Menu

Exatamente

ExataMente

a√ß√Ķes educativas e forma√ß√£o de¬†

professores em Ciências Exatas

 

PROJETO DE EXTENS√ÉO UNIVERSIT√ĀRIA (PROEC) (2014-Atual)

PROJETO INTEGRANTE DO PROGRAMA LICENCIAR/PROGRAD (2015-2020)

 

Entre em contato conosco:

projetolicenciarexatas@gmail.com

instagram.com/exatamente.ufpr

youtube.com/exatamenteufpr

 

O QUE FAZEMOS E POR QUÊ?

N√≥s promovemos e subsidiamos di√°logos formativos e parcerias de trabalho did√°tico entre os professores e as professoras da rede p√ļblica de ensino e os estudantes de licenciatura em Ci√™ncias Exatas do Campus Avan√ßado da UFPR em Jandaia do Sul.

Nossa hist√≥ria come√ßou em 2014, como o primeiro projeto extensionista da UFPR Jandaia do Sul, √† √©poca, e at√© 2018, intitulado ‚ÄúRevitalizando Espa√ßos e Pr√°ticas do Ensino de Ci√™ncias e Matem√°tica nas Escolas P√ļblicas‚ÄĚ.

Nossa inten√ß√£o √© construir um coletivo pedag√≥gico dedicado a estudar, planejar, criar e desenvolver atividades educativas em F√≠sica, Qu√≠mica e Matem√°tica, que possam contribuir com o interesse, a motiva√ß√£o e o desempenho escolar dos alunos e alunas nessas √°reas. Pr√°ticas em sala de aula, atividades de populariza√ß√£o cient√≠fica e grupos de estudos pedag√≥gicos est√£o entre as a√ß√Ķes propostas.

Tais iniciativas se justificam por manifesta√ß√Ķes pr√≥prias da educa√ß√£o b√°sica de ensino, no sentido de compartilhar e atualizar pr√°ticas, e ainda contribui para combater a conhecida car√™ncia de profissionais habilitados nessas √°reas do conhecimento.

¬†Do prisma da licenciatura, a parceria e as a√ß√Ķes desenvolvidas nos ambientes escolares oferecem aos futuros professores uma oportunidade de consolida√ß√£o e incremento dos saberes pertinentes √† doc√™ncia.

QUEM SOMOS N√ďS?

Coordenação atual (2020-):

Prof. Dr. Marcelo Val√©rio ‚Äď http://lattes.cnpq.br/9105695743722158

Orientadores/as:

Profa. Dra. Ana Claudia Nogueira Mulati ‚Äď http://lattes.cnpq.br/1257932606332441

Prof. Dr. William Junior do Nascimento ‚Äď http://lattes.cnpq.br/7828555676207514

Estudantes bolsistas e volunt√°rios (Licenciandos/as)

Matheus Felipe Nunes

Egressos (Licenciandos/a)

Amanda Carla Martinelli de Souza

Ana Paula Pereira de Oliveira Mozer ‚Äď http://lattes.cnpq.br/2157303035554847

Ana Rubia Benteo Dias Campos ‚Äď http://lattes.cnpq.br/9033919733162729

Camila Bonini Ara√ļjo Cassoli

Camila Maria Barbosa

Carlos Henrique Tenório de Lima

Daiara Calvo Blasques ‚Äď http://lattes.cnpq.br/4587665121626458

Ester Zitei Pinto

Fernando Henrique do Nascimento ‚Äď http://lattes.cnpq.br/6413623713822251

Filipe Augusto de Oliveira Granzioli

Guilherme Henrique Correia Domingues ‚Äď http://lattes.cnpq.br/6292579621369427

Heloiza Helena Tiradentes Santana ‚Äď http://lattes.cnpq.br/3637666160063843

Isabela Mattos da Silva ‚Äď http://lattes.cnpq.br/2816843604252058

Isadora Semensato Razaboni ‚Äď http://lattes.cnpq.br/9482016948455928

J√©ssica Detoni Meloqueiro ‚Äď http://lattes.cnpq.br/2308574037290442

Lana Cindy Costa Falqueto

Larissa Soares Pina ‚Äď http://lattes.cnpq.br/1485691535152285

Leandro Matheus da Silva Lopes ‚Äď http://lattes.cnpq.br/9913714347197986

Lilian Charleaux Mendes ‚Äď http://lattes.cnpq.br/9699577412581515

Lucas Muller Ribeiro Viana ‚Äď http://lattes.cnpq.br/2021202252545019

Lucas Pereira Arruda

Marcio Vinicius Bovo

Matheus Henrique Ferreira ‚Äď http://lattes.cnpq.br/7359495330765682

Maur√≠cio Ferreira de Carvalho Jr. ‚Äď http://lattes.cnpq.br/6334065460774577

Patricia Aparecida Maronezzi

Rhedroan Patrick da Silva Goncalves

Talita Mecchi Plath

Tatiane Gilio Torres

Valquiria Santos Pedroso da Silva ‚Äď http://lattes.cnpq.br/3135418812452768

Ex-colaboradores(as)

Profa. Dra. Barbara Candido Braz

Prof. Dr. Douglas Soares de Oliveira ‚Äď http://lattes.cnpq.br/9417950264525605

Profa. Daiara Calvo Blasques ‚Äď http://lattes.cnpq.br/4587665121626458

Prof. Dr. Eduardo Cesar Meurer

Profa. Dra. Ivanilda Higa

Tec. Lab. Ivono Alves dos Santos

Profa. Dra. Juliana Verga Shirabayashi

Profa. Dra. Leda Maria Saragiotto Colpini

Prof. Lucas Muller Ribeiro Viana ‚Äď http://lattes.cnpq.br/2021202252545019

Prof. Me. Maicon Rogerio de Souza

Tec. Lab. Marcelo Eduardo Russo

Profa. Dra. Valqu√≠ria de Moraes Silva ‚Äď http://lattes.cnpq.br/5853558809715988

A√á√ēES DESENVOLVIDAS

  • Atividades investigativas no ensino de ci√™ncias e matem√°tica: trabalho em parceria com professores da rede ‚Äď planejamento, desenvolvimento e execu√ß√£o de pr√°ticas para os conte√ļdos curriculares.
  • Ci√™ncias no intervalo: interven√ß√Ķes de educa√ß√£o e populariza√ß√£o das ci√™ncias e da matem√°tica no per√≠odo e espa√ßo de intervalo das aulas.
  • Clubes e Laborat√≥rios escolares de Ci√™ncias: apoio e execu√ß√£o de atividades.
  • Grupo de Estudos sobre Educa√ß√£o em Ci√™ncias e Matem√°tica ‚Äď coletivo de reflex√£o sobre temas pertinentes (participa√ß√£o aberta)
  • Plant√£o pedag√≥gico e tira-d√ļvidas (conforme demanda das escolas parceiras).
  • Vale da Ci√™ncia: evento de educa√ß√£o e populariza√ß√£o da ci√™ncia e tecnologia realizado durante a Semana Nacional de C&T (em Outubro) ‚Äď apoio √†s a√ß√Ķes da comiss√£o organizadora do evento.

PRINCIPAIS ESCOLAS PARCEIRAS

  • CEEFMP Jandaia do Sul (Ensino M√©dio) / Jandaia do Sul-PR
  • CEEFMP Rui Barbosa (Ensino M√©dio) / Jandaia do Sul-PR
  • CEEFMP Unidade Polo (Ensino M√©dio) / Jandaia do Sul-PR
  • EMEIEF Olavo Bilac (1¬ļ ao 5¬ļ ao) / Jandaia do Sul-PR
  • EEEF Carlos de Campos (6¬ļ ao 9¬ļ ano) / Jandaia do Sul-PR
  • CEEFEM Vera Cruz (6¬ļ ao 9¬ļ ‚Äď Ensino M√©dio) / Mandaguari-PR

NOSSOS MATERIAIS

Temos kits didáticos, jogos e equipamentos nas áreas de Química, Física e Matemática que podem ser deslocados até as escolas e mesmo emprestados para professores/as parceiros/as.

Conheça os kits didáticos!

 

PRODUTOS E PUBLICA√á√ēES

1. MOZER, A. P.; SANTANA, H. T. H.; LOPES, L. M. S.; SILVA, I. M. da; SILVA, V. S. P. da; LIMA, C. H. T. de. Oficina ‚ÄúO uso de simuladores no ensino de ci√™ncias exatas‚ÄĚ. Live. Youtube. 10 nov. 2020. Dispon√≠vel em < https://www.youtube.com/watch?v=sM63rvSCp_s >

  1. VAL√ČRIO, Marcelo.; BRAZ, B. C. O ensino de Ci√™ncias e a Educa√ß√£o Matem√°tica como √°reas de pesquisa: de onde viemos? Live. Youtube. 06 out. 2020. Dispon√≠vel em < https://www.youtube.com/watch?v=wb-t6y_P3nc >

3. MOZER, A. P. P. O. ; LOPES, L. M. S. ; VIANA, L. M. R. ; BLASQUES, D. C. ; VAL√ČRIO, M. Show da ci√™ncia: experimentos de ensino em uma a√ß√£o cultural e de divulga√ß√£o cient√≠fica. In: 38¬ļ Semin√°rio de Extens√£o Universit√°ria da Regi√£o Sul – SEURS, 2020, Londrina. Anais do 38¬ļ Semin√°rio de Extens√£o Universit√°ria da Regi√£o Sul, 2020.

4. BLASQUES, D. C. ; VIANA, L. M. R.; MARTINS, A. C. Ci√™ncia Real e Not√≠cias Falsas: A Import√Ęncia da Alfabetiza√ß√£o Cient√≠fica em Qu√≠mica. In: Eduardo Tadeu Bacalhau. (Org.). Ci√™ncias Exatas e Computa√ß√£o: os desafios em tempos de modernidade. 1ed.Pontal do Paran√°: UFPR, 2020, p. 18-31.

5. DOMINGUES, G. H. C. ; NASCIMENTO, W. J. ; VAL√ČRIO, M. . Inicia√ß√£o √† doc√™ncia em F√≠sica inspirada no ensino por investiga√ß√£o. EXTENS√ÉO EM FOCO, p. 72-85, 2019.

6. RAZABONI , I. S. ; LOPES , L. M. S. ; BLASQUES, D. C. ; VIANA, L. M. R. ; SANTANA, H. H. T. O uso de jogos no ensino de Qu√≠mica e Matem√°tica e o papel da ludicidade na aprendizagem. In: 18¬ļ Encontro de Atividades Formativas (ENAF) ‚Äď 11¬™ SIEPE ? Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extens√£o (SIEPE), 2019, Jandaia do Sul. Resumos do 11¬™ Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extens√£o (SIEPE). Curitiba, 2019.

7. MULATI, A. C. N.; MOZER, A. P. P. O.; VIANA, L. M. R.; MELOQUEIRO, J. D.; BLASQUES, D. C. ExataMente ‚Äď a√ß√Ķes educativas e forma√ß√£o de professores em ci√™ncias exatas. In: 18¬ļ Encontro de Extens√£o e Cultura (ENEC) ‚Äď 11¬™ Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extens√£o (SIEPE), 2019, Jandaia do Sul. Resumos do 10¬™ Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extens√£o (SIEPE). Curitiba, 2019.

8. BLASQUES, D. C., RAZABONI, I. S., VIANA, L. M. R., SILVA, V. M., ‚ÄúExatamente ‚Äď A√ß√Ķes educativas e forma√ß√£o de professores em Ci√™ncias Exatas‚Äú. 10¬į SIEPE, 17¬į ENEC, Jandaia do Sul, 2018. ISBN 978-85-7335-316-73

9. DOMINGUES, G. H. C. ; NASCIMENTO, W. J. ; VALERIO, M. . Uma experiência com o uso de tecnologias digitais para o ensino de física. In: II Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e Computação, 2018, Palotina.

10.¬† VIANA, L. M. R.; BLASQUES, D. C.; MENDES, L. C.; DOMINGUES, G. H. C.; VAL√ČRIO, M..Ci√™ncia no intervalo: popularizando conhecimentos astron√īmicos no ‚Äúespa√ßo-tempo‚ÄĚ entre as aulas. II Simp√≥sio de Licenciatura em Ci√™ncias Exatas e Computa√ß√£o ‚Äď II SLEC, Palotina, 2018.

11. ¬†BLASQUES, D. C. ; VIANA, L. M. R.; MENDES, L. C. ; MULATI, A. C. N. ; SILVA, V. M. ; NASCIMENTO, W. J. Ci√™ncia no intervalo: a √°gua como tema para divulga√ß√£o e populariza√ß√£o da ci√™ncia. In: Evento de Educa√ß√£o em Qu√≠mica ‚Äď EVEQ, 2018, Araraquara. XVI EVEQ ‚Äď Ensino de Qu√≠mica em Tempos de Crise: reformas, retrocessos e desafios, 2018.

12.  DOMINGUES, G. H. C.; Campos, A. R. B. D.. A ciência do Stop Motion: participação extensionista em um projeto interdisciplinar na escola. VIII Seminário de teoria e prática de ensino, Curitiba, 2017

13.  CASSOLI, C. B. A.; PINA, L. S.; HENRIQUE, M. F.. O ensino de razão e proporção na ampliação do quebra-cabeça VIII Seminário de teoria e prática de ensino, Curitiba, 2017

14.  VIANA, L. M. R.; BLASQUES, D. C.; RABASSI, J. R.. Iniciação à Docência em Química: uma experiência com os três momentos pedagógicos. VIII Seminário de teoria e prática de ensino, Curitiba, 2017

15.¬† DOMINGUES, G. H. C. ; VIANA, L. M. R. ; MENDES, L. C. ; BRAZ, B. C. ; NASCIMENTO, W. J. ; VALERIO, M. . Revitalizando espa√ßos e pr√°ticas do ensino de ci√™ncias nas escolas p√ļblicas: conquistas e reveses nas rela√ß√Ķes universidade-escola.. In: 16¬ļ Encontro de Extens√£o e Cultura (ENEC) ‚Äď 9¬™ Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extens√£o, 2017, Jandaia do Sul.

16.¬† DOMINGUES, G. H. C. ; VIANA, L. M. R. ; BLASQUES, D. C. ; BARBOSA, C. M. ; VALERIO, M. ; BRAZ, B. C. ; NASCIMENTO, W. J. . O Programa Licenciar pelos olhos dos estudantes: percep√ß√Ķes sobre as primeiras experi√™ncias como professores/as.. In: Encontro de Atividades Formativas (ENAF) ‚Äď 9¬™ Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extens√£o (SIEPE), 2017, Jandaia do Sul.

17.¬† DOMINGUES, G. H. C. ; VIANA, L. M. R. ; BRAZ, B. C. ; NASCIMENTO, W. J. ; VAL√ČRIO, M. . Ci√™ncia no intervalo: promovendo afei√ß√£o pela matem√°tica por meio de jogos. In: I √Āgora Matem√°tica, 2017, Campo Mour√£o. Anais do I √Āgora Matem√°tica. Campo Mour√£o: UNESPAR / Campo Mour√£o, 2017. v. 1

18.¬† DOMINGUES, G. H. C. ; VIANA, L. M. R. ; ALBERTON, P. W. ; NASCIMENTO, W. J. ; VAL√ČRIO, M. Saber (e) ser professor de F√≠sica: relato de uma experi√™ncia de inicia√ß√£o √† doc√™ncia. In: Encontro de Ensino de Ci√™ncias por Investiga√ß√£o, 2017, S√£o Paulo. Anais do EnECI 2017 ‚Äď Encontro de Ensino de Ci√™ncias por Investiga√ß√£o. S√£o Paulo: USP, 2017.

19. ¬†VIANA, L. M. R.; BLASQUES, D. C.; RABASSI, J. R. INICIA√á√ÉO √Ä DOC√äNCIA EM QU√ćMICA: UMA EXPERI√äNCIA COM OS TR√äS MOMENTOS PEDAG√ďGICOS. In: VIII Semin√°rio de Teoria e Pr√°tica de Ensino ‚Äď Setor de Educa√ß√£o ‚Äď UFPR, 2017, Curitiba. VIII Semin√°rio de Teoria e Pr√°tica de Ensino.. Curitiba: UFPR, 2017.

20.¬† TORRES, T. G.; PLATH, T. M.; GONCALVES, R. P. S.; VAL√ČRIO, M. Experimentando o intervalo como momento pedag√≥gico para as ci√™ncias e a matem√°tica. In: 8¬™ Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extens√£o ‚Äď SIEPE, 2016, Curitiba / Jandaia do Sul. Resumos da 8¬™ SIEPE. Curitiba, 2016.

21.¬† BOVO, M. V.; BRAZ, B. C.; SHIRABAYASHI, J. V.; VAL√ČRIO, M. Reflex√Ķes sobre a doc√™ncia: um grupo de estudos como proposta de forma√ß√£o inicial e continuada de professores. In: 8¬™ Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extens√£o ‚Äď SIEPE, 2016, Curitiba / Jandaia do Sul. Resumos da 8¬™ SIEPE. Curitiba, 2016.

22.¬† TORRES, T. G.; GONCALVES, R. P. S.; VAL√ČRIO, M.; SHIRABAYASHI, J. V.; BRAZ, B. C. Intervalo tamb√©m √© tempo de matem√°tica. In: XXII Encontro Regional de Estudantes de Matem√°tica do Sul. Curitiba. 2016.

23.¬† TORRES, T. G.; GONCALVES, R. P. S.; BOVO, M. V.; MARONEZZI, P. A. ; DOMINGUES, G. H. C.; BRAZ, B. C.; NASCIMENTO, W. J.; VAL√ČRIO, M. Aproximando Teoria e Pr√°tica: um grupo de estudos como experi√™ncia de forma√ß√£o inicial e continuada. In: Simp√≥sio de Licenciaturas em Ci√™ncias Exatas e em Computa√ß√£o, 2016, Jandaia do Sul. Anais do Simp√≥sio de Licenciaturas em Ci√™ncias Exatas e em Computa√ß√£o. Curitiba: UFPR, 2016. v. 1.

24.¬† TORRES, T. G.; PLATH, T. M.; FARINAZZO, A. C. C.; BRAZ, B. C.; COLPINI, L. M. S.; VAL√ČRIO, M. Dividindo afazeres, multiplicando saberes: relato de intera√ß√£o entre uma professora experiente e duas iniciantes no ensino de Qu√≠mica. In: Simp√≥sio de Licenciatura em Ci√™ncias Exatas e em Computa√ß√£o, 2016, Jandaia do Sul. Anais do Simp√≥sio de Licenciatura em Ci√™ncias Exatas e em Computa√ß√£o. Curitiba: UFPR, 2016. v. 1.

25.¬† GONCALVES, R. P. S.; TORRES, T. G.; PLATH, T. M.; BRAZ, B. C.; COLPINI, L. M. S.; SHIRABAYASHI, J. V.; NASCIMENTO, W. J.; VAL√ČRIO, M. Ci√™ncia no intervalo: experi√™ncias escolares extraclasse de populariza√ß√£o do saber cient√≠fico. In: Simp√≥sio de Licenciatura em Ci√™ncias Exatas e em Computa√ß√£o, 2016, Jandaia do Sul. Anais do Simp√≥sio de Licenciatura em Ci√™ncias Exatas e em Computa√ß√£o. Curitiba: UFPR, 2016. v. 1.

26.¬† PINTO, E. Z.; SOUZA, A. C. M.; PLATH, T. M.; NASCIMENTO, W. J.; VAL√ČRIO, M.; SOUZA, M. R. Ensinando F√≠sica na escola p√ļblica: experi√™ncias iniciais de uma professora em forma√ß√£o. 2015. 14¬ļ Encontro de Atividades Formativas & 7¬™ Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extens√£o (SIEPE) da UFPR. (Apresenta√ß√£o de Trabalho/Comunica√ß√£o).

27.¬† PLATH, T. M.; COLPINI, L. M. S.; VAL√ČRIO, M.; SOUZA, M. R. Como me tornei professora de Qu√≠mica? Forma√ß√£o inicial docente e o papel da experi√™ncia escolar. 2015. 14¬ļ Encontro de Atividades Formativas & 7¬™ Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extens√£o (SIEPE) da UFPR. (Apresenta√ß√£o de Trabalho/Comunica√ß√£o).

28.¬† GRANZIOLI, F. A. O.; SOUZA, A. C. M.; PLATH, T. M.; VAL√ČRIO, M.; SOUZA, M. R. Extens√£o universit√°ria e forma√ß√£o inicial docente: a primeira experi√™ncia do campus avan√ßado em Jandaia do Sul/PR, da UFPR. 2015. 14¬ļ Encontro de Extens√£o e Cultura & 7¬™ Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extens√£o (SIEPE) da UFPR. (Apresenta√ß√£o de Trabalho/Comunica√ß√£o).

29.¬† PLATH, T. M.; PINTO, E. Z.; FALQUETO, L. C. C.; RABASSI, J. R.; SOUZA, M. R.; COLPINI, L. M. S.; NASCIMENTO, W. J.; SHIRABAYASHI, J. V.; VAL√ČRIO, M. A primeira vez a gente nunca esquece: mem√≥rias de inicia√ß√£o docente em ci√™ncias da natureza. In: Evento de Educa√ß√£o em Qu√≠mica, 2015, Araraquara. XIII EVEQ ‚Äď Intera√ß√£o escola-universidade: desafios para a constru√ß√£o conjunta de espa√ßos formativos, 2015.

30.¬† PINTO, E. Z.; PEREIRA, L. A.; PLATH, T. M.; VAL√ČRIO, M.; NASCIMENTO, W. J.; SHIRABAYASHI, J. V.; COLPINI, L. M. S.; HIGA, I. Revitalizando espa√ßos e pr√°ticas no ensino de ci√™ncias e matem√°tica nas escolas p√ļblicas. Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extens√£o da Universidade Federal do Paran√°. Encontro de Atividades Formativas. 2014. (apresenta√ß√£o de trabalho).

Universidade Federal do Paraná
UFPR – Jandaia do Sul

Rua Jo√£o Maximiano, 426
86900-000 | Jandaia do Sul | PR
direcaoja@ufpr.br
(41)98535-0118

Universidade Federal do Paraná
UFPR – Jandaia do Sul

Rua Jo√£o Maximiano, 426
86900-000 | Jandaia do Sul | PR
direcaoja@ufpr.br
(41)98535-0118


UFPR nas Redes Sociais



Campus Jandaia do Sul nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais



Campus Jandaia do Sul nas Redes Sociais