UFPR recebe doação de terreno e anuncia Plano Diretor do campus Jandaia

A Prefeitura Municipal de Jandaia do Sul entregou, nesta segunda-feira (25), a escritura do terreno para a construção do Campus da UFPR no município. O evento contou com a presença de autoridades e membros da comunidade.

O terreno tem 242 mil m² e foi comprado com recursos da prefeitura. Na oportunidade, o responsável pelo Plano Diretor da UFPR, professor Paulo Pacheco, apresentou o projeto da construção do Campus, que terá um investimento de aproximadamente R$ 45 milhões. Ao todo, serão quatro fases, totalizando 69.179 m² de área construída.A previsão é de que a obra seja concluída em meados de 2016.

A estrutura conta com conceitos de sustentabilidade, como aproveitamento de água da chuva e captação de energia solar e eólica. “Queremos ter sustentabilidade de fato, e, para isso, o campus pretende fazer uma série de ações, como na maneira de trabalhar com o solo, usando materiais que emitam menos carbono, sistemas pré-fabricados, que deixem menos resíduos, além do aproveitamento das energias. Na universidade, temos convênios com universidades alemãs que poderiam usar o campus daqui como um laboratório a céu aberto”, diz professor Pacheco. Também está prevista a construção de anfiteatros, que poderão ser utilizados para a cultura de toda a região.

Para o reitor Zaki Akel Sobrinho, o terreno é bem localizado e os benefícios de um campus na cidade terão repercussão por toda a região. “É uma área privilegiada, tenho certeza de que haverá um eixo de desenvolvimento como foi com o Centro Politécnico em Curitiba nos anos 50 e 60. A prefeitura fez a doação como uma contrapartida exigida pelo MEC; agora vamos buscar recursos”, explica. O diretor do Campus, Roberto Pettres, vê o momento como reflexo da maneira como o município recebe a UFPR. “Jandaia se preocupa muito com a educação e a doação do terreno demonstra isso. Hoje temos cinco cursos, mas com o crescimento do Campus vamos ampliar servidores, professores e alunos”, acredita.

Durante a visita, o reitor também conversou com os servidores e aprovou as reformas feitas. Hoje o campus avançado de Jandaia do Sul funciona nas instalações da Faculdade de Jandaia do Sul (Fafijan) e conta com 130 alunos.Durante a cerimônia de entrega do terreno, o prefeito Dejair Valério ressaltou que a consolidação da Universidade em um município com mais de 20 mil habitantes representa um marco histórico. “Representa mais educação para nossa região do norte do Paraná. Queremos transformar o campus de Jandaia no melhor do Paraná”, afirma.

Fonte: http://www.ufpr.br

Tags: , , , , , ,