Campus Jandaia do Sul comemora 10 anos com programação especial

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) campus Jandaia do Sul celebrou seu décimo aniversário com eventos nos dias 25 e 26 de abril. Este marco importante na história da instituição foi comemorado com a presença de autoridades locais, comunidade acadêmica, a reitoria e pró-reitores da UFPR, que se juntaram à direção do campus para prestigiar as festividades.

Estiveram presentes, o Reitor Ricardo Marcelo Fonseca, e a Chefe de Gabinete, Marinês Thomaz, Pró-Reitoria de Administração – Eduardo Salamuni, Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – Maria Rita de Assis César, Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional – Júlio Gomes, a Diretoria de Desenvolvimento e Ação dos Campi, Integra – Renato Bochichio, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – Helton José Alves, Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças – Fernando Marinho Mezzadri, a SUINFRA – Sérgio Michelotto Braga, a SUCOM – Carlos Alberto Martins da Rocha, e os representantes da UFPR Palotina – Wilson de Aguiar Beninca e Maria Cristina Milinsk.

No dia 25 de abril, as atividades tiveram início com a Seção de Promoção à Saúde do Servidor, vinculada à Pró-reitoria de gestão de pessoas, com o objetivo de proporcionar o bem-estar da comunidade acadêmica. Foram realizados dois momentos: pela manhã com exercícios de alongamento e relaxamento; e no período da tarde com práticas de alongamentos e orientações para cuidados com a coluna, ambas no Hall de entrada do Campus Jandaia. Ao final da atividade foram oferecidos brindes aos participantes, reforçando a importância da saúde física no ambiente universitário.

Posteriormente ocorreu a colação de grau dos alunos formandos de 2023 do Campus Jandaia do Sul, presidida pelo Magnífico Reitor da UFPR, Professor Ricardo Marcelo Fonseca, no auditório Municipal de Jandaia do Sul. Foi um momento de grande orgulho e celebração, simbolizando a conclusão de mais uma etapa na jornada acadêmica dos estudantes. O Reitor expressou o orgulho da universidade pelos formandos, agora licenciados e engenheiros, e enfatizou a importância da educação superior pública de qualidade. Ele concluiu com votos de felicidade, sucesso profissional e saúde, incentivando os graduados a manterem viva a memória e o reconhecimento pela formação excepcional recebida na UFPR.

Foram diplomados, ao todo, vinte alunos dos cinco cursos oferecidos pelo campus, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Exatas e Licenciatura em Computação.

No dia 26 de abril, a SEPROSS promoveu a palestra “Ergonomia: Prática no trabalho de escritório e Ginástica Laboral – exercícios e descontração”, também oferecido a toda a comunidade acadêmica.

Em seguida diversas reuniões ocorreram concomitantemente. No período da manhã aconteceu a apresentação sobre a construção do novo Campus e manutenção da estrutura atual, organizada pelo Diretor do Campus, José Eduardo Padilha. Para os docentes do Campus foi realizada a reunião com foco em programas de pós-graduação stricto e lato sensu.

No período da tarde os estudantes receberam a Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Rita de Assis César. Foram discutidos diversos assuntos pertinentes aos alunos como o apoio ao desenvolvimento das atividades discentes dos Centro Acadêmicos, Empresas Juniores e Atlética, incentivo à representação estudantil em Jandaia do Sul, bem como a restituição do DCE. Também ocorreu a reunião com as coordenações de curso e comissões de criação dos cursos, na pauta estava o fortalecimento dos cursos de graduação.

A cerimônia em comemoração aos 10 anos de implantação do Campus Avançado de Jandaia do Sul – UFPR, que contou com a presença das autoridades locais e regionais, empresas parceiras, ex-alunos, técnicos, docentes e servidores terceirizados, ocorreu no período noturno. A cerimônia solene ocorreu no auditório Municipal de Jandaia do Sul, um espaço que acolheu calorosamente todos os presentes.

Estiveram presentes na cerimônia, o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Paraná, Professor Ricardo Marcelo Fonseca; o Reitor da UFPR, gestão 2008-2016, Professor Zaki Akel Sobrinho; o Prefeito de Jandaia do Sul, Senhor Lauro De Souza Silva Junior; o Diretor do Campus Avançado de Jandaia do Sul, Professor José Eduardo Padilha de Sousa; o Vice-diretor do Campus Avançado de Jandaia do Sul, Professor André Luiz Gazoli de Oliveira; o Diretor de Desenvolvimento e Integração dos Campi da UFPR, Professor Renato Bochicchio; o Secretário de Estado da Saúde, Senhor Beto Preto; o Deputado Federal, Gestão 1999 – 2019, Senhor Alex Canziani;  Vladimir da Silva, chefe do Núcleo Regional de Educação de Apucarana; além das demais autoridades da UFPR relacionadas acima.

O Reitor Ricardo Marcelo Fonseca destacou a importância do crescimento do campus, por meio das parcerias, e da qualidade do ensino público. Desta forma, a Universidade cumpre seu papel institucional e na relação social, por meio do processo inclusivo e democrático, ressaltou.

Renato Bochichio, Diretor da Integra, frisou a alegria e honra em prestigiar esse momento especial da história do Campus Jandaia do Sul. Para ele, um campus que vem se firmando como instituição decisiva nos arranjos e parceiras para o desenvolvimento local, parabenizando, assim, a toda comunidade desse importante campus para a UFPR.

Para o diretor do Campus, professor José Eduardo Padilha, a qualidade de trabalho é essencial, assim como na vida acadêmica, pensando no crescimento do campus, e expandindo suas estruturas, abrindo as portas para que a sociedade conheça este espaço.

Para encerrar as comemorações, um jantar festivo foi realizado, acompanhado de show ao vivo, proporcionando um ambiente de confraternização e alegria para todos os envolvidos.

A cerimônia de comemoração está disponível no canal da UFPR TV: https://youtu.be/wHayyrephtg.