ExataMente
ações educativas e formação deÂ
professores em Ciências Exatas
Â
PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÃRIA (PROEC) (2014-Atual)
PROJETO INTEGRANTE DO PROGRAMA LICENCIAR/PROGRAD (2015-2020)
Â
Entre em contato conosco:
projetolicenciarexatas@gmail.com
youtube.com/exatamenteufpr
Â
O QUE FAZEMOS E POR QUÊ?
Nós promovemos e subsidiamos diálogos formativos e parcerias de trabalho didático entre os professores e as professoras da rede pública de ensino e os estudantes de licenciatura em Ciências Exatas do Campus Avançado da UFPR em Jandaia do Sul.
Nossa história começou em 2014, como o primeiro projeto extensionista da UFPR Jandaia do Sul, à época, e até 2018, intitulado “Revitalizando Espaços e Práticas do Ensino de Ciências e Matemática nas Escolas Públicasâ€.
Nossa intenção é construir um coletivo pedagógico dedicado a estudar, planejar, criar e desenvolver atividades educativas em FÃsica, QuÃmica e Matemática, que possam contribuir com o interesse, a motivação e o desempenho escolar dos alunos e alunas nessas áreas. Práticas em sala de aula, atividades de popularização cientÃfica e grupos de estudos pedagógicos estão entre as ações propostas.
Tais iniciativas se justificam por manifestações próprias da educação básica de ensino, no sentido de compartilhar e atualizar práticas, e ainda contribui para combater a conhecida carência de profissionais habilitados nessas áreas do conhecimento.
 Do prisma da licenciatura, a parceria e as ações desenvolvidas nos ambientes escolares oferecem aos futuros professores uma oportunidade de consolidação e incremento dos saberes pertinentes à docência.
QUEM SOMOS NÓS?
Coordenação atual (2020-):
Prof. Dr. Marcelo Valério – http://lattes.cnpq.br/9105695743722158
Orientadores/as:
Profa. Dra. Ana Claudia Nogueira Mulati – http://lattes.cnpq.br/1257932606332441
Prof. Dr. William Junior do Nascimento – http://lattes.cnpq.br/7828555676207514
Estudantes bolsistas e voluntários (Licenciandos/as)
Matheus Felipe Nunes
Egressos (Licenciandos/a)
Amanda Carla Martinelli de Souza
Ana Paula Pereira de Oliveira Mozer – http://lattes.cnpq.br/2157303035554847
Ana Rubia Benteo Dias Campos – http://lattes.cnpq.br/9033919733162729
Camila Bonini Araújo Cassoli
Camila Maria Barbosa
Carlos Henrique Tenório de Lima
Daiara Calvo Blasques – http://lattes.cnpq.br/4587665121626458
Ester Zitei Pinto
Fernando Henrique do Nascimento – http://lattes.cnpq.br/6413623713822251
Filipe Augusto de Oliveira Granzioli
Guilherme Henrique Correia Domingues – http://lattes.cnpq.br/6292579621369427
Heloiza Helena Tiradentes Santana – http://lattes.cnpq.br/3637666160063843
Isabela Mattos da Silva – http://lattes.cnpq.br/2816843604252058
Isadora Semensato Razaboni – http://lattes.cnpq.br/9482016948455928
Jéssica Detoni Meloqueiro – http://lattes.cnpq.br/2308574037290442
Lana Cindy Costa Falqueto
Larissa Soares Pina – http://lattes.cnpq.br/1485691535152285
Leandro Matheus da Silva Lopes – http://lattes.cnpq.br/9913714347197986
Lilian Charleaux Mendes – http://lattes.cnpq.br/9699577412581515
Lucas Muller Ribeiro Viana – http://lattes.cnpq.br/2021202252545019
Lucas Pereira Arruda
Marcio Vinicius Bovo
Matheus Henrique Ferreira – http://lattes.cnpq.br/7359495330765682
MaurÃcio Ferreira de Carvalho Jr. – http://lattes.cnpq.br/6334065460774577
Patricia Aparecida Maronezzi
Rhedroan Patrick da Silva Goncalves
Talita Mecchi Plath
Tatiane Gilio Torres
Valquiria Santos Pedroso da Silva – http://lattes.cnpq.br/3135418812452768
Ex-colaboradores(as)
Profa. Dra. Barbara Candido Braz
Prof. Dr. Douglas Soares de Oliveira – http://lattes.cnpq.br/9417950264525605
Profa. Daiara Calvo Blasques – http://lattes.cnpq.br/4587665121626458
Prof. Dr. Eduardo Cesar Meurer
Profa. Dra. Ivanilda Higa
Tec. Lab. Ivono Alves dos Santos
Profa. Dra. Juliana Verga Shirabayashi
Profa. Dra. Leda Maria Saragiotto Colpini
Prof. Lucas Muller Ribeiro Viana – http://lattes.cnpq.br/2021202252545019
Prof. Me. Maicon Rogerio de Souza
Tec. Lab. Marcelo Eduardo Russo
Profa. Dra. ValquÃria de Moraes Silva – http://lattes.cnpq.br/5853558809715988
AÇÕES DESENVOLVIDAS
PRINCIPAIS ESCOLAS PARCEIRAS
NOSSOS MATERIAIS
Temos kits didáticos, jogos e equipamentos nas áreas de QuÃmica, FÃsica e Matemática que podem ser deslocados até as escolas e mesmo emprestados para professores/as parceiros/as.
PRODUTOS E PUBLICAÇÕES
1. MOZER, A. P.; SANTANA, H. T. H.; LOPES, L. M. S.; SILVA, I. M. da; SILVA, V. S. P. da; LIMA, C. H. T. de. Oficina “O uso de simuladores no ensino de ciências exatasâ€. Live. Youtube. 10 nov. 2020. DisponÃvel em < https://www.youtube.com/watch?v=sM63rvSCp_s >
VALÉRIO, Marcelo.; BRAZ, B. C. O ensino de Ciências e a Educação Matemática como áreas de pesquisa: de onde viemos? Live. Youtube. 06 out. 2020. DisponÃvel em < https://www.youtube.com/watch?v=wb-t6y_P3nc >
3. MOZER, A. P. P. O. ; LOPES, L. M. S. ; VIANA, L. M. R. ; BLASQUES, D. C. ; VALÉRIO, M. Show da ciência: experimentos de ensino em uma ação cultural e de divulgação cientÃfica. In: 38º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS, 2020, Londrina. Anais do 38º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2020.
4. BLASQUES, D. C. ; VIANA, L. M. R.; MARTINS, A. C. Ciência Real e NotÃcias Falsas: A Importância da Alfabetização CientÃfica em QuÃmica. In: Eduardo Tadeu Bacalhau. (Org.). Ciências Exatas e Computação: os desafios em tempos de modernidade. 1ed.Pontal do Paraná: UFPR, 2020, p. 18-31.
5. DOMINGUES, G. H. C. ; NASCIMENTO, W. J. ; VALÉRIO, M. . Iniciação à docência em FÃsica inspirada no ensino por investigação. EXTENSÃO EM FOCO, p. 72-85, 2019.
6. RAZABONI , I. S. ; LOPES , L. M. S. ; BLASQUES, D. C. ; VIANA, L. M. R. ; SANTANA, H. H. T. O uso de jogos no ensino de QuÃmica e Matemática e o papel da ludicidade na aprendizagem. In: 18º Encontro de Atividades Formativas (ENAF) – 11ª SIEPE ? Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2019, Jandaia do Sul. Resumos do 11ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). Curitiba, 2019.
7. MULATI, A. C. N.; MOZER, A. P. P. O.; VIANA, L. M. R.; MELOQUEIRO, J. D.; BLASQUES, D. C. ExataMente – ações educativas e formação de professores em ciências exatas. In: 18º Encontro de Extensão e Cultura (ENEC) – 11ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2019, Jandaia do Sul. Resumos do 10ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). Curitiba, 2019.
8. BLASQUES, D. C., RAZABONI, I. S., VIANA, L. M. R., SILVA, V. M., “Exatamente – Ações educativas e formação de professores em Ciências Exatas“. 10° SIEPE, 17° ENEC, Jandaia do Sul, 2018. ISBN 978-85-7335-316-73
9. DOMINGUES, G. H. C. ; NASCIMENTO, W. J. ; VALERIO, M. . Uma experiência com o uso de tecnologias digitais para o ensino de fÃsica. In: II Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e Computação, 2018, Palotina.
10. VIANA, L. M. R.; BLASQUES, D. C.; MENDES, L. C.; DOMINGUES, G. H. C.; VALÉRIO, M..Ciência no intervalo: popularizando conhecimentos astronômicos no “espaço-tempo†entre as aulas. II Simpósio de Licenciatura em Ciências Exatas e Computação – II SLEC, Palotina, 2018.
11.  BLASQUES, D. C. ; VIANA, L. M. R.; MENDES, L. C. ; MULATI, A. C. N. ; SILVA, V. M. ; NASCIMENTO, W. J. Ciência no intervalo: a água como tema para divulgação e popularização da ciência. In: Evento de Educação em QuÃmica – EVEQ, 2018, Araraquara. XVI EVEQ – Ensino de QuÃmica em Tempos de Crise: reformas, retrocessos e desafios, 2018.
12. DOMINGUES, G. H. C.; Campos, A. R. B. D.. A ciência do Stop Motion: participação extensionista em um projeto interdisciplinar na escola. VIII Seminário de teoria e prática de ensino, Curitiba, 2017
13. CASSOLI, C. B. A.; PINA, L. S.; HENRIQUE, M. F.. O ensino de razão e proporção na ampliação do quebra-cabeça VIII Seminário de teoria e prática de ensino, Curitiba, 2017
14. VIANA, L. M. R.; BLASQUES, D. C.; RABASSI, J. R.. Iniciação à Docência em QuÃmica: uma experiência com os três momentos pedagógicos. VIII Seminário de teoria e prática de ensino, Curitiba, 2017
15. DOMINGUES, G. H. C. ; VIANA, L. M. R. ; MENDES, L. C. ; BRAZ, B. C. ; NASCIMENTO, W. J. ; VALERIO, M. . Revitalizando espaços e práticas do ensino de ciências nas escolas públicas: conquistas e reveses nas relações universidade-escola.. In: 16º Encontro de Extensão e Cultura (ENEC) – 9ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Jandaia do Sul.
16. DOMINGUES, G. H. C. ; VIANA, L. M. R. ; BLASQUES, D. C. ; BARBOSA, C. M. ; VALERIO, M. ; BRAZ, B. C. ; NASCIMENTO, W. J. . O Programa Licenciar pelos olhos dos estudantes: percepções sobre as primeiras experiências como professores/as.. In: Encontro de Atividades Formativas (ENAF) – 9ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2017, Jandaia do Sul.
17. DOMINGUES, G. H. C. ; VIANA, L. M. R. ; BRAZ, B. C. ; NASCIMENTO, W. J. ; VALÉRIO, M. . Ciência no intervalo: promovendo afeição pela matemática por meio de jogos. In: I Ãgora Matemática, 2017, Campo Mourão. Anais do I Ãgora Matemática. Campo Mourão: UNESPAR / Campo Mourão, 2017. v. 1
18. DOMINGUES, G. H. C. ; VIANA, L. M. R. ; ALBERTON, P. W. ; NASCIMENTO, W. J. ; VALÉRIO, M. Saber (e) ser professor de FÃsica: relato de uma experiência de iniciação à docência. In: Encontro de Ensino de Ciências por Investigação, 2017, São Paulo. Anais do EnECI 2017 – Encontro de Ensino de Ciências por Investigação. São Paulo: USP, 2017.
19.  VIANA, L. M. R.; BLASQUES, D. C.; RABASSI, J. R. INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM QUÃMICA: UMA EXPERIÊNCIA COM OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. In: VIII Seminário de Teoria e Prática de Ensino – Setor de Educação – UFPR, 2017, Curitiba. VIII Seminário de Teoria e Prática de Ensino.. Curitiba: UFPR, 2017.
20. TORRES, T. G.; PLATH, T. M.; GONCALVES, R. P. S.; VALÉRIO, M. Experimentando o intervalo como momento pedagógico para as ciências e a matemática. In: 8ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão – SIEPE, 2016, Curitiba / Jandaia do Sul. Resumos da 8ª SIEPE. Curitiba, 2016.
21. BOVO, M. V.; BRAZ, B. C.; SHIRABAYASHI, J. V.; VALÉRIO, M. Reflexões sobre a docência: um grupo de estudos como proposta de formação inicial e continuada de professores. In: 8ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão – SIEPE, 2016, Curitiba / Jandaia do Sul. Resumos da 8ª SIEPE. Curitiba, 2016.
22. TORRES, T. G.; GONCALVES, R. P. S.; VALÉRIO, M.; SHIRABAYASHI, J. V.; BRAZ, B. C. Intervalo também é tempo de matemática. In: XXII Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul. Curitiba. 2016.
23. TORRES, T. G.; GONCALVES, R. P. S.; BOVO, M. V.; MARONEZZI, P. A. ; DOMINGUES, G. H. C.; BRAZ, B. C.; NASCIMENTO, W. J.; VALÉRIO, M. Aproximando Teoria e Prática: um grupo de estudos como experiência de formação inicial e continuada. In: Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e em Computação, 2016, Jandaia do Sul. Anais do Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e em Computação. Curitiba: UFPR, 2016. v. 1.
24. TORRES, T. G.; PLATH, T. M.; FARINAZZO, A. C. C.; BRAZ, B. C.; COLPINI, L. M. S.; VALÉRIO, M. Dividindo afazeres, multiplicando saberes: relato de interação entre uma professora experiente e duas iniciantes no ensino de QuÃmica. In: Simpósio de Licenciatura em Ciências Exatas e em Computação, 2016, Jandaia do Sul. Anais do Simpósio de Licenciatura em Ciências Exatas e em Computação. Curitiba: UFPR, 2016. v. 1.
25. GONCALVES, R. P. S.; TORRES, T. G.; PLATH, T. M.; BRAZ, B. C.; COLPINI, L. M. S.; SHIRABAYASHI, J. V.; NASCIMENTO, W. J.; VALÉRIO, M. Ciência no intervalo: experiências escolares extraclasse de popularização do saber cientÃfico. In: Simpósio de Licenciatura em Ciências Exatas e em Computação, 2016, Jandaia do Sul. Anais do Simpósio de Licenciatura em Ciências Exatas e em Computação. Curitiba: UFPR, 2016. v. 1.
26. PINTO, E. Z.; SOUZA, A. C. M.; PLATH, T. M.; NASCIMENTO, W. J.; VALÉRIO, M.; SOUZA, M. R. Ensinando FÃsica na escola pública: experiências iniciais de uma professora em formação. 2015. 14º Encontro de Atividades Formativas & 7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UFPR. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
27. PLATH, T. M.; COLPINI, L. M. S.; VALÉRIO, M.; SOUZA, M. R. Como me tornei professora de QuÃmica? Formação inicial docente e o papel da experiência escolar. 2015. 14º Encontro de Atividades Formativas & 7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UFPR. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
28. GRANZIOLI, F. A. O.; SOUZA, A. C. M.; PLATH, T. M.; VALÉRIO, M.; SOUZA, M. R. Extensão universitária e formação inicial docente: a primeira experiência do campus avançado em Jandaia do Sul/PR, da UFPR. 2015. 14º Encontro de Extensão e Cultura & 7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UFPR. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
29. PLATH, T. M.; PINTO, E. Z.; FALQUETO, L. C. C.; RABASSI, J. R.; SOUZA, M. R.; COLPINI, L. M. S.; NASCIMENTO, W. J.; SHIRABAYASHI, J. V.; VALÉRIO, M. A primeira vez a gente nunca esquece: memórias de iniciação docente em ciências da natureza. In: Evento de Educação em QuÃmica, 2015, Araraquara. XIII EVEQ – Interação escola-universidade: desafios para a construção conjunta de espaços formativos, 2015.
30. PINTO, E. Z.; PEREIRA, L. A.; PLATH, T. M.; VALÉRIO, M.; NASCIMENTO, W. J.; SHIRABAYASHI, J. V.; COLPINI, L. M. S.; HIGA, I. Revitalizando espaços e práticas no ensino de ciências e matemática nas escolas públicas. Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Paraná. Encontro de Atividades Formativas. 2014. (apresentação de trabalho).