Atividade física durante a pandemia

O momento atual de pandemia e isolamento social gerou muitas mudan√ßas em nossas rotinas. √Č seguro dizer que a maioria de n√≥s est√° se movimentando menos, ficando mais tempo sentado ou deitado. As pessoas que eram ativas antes est√£o se exercitando menos e as que j√° eram sedent√°rias est√£o mais ‚Äúparadas‚ÄĚ ainda.

Quais os benefícios da atividade física?

Exerc√≠cios f√≠sicos regulares reduzem a press√£o arterial, auxiliam na perda de peso e na manuten√ß√£o do peso adequado, melhoram o metabolismo do a√ß√ļcar no corpo (o que impacta profundamente indiv√≠duos pr√©-diab√©ticos ou diab√©ticos), reduzem o risco de desenvolvimento de doen√ßas cardiovasculares (infarto, ‚Äúderrame‚ÄĚ), fortalecem o sistema imune (algo fundamental em tempos de pandemia), aumentam a for√ßa e a flexibilidade musculares, influenciam o metabolismo √≥sseo (excelente na preven√ß√£o de osteopenia e osteoporose), reduzem at√© a chance de desenvolvimento de certos tipos de c√Ęncer (mama, intestino, pr√≥stata, est√īmago, dentre outros).

Em idosos, o fortalecimento muscular e a melhora do equilíbrio que a atividade física promove auxiliam também na prevenção de quedas.

No campo da sa√ļde mental, o exerc√≠cio f√≠sico tamb√©m tem os seus benef√≠cios: reduz a chance de desenvolvimento de dem√™ncias, depress√£o, ansiedade e diminui os n√≠veis de estresse.

Quanto de atividade física devo fazer?

A Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde recomenda o m√≠nimo de 150 minutos de atividade f√≠sica de moderada intensidade por semana (ou 75 minutos se a atividade for intensa). Em outras palavras, 30 minutos por dia de atividades como caminhada, bicicleta, corrida, nata√ß√£o ou qualquer outra atividade f√≠sica aer√≥bica.

Primordial lembrar que o alongamento dos grupamentos musculares deve se feito sempre antes e ap√≥s a atividade f√≠sica para evitar dores e les√Ķes musculares.

Como realizar essas atividades durante a pandemia?

Lembre-se de que fazer alguma atividade f√≠sica (mesmo que em condi√ß√Ķes n√£o ideais) √© melhor do que n√£o fazer nenhuma!

Se voc√™ est√° restrito √† sua resid√™ncia, utilize a Internet para buscar videoaulas de dan√ßa, gin√°stica, exerc√≠cios f√≠sicos e alongamentos em casa. Se voc√™ tem videogame, invista em jogos que exijam movimenta√ß√£o (lembre-se de que as crian√ßas tamb√©m precisam se exercitar). Se tem acesso a escadas, suba e des√ßa os degraus. Se tiver bicicleta ergom√©trica ou esteira, n√£o as deixe ‚Äúempoeirando‚ÄĚ num canto qualquer da casa, agora √© a hora de utiliz√°-las. Se tiver espa√ßo, pule corda, fa√ßa polichinelo.¬†Se tem quintal, fa√ßa caminhadas ou corridas.

Se onde voc√™ mora n√£o h√° proibi√ß√£o legal para sair de casa e exercitar-se, aproveite. Exerc√≠cios ao ar livre s√£o muito prazerosos para o corpo e a mente. Tome o cuidado de evitar aglomera√ß√Ķes e mantenha dist√Ęncia dos outros praticantes, mas fa√ßa sua atividade f√≠sica.

E os grupos de risco para COVID-19? Obesos, hipertensos, diabéticos?

Esses s√£o os que mais necessitam da atividade f√≠sica! Essa popula√ß√£o pode e DEVE manter sua rotina de exerc√≠cios, mesmo que com adapta√ß√Ķes. Caso contr√°rio, correm o risco de, n√£o s√≥ apresentar formas mais graves e fatais da COVID-19 (caso sejam infectados), como de apresentarem complica√ß√Ķes de suas condi√ß√Ķes de sa√ļde, como infarto do cora√ß√£o ou ‚Äúderrame cerebral‚ÄĚ.

A atividade f√≠sica, como j√° dito, ajuda a regular os n√≠veis de glicose (a√ß√ļcar) no sangue e faz sim muita diferen√ßa no controle do diabetes. Um diab√©tico obeso e sedent√°rio tem a expectativa de vida reduzida em muitos anos comparado √† popula√ß√£o sem essas comorbidades. Se voc√™ tem diabetes, tome suas medica√ß√Ķes e pratique atividade f√≠sica!

Devo usar máscara durante os exercícios ao ar livre?

Se no local onde você mora há uma determinação legal que obrigue o uso de máscaras ao sair de casa, sim.

Importante dizer que a máscara pode diminuir o rendimento do exercício e provocar fadiga mais precocemente pela relativa dificuldade que causa nos processos de inspiração e expiração (por se comportar como uma barreira física à ventilação), mas normalmente esses não são impedimentos à atividade. Caso você se sinta mal com o uso da máscara durante o exercício, opte por atividade física dentro de casa, conforme orientado acima.

E para quem est√° trabalhando na categoria home office?

Preste aten√ß√£o e ajuste sempre a sua postura quando estiver sentado; isso evita dores nas costas e les√Ķes musculares.

Além disso, evite permanecer muitas horas sentado. Levante a cada meia hora, ande um pouco, faça um alongamento, suba ou desça uma escada. Isso é especialmente importante para os obesos e pessoas com varizes nas pernas (ver:Você passa muitas horas em pé ou sentado?).

Não se esqueça de hidratar-se bastante, bebendo água várias vezes ao dia, estando em atividade física ou não.

Autoria: Tayn√°

Fontes: