SIEPE – Campus Avançado em Jandaia do Sul

Nos dias 6 e 7 de Outubro de 2016 ocorreu a 8ª edição da SIEPE (Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UFPR. Já é a terceira participação do Campus Jandaia do Sul, mas é a primeira vez que o evento ocorreu na cidade de Jandaia do Sul. Além de Jandaia do Sul, a SIEPE também ocorreu na mesma semana em Curitiba e Palotina.

A SIEPE é um evento anual da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que integra o Ensino, a Pesquisa e a Extensão com a finalidade de promover e estimular a interação entre docentes, estudantes de graduação, educação profissional, ensino médio e pós-graduação, servidores técnicos, servidoras técnicas e comunidade em geral.

Na SIEPE são compartilhados conhecimentos e experiências, mediante a reflexão sobre temas de diversas áreas por intermédio dos trabalhos desenvolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, orientados por docentes da UFPR atendendo ao artigo 207 da

Constituição Brasileira: as universidades devem obedecer ao princípio de indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

Neste ano, a SIEPE reunirá o 15º Encontro das Atividades Formativas (ENAF), o 24º Evento de Iniciação Científica (EVINCI), o 9º Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EINTI) e o 15º Encontro de Extensão e Cultura (ENEC).

A escolha do tema Sentidos da Ética na Formação Acadêmica se sustenta na importância de reflexões sobre os elementos fundamentais do comportamento e da cultura de um povo com suas implicações, reafirmando a relevância da Ética em todas as ações da formação acadêmica sejam de ensino, pesquisa ou extensão.

A organização do evento em Jandaia do Sul ficou por conta da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e, é claro, do Campus Avançado em Jandaia do Sul.

Na abertura, ocorrida na noite de 6 de Outubro de 2016, no Auditório Municipal de Jandaia do Sul, estiveram presentes as seguintes autoridades, que compuseram a mesa diretiva: o Presidente da Câmara Municipal de Jandaia do Sul, Wesley Martins de Lima, o Diretor do Campus Avançado em Jandaia do Sul, Prof. Dr. Eduardo Teixeira da Silva e, os organizadores da SIEPE: Profa. Dra. Mariluci Alves Maftum (PRPPG), Profa. Dra. Iara Thielen (PROEC), Prof. Dr. Rodrigo Clemente Thom de Souza (UFPR-JA) e Profa. Dra. Juliana Verga Shirabayashi. Durante a manhã e a tarde de 7 de Outubro de 2016 foram apresentados, no Campus Jandaia do Sul, os 68 trabalhos inscritos, divididos em 9 bancas, sendo:

• 37 de Iniciação Científica;

• 4 de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e em Inovação;

• 10 de Extensão e Cultura; e

• 17 de Atividades Formativas, englobando Iniciação a Docência, Voluntariado Acadêmico, e

Melhoria na Qualidade do Ensino nas Licenciaturas.

Na noite de 7 de Outubro, no Auditório Municipal de Jandaia do Sul, foi realizado o

encerramento, com a premiação dos melhores trabalhos de cada banca e sorteio de brindes.

Os 9 trabalhos premiados foram:

• Visão computacional e seleção de atributos com Belief Based Incremental Learning (BBIL) para reconhecimento de zonas de manejo agrícolas (Autora: Camila Andrade de Macedo – PIBIC/UFPR-TN) – Orientador: Rodrigo Clemente Thom de Souza

• Análise corporal de juvenis de curimba submetidos a níveis crescentes de glicerol na ração (Autora: Jéssyca Silva Campos – PIBIC/CNPq) – Orientador: Fábio Meurer

• Produção e caracterização de biossoreventes provenientes de resíduos da agroindústria para remoção de compostos indesejáveis (recalcitrantes) de efluentes industriais (Autora: Nathália da Cruz Durães – PIBIC/CNPq) – Orientadora: Érika de Castro Vasques

• Análise de compostos orgânicos pela técnica de espectrometria de massas (Autora: Beatriz Betone de Lima – PIBIC/UFPR-TN) – Orientador: Eduardo César Meurer

• Determinação da exigência de proteína e energia digestíveis para a tilápia do Nilo de 500 a 1.500g com rações extrusadas a base de farelo de soja e milho (Autor: Antônio Henrique Meira – PIBIC/CNPq) – Orientadora: Leda Maria Saragiotto Colpini

• Por dentro do computador: uma experiência de popularização da arquitetura de computadores (Autores: Eli Sandra Silva, João Bosco, Kléber Shimabucuro, Rhayanne Nakano, José Geremias, Vitor Hugo, Dayane Cristina, Gabriel Alves, Leonardo Peretti) – Orientador: Carlos Roberto Beleti Junior

• Conta que eu conto (Autores: Larissa Pina; Lucilene Sebastião; Gustavo de Carvalho e Silva; Leonardo Deosti; Matheus Ferreira; Gabriel Mariano; Mariana Oliveira) – Orientadora: Maytê Gouvêa Coleto Bezerra

•Reflexões sobre a docência: um grupo de estudos como proposta de formação inicial e continuada de professores (Autores: Guilherme Henrique Correia Domingues; Márcio Vinícius Bovo) – Orientador: Marcelo Valério

• Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática na região do Vale do Ivaí: a constituição de uma COP (Autores: Ana Karoliny Pires da Silva; Larine Paixão Pessoa; Fernando Henrique do Nascimento) – Orientador: Jair da Silva

Esperamos que os trabalhos apresentados na SIEPE Jandaia do Sul tenha colaborado com a formação acadêmica de nossos estudantes de graduação, servido de estímulo a todos os participantes para perseverarem em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, e divulgado a respeitosa produção acadêmica da UFPR gerada no interior do Paraná.

Muitos dos trabalhos apresentados na SIEPE Jandaia do Sul tiveram o apoio financeiro de importantes agências de fomento como o CNPq, a FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA e a UFPR-Tesouro Nacional, reforçando ainda mais a destacada reputação acadêmica deste evento, bem como a qualidade do ensino, pesquisa e extensão ofertada pelos professores do Campus.

A todas e todos os envolvidos, nossos sinceros agradecimentos.