de reuniões com coordenadores e representantes de Escolas Superiores do grupo FESIA, como o ISARA (em Lyon) e a ESA (em Angers), visando promover e alavancar o intercâmbio de alunos nos dois sentidos no biênio 2015-2016 com a renovação do Projeto.
Sobre o Programa: O Programa BRAFAGRI tem como objetivo fomentar o intercâmbio de estudantes em nível de graduação nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária, e tem base num convênio assinado entre a CAPES, o Ministério da Educação do Brasil e a Direction Générale de l’Enseignement et de la Recherche du Ministère de l’Agriculture et de la Pêche, de la Ruralité et de l’Aménagement du territoire, com o apoio do Ministère de l’Enseignement Supérieur et de la Recherche (MESR) da França. Os Projetos vinculados ao Programa BRAFAGRI preveem o intercâmbio de discentes/alunos durante 1 ou 2 semestres nos dois sentidos (do Brasil para a França, e da França para o Brasil), o intercâmbio de docentes/professores associados aos projetos, e a organização de seminários e encontros ligados aos programas/projetos. Este programa é financiado pela CAPES no Brasil e pelo MAEDI e MAAF na França.
Trechos do texto extraídos de:
http://www.groupe-esa.com/forum-brafagri-2014-pt-34446.kjsp
Tags: BRAFAGRI, Engenharia de Alimentos, fórum, frança