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Finalizados

Vigência Título Coordenador (a) Situação Modalidade Descrição
Início Término
01 /12 /2018 30 /11 /2022 Projeto Solo na Escola/UFPR Jandaia OSVALDO GUEDES FILHO Finalizado Projeto de Extensão O projeto de extensão tem como objetivo principal difundir com eficiência os conhecimentos sobre solos junto aos alunos dos diferentes níveis  educacionais. A ideia é promover a popularização da ciência do solo para que todos tenham consciência da importância desse recurso natural para a produção de alimentos e equilíbrio dos ecossistemas, uma vez que apenas os profissionais das ciências agrárias estudam sobre solos mais profundamente. Para isso, serão desenvolvidas ferramentas didáticas para atingir tal objetivo. As ações que compõem o projeto são: Exposição didática sobre solos; Coleção de monólitos de solos; Treinamento dos alunos voluntários e bolsistas do projeto; Visitas monitoradas; Análise das ferramentas e procedimentos didáticos desenvolvidos.
01 /03 /2018 28 /02 /2020 CoP-PeMat: formação de Professores que ensinam Matemática SIMAO NICOLAU STELMASTCHUK Finalizado Projeto de Extensão Diante das atuais demandas educacionais, em especial àquelas relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática, entre os anos de 2016 e 2017, professores de Matemática atuantes nos cursos de graduação do campus avançado da UFPR em Jandaia do Sul, uniram-se com um interesse comum: investir na formação, inicial e continuada, de professores de Matemática atuantes nos diferentes níveis de ensino. Do engajamento destas pessoas em interesses comuns nasceu o projeto de extensão intitulado: ?Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática na região do vale do Ivaí: a constituição de uma CoP?. O objetivo deste projeto pode ser compreendido, essencialmente, pela criação de uma Comunidade de Prática (CoP) que se dedicou a desenvolver atividades matemáticas, nos diferentes níveis de ensino, com fundamentos em tendências em Educação Matemática, mediante o compartilhamento de experiências dos membros que compuseram esta CoP: professores atuantes na Educação Básica, no Ensino Superior e futuros professores de Matemática. Diante dos resultados, profícuos, obtidos na proposta mencionada, nesta proposta nos comprometemos a dar continuidade ao trabalho desenvolvido até este momento, com o objetivo central de cultivar a relação dialógica universidade-sociedade, por meio do compartilhamento de experiências e conhecimentos construídos no âmbito da Universidade e das escolas da Educação Básica. Este compartilhamento de saberes, por sua vez, se dará por meio do desenvolvimento e planejamento de novas tarefas e de outras tarefas matemáticas já existentes na literatura sobre Educação Matemática e Matemática, nos diferentes níveis de ensino, por professores e futuros professores de Matemática, participantes do projeto.  Considerando o objetivo descrito, o projeto propõe usar a interdisciplinaridade no desenvolvimento de todas as atividades no sentido de dar elementos de contextualização às mesmas. É fato que procuraremos interagir com a comunidade escolar, o que é essencial em nosso trabalho, pois ao negarmos o ouvido aos anseios dos professores da Educação Básica qualquer esforço seria fadado ao fracasso. Neste sentido, todos os seus membros precisam envolver-se nas ações desenvolvidas. Desta forma, para cada intervenção feita ouviremos o professor sobre a realização dos resultados alcançados, bem como seus anseios sobre outros conteúdos que lhe possam ajudar. E se o interesse é atingir o modus operandis do ensino, nada mais justo que os futuros professores participarem de todo processo de implementação e criação, bem como de todo processo interativo do projeto com as escolas. Em consequência, isso afetará a percepção que eles têm quanto ao ato de ensinar e exporá as dificuldades inerentes à aprendizagem de Matemática. Agora, sabemos que o número de participantes do projeto pode ser limitado, mas longe disso não pretendemos que nossas atividades sejam exclusivas, pois levaremos as mesmas aos acadêmicos do curso de licenciatura em Ciências Exatas. Com isso, ao mesmo tempo que eles têm acesso à novas abordagens de ensino, com essas experiências, teremos um profícuo laboratório para aprimoramento de nossas atividades, novas conjecturas e promoção de nosso trabalho. A cada ação desenvolvida faremos uma avaliação com fins de aprimorarmos as atividades para que se tornem mais viáveis, em termos de prática pedagógica, por qualquer professor de Matemática que tenha interesse. Também, objetivamos, como produtos, escrever um material sobre as novas abordagens para que se torne de domínio público a disposição no REA. E, por fim, sendo uma atividade que envolve um processo criativo e implementações em salas de aula, através das práticas do ensino, é natural que surjam conjecturas e explicações sobre os processos de ensino e aprendizagem que mereçam ser compartilhadas com a comunidade acadêmica através de relatos, comunicações, oficinas, artigos e livros.
01 /03 /2018 28 /02 /2022 ExataMente – ações educativas e formação de professores em ciências exatas MARCELO VALERIO Finalizado Projeto de Extensão Nossa iniciativa promove e subsidia diálogos formativos e parcerias de trabalho didático entre os professores e as professoras da rede pública de ensino e os estudantes de licenciatura em Ciências Exatas do Campus Avançado da UFPR em Jandaia do Sul. A estruturação desse coletivo pedagógico objetiva estudar, planejar, criar e desenvolver atividades educativas em Física, Química e Matemática, que possam contribuir com o interesse, a motivação e o desempenho escolar dos alunos e alunas nessas áreas. Intervenções didáticas em sala de aula, atividades de popularização científica e um grupo de estudos pedagógicos estão entre as ações propostas. Essas iniciativas se justificam por manifestações próprias da educação básica de ensino, no sentido de compartilhar e atualizar práticas, e ainda contribui para combater a conhecida carência de profissionais habilitados nessas áreas do conhecimento. Do prisma da licenciatura, a parceria e as ações desenvolvidas nos ambientes escolares oferecem aos futuros professores uma oportunidade de consolidação e incremento dos saberes pertinentes à docência.
01 /05 /2016 30 /04 /2020 Realidade Aumentada e Engenharia Agrícola: tecnologias na universidade e na escola ANDRE LUIZ JUSTI Finalizado Projeto de Extensão Lançando mão de recursos tecnológicos reconhecidamente eficazes para o ensino de Engenharia Agrícola, o projeto apresentado propõe popularizar a área e difundir o uso de tecnologias a ela associadas junto da comunidade escolar (professores e estudantes) e dos produtores rurais da região. Pretende-se, em consonância, difundir o uso de tecnologias no ensino de graduação; e na rede básica de ensino com destaque para as disciplinas de Ciências e Geografia. Em específico, optar-se-á pelo uso da metodologia da ?caixa de areia? para despertar o interesse e facilitar o ensino de temas e conteúdos relacionados ao uso dos solos e ciclo hidrológico. Oficinas, cursos, vivências, palestras e apresentações públicas são previstas como estratégias e trabalho. Como resultados, se espera possível cativar o interesse e ampliar o número de estudantes da rede pública da região que buscam a graduação em Engenharia Agrícola; além de incrementar a presença da tecnologia na atividade rural regional por meio da sensibilização e capacitação da comunidade que trabalha no campo.
11 /03 /2019 01 /08 /2022 O Desenvolvimento de Habilidades Matemáticas Através da Preparação e Participação de Jovens Aprendizes na OBMEP LETICIA SARAGIOTTO COLPINI Finalizado Projeto de Extensão Tanto o ensino quanto a aprendizagem da matemática estão muito aquém do esperado na rede pública de ensino. É o que nos mostra dados obtidos a partir da análise do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), fornecidos pelo MEC. Medidas para alterar este panorama desfavorável se fazem cada vez mais necessárias. Mas melhorar a aprendizagem de crianças e jovens na matemática, bem como lhes despertar interesse por essa ciência não é tarefa fácil.  Assim, medidas alternativas aos métodos tradicionais de aprendizagem da matemática são salutares para despertar o interesse de crianças e adolescentes. Dentre tais medidas, pode-se destacar o projeto conhecido como Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Este projeto possui não só finalidade de estimular o contato e a aprendizagem da matemática, mas também tornar este contato divertido e prazeroso. Para tanto, realizar-se-á uma interação dialógica entre os personagens desse dessa ação que são: universidade (através de professores e alunos da UFPR – Campus Jandaia do Sul) e a comunidade atingida por esse campus (alunos do ensino fundamental 1, pais e professores desses alunos).
01 /05 /2015 30 /04 /2017 Conta que eu conto MAYTE GOUVEA COLETO BEZERRA Finalizado Projeto de Extensão Tal projeto pretende proporcionar momentos de contação de história para públicos variados de instituições do município de Jandaia do Sul e da região e também na própria unidade da UFPR. Para tanto, será organizada uma equipe de contadores de histórias, composta de discentes, preferencialmente das licenciaturas de Ciências Exatas e Computação, mas que poderá contar também com os alunos das demais engenharias e de servidores docentes e técnicos administrativos. Essa equipe será responsável pela seleção, organização e execução das atividades de contação e, caso seja possível, de outras atividades pedagógicas vinculadas. A preparação da equipe incluirá momentos de debate e ensaio para a composição das contações e demais atividades, de formação sobre os temas subjacentes às histórias e também matérias referentes a pesquisa e uso da Biblioteca. A escolha das histórias será feita dentre os títulos da literatura infanto juvenil ou adulta pertencentes aos acervos locais, selecionadas visando o tratamento dos Temas Transversais dos Parâmetros Nacionais Curriculares voltados ao Ensino Fundamental (BRASIL 1997;1998), a saber: ética, meio ambiente, orientação sexual, saúde, pluralidade cultural e trabalho e consumo. Com tal projeto, objetivamos oferecer ao público das contações: a) contato com a literatura e seus grandes autores; b) incentivo à leitura; c) momentos de ludicidade e diálogo sobre questões relevantes para a formação cidadã; já para equipe executora, além desses mesmos objetivos, pretendemos desenvolver: a) habilidades de interpretação de textos; b) recursos comunicacionais e expressivos; c) criatividade; d) habilidades de planejamento, desenvolvimento e monitoramento de atividades, ou seja, de gestão de projetos; e) propiciar um momento prático de proposição e coordenação de experiência educativa com a comunidade e f) conhecimentos sobre pesquisa, a busca da informação correta e estruturação e apresentação de trabalhos/seminários. A previsão da execução desse projeto inclui quatro etapas: a primeira abarca a visita às instituições tanto para estabelecimento de parcerias para o exercício das contações, como também para conhecimento do acervo bibliográfico visando o empréstimo de obras e seleção para contação; a segunda fase prevê a seleção e preparação da equipe, bem como a organização do cronograma de contações; já o terceiro momento é destinado às atividades de contação propriamente; e, por fim, a última etapa reservada a elaboração de relatórios e textos de divulgação da atividade extensionista. Dessa forma, o projeto pretende contribuir tanto para desenvolvimento pessoal e coletivo do público-alvo das atividades e da equipe executora, em seu viés educativo e cultural, favorecendo a cultura leitora, como contribuir para a visibilidade e aproximação do campus da UFPR Jandaia do Sul com a comunidade circundante, principalmente no estabelecimento real de possibilidades da mesma de usufruir dos benefícios das atividades universitárias.
01 /05 /2016 30 /04 /2017 Uma Oficina de Criação de Objetos de Aprendizagem para Dispositivos Móveis ROGERIO FERREIRA DA SILVA Finalizado Projeto de Extensão São amplamente conhecidos os benefícios da inserção dos conceitos introdutórios da ciência da computação e práticas de programação no contexto escolar (ensino fundamental e médio). Tais práticas contribuem tanto para melhorar o raciocínio lógico dos estudantes quanto para mostrar aos alunos novas possibilidades de uso das tecnologias que habitualmente manuseiam. Este projeto utiliza a estratégia de aproveitar a crescente popularização de dispositivos eletrônicos, especialmente telefones celulares, para introduzir os conceitos fundamentais da ciência da computação para alunos do ensino médio, utilizando tais dispositivos como ferramentas de auxílio ao aprendizado. O projeto se divide em três fases distintas: na primeira fase, os licenciandos em computação irão receber formação técnica para construir objetos de aprendizagem para disciplinas e/ou conteúdos específicos do ensino médio. Na segunda fase, os objetos de aprendizagem até então construídos serão divulgados e distribuídos para a comunidade escolar, para que os professores dos colégios parceiros possam utilizá-los em sala de aula como ferramentas de auxílio ao aprendizado. A partir desta prática, os licenciandos irão relatar a percepção das experiências vivenciadas com a utilização dos aplicativos no ambiente escolar. Por fim, na terceira fase, os licenciandos irão utilizar a experiência adquirida no projeto para formar oficinas de criação de aplicativos para dispositivos móveis, com foco em alunos do ensino médio. Para os acadêmicos, os principais benefícios do projeto são: abranger um conteúdo pouco explorado atualmente no PPC do curso de Licenciatura em Computação da UFPR em Jandaia do Sul (o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis); e ainda promover a experiência de vivência em sala de aula, por meio da implantação da oficina. Já os alunos do ensino médio terão a oportunidade de assimilar os conceitos fundamentais da ciência da computação, por meio de uma plataforma para construção de aplicativos para dispositivos móveis. Por fim, os professores dos colégios parceiros terão a oportunidade de perceber o uso do telefone celular como ferramenta pedagógica que pode ser utilizada em sala de aula.
01 /05 /2016 30 /04 /2018 HIDROPONIA NA ESCOLA MAYCON DIEGO RIBEIRO Finalizado Projeto de Extensão A sociedade em que vivemos passa por uma série de problemas ambientais, dentre eles destaca-se: a escassez de recursos naturais como a água, a elevada demanda pela produção de alimentos, a contaminação de rios, lençol freático, ar e solos. Com relação à produção agrícola e segurança alimentar, existe também o problema de falta de insumos que pode comprometer a produção de alimentos. Em algumas regiões do mundo, já não existe a possibilidade de abertura de novas áreas para a produção de alimentos, aliado a isso as práticas agrícolas com o uso excessivo de defensivos agrícolas, têm mostrado consequências devastadoras aos ecossistemas e à saúde humana. Dessa maneira, há necessidade de uma conscientização ambiental para que sejam adotadas práticas menos danosas ao meio ambiente, rumo ao desenvolvimento sustentável, garantindo assim o futuro das próximas gerações. Uma forma bastante precisa e eficaz para alcançar tal consciência é introduzir ferramentas de educação ambiental e agrícola em escolas e instituições através de projetos de extensão. Nesse sentido, a hidroponia será a ferramenta utilizada neste projeto. A hidroponia é uma técnica que vai ao encontro desses problemas, por proporcionar economia de água, energia e os outros insumos, com produção em áreas bem menores, menor utilização de agroquímicos, dentre outros benefícios. Esse sistema de produção é uma excelente ferramenta para introduzir os conceitos de produção sustentável, formação de consciência ambiental, economia de recursos muito importantes do nosso dia a dia, como a água e energia elétrica. Outros conceitos como os de matemática, física, química, história e biologia, também serão apresentados pela prática da hidroponia. A região do Vale do Ivaí possui um grande potencial para os cultivos hidropônicos, pois é uma região com fortes laços com a agricultura. Dessa forma, o objetivo principal do projeto é incorporar nas escolas da rede pública e privada de ensino e instituições sociais da comunidade de Jandaia do Sul/PR, localizada na região do Vale do Ivaí, a técnica do cultivo hidropônico, apresentando seus conceitos de implantação, cultivo, condução e benefícios. Objetiva-se ainda apresentar conceitos de natureza ambiental, como o cultivo com economia de recursos naturais, materiais alternativos, manejo com mínima inserção de agroquímicos. Para isso, será implantado um módulo de hidroponia em cada escola e instituição selecionada, onde serão desenvolvidas as técnicas de cultivos alternativos de hidroponia com baixo custo de produção. Serão realizadas reuniões com os coordenadores, professores da universidade e das escolas/instituições e alunos da graduação envolvidos, para a introdução e disseminação da técnica. Os alunos de graduação da UFPR serão treinados, tanto no que diz respeito à prática da docência (com apresentação de palestras e aulas) como no aprendizado da técnica hidropônica, contribuindo para sua formação técnica profissional. Jandaia do Sul é uma cidade com forte tendência agrícola, e muitos dos alunos das escolas e instituições do município, são filhos de agricultores ou possuem algum vínculo com a agricultura. Tendo este público como alvo, acredita-se que os conceitos da técnica de hidroponia, sistema alternativos de hidroponia, recirculação de água e nutrientes, economia de insumos (água, energia, nutrientes), produção de alimentos mais saudável com o mínimo de agroquímicos, chegarão à comunidade agrícola através dos filhos ou parentes dos agricultores. Com esse conhecimento disseminado, a comunidade poderá construir os sistemas em suas residências e propriedades com maior consciência ambiental dos recursos utilizados, e ainda com possibilidade de incr
01 /05 /2016 30 /04 /2020 Práticas Ambientais Sustentáveis RAIMUNDO ALBERTO TOSTES Finalizado Projeto de Extensão Os recursos ambientais são fundamentais para a manutenção de todas as formas de vida na Terra. No entanto, sua importância é frequentemente ignorada pela população e também pelos governantes. O conhecimento existente acerca das questões ambientais precisa ser levado de maneira mais prática e cotidiana à população. Nesse contexto, o projeto de extensão desenvolverá práticas ambientais sustentáveis como ferramentas de Educação Ambiental, a qual é um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida. A educação ambiental afirma valores e ações que contribuem para a transformação humana e social, bem como para a preservação ecológica (SPIRONELLO et al., 2012). Ela busca formar comunidades socialmente justas e ambientalmente equilibradas, e isto requer responsabilidade individual e coletiva em níveis local, nacional e mundial. As ações práticas ambientais que serão desenvolvidas têm caráter multidisciplinar e natureza variada, de forma que apresenta uma indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão (MURATA et al., 2013). As principais estratégias de ação que serão utilizadas são: a) promoção anual da semana do meio ambiente aberta a toda comunidade; b) organização de oficinas de reciclagem (plástico, papel, vidro, metal e orgânico); c) execução anual de plantio de mudas de árvores em pontos demandados pela população; d) promoção da coleta de resíduos sólidos em áreas poluídas; e) realização de atividade permanente de Educação Ambiental junto a Escolas Públicas do município.
01 /08 /2014 31 /07 /2018 Por dentro do computador: uma experiência de popularização da arquitetura de computadores CARLOS ROBERTO BELETI JUNIOR Finalizado Projeto de Extensão Os conceitos de arquitetura e organização de computadores são geralmente abordados de duas formas distintas: em cursos técnicos e em disciplinas de graduação. Os cursos técnicos visam a formação de pessoal qualificado em realizar montagem, manutenção e configuração de computadores, tratando, portanto, da parte física (hardware) de um computador. Em disciplinas de graduação, tais como Arquitetura e Organização de Computadores, os alunos recebem habilitação sobre conceitos gerais de arquitetura de computadores partindo da álgebra booleana e circuitos digitais até elementos de arquitetura e organização de computadores. Nenhuma dessas abordagens contempla o público leigo, que não necessariamente possui interesse técnico, mas que direta ou indiretamente se relaciona com computadores diariamente seja utilizando um computador como ferramenta de trabalho ou simplesmente interagindo com sistemas automatizados, como por exemplo, realizando operações em um caixa eletrônico ou efetuando um check-in de passagem aérea em um terminal. Além disso, o conhecimento de conceitos básicos de componentes de um computador é de fundamental importância para a realização de tarefas simples, como a aquisição de equipamentos condizentes com sua necessidade sem o auxílio de um especialista da área, por exemplo. Dessa forma, o presente projeto tem objetivo de popularizar o conhecimento de dispositivos físicos de máquinas computacionais para a comunidade de Jandaia do Sul, em especial para alunos e professores das escolas de ensino público. Como parte do processo para alcançar tal objetivo, estudantes do curso de graduação em Licenciatura em Computação serão capacitados quanto ao conhecimento sobre Arquitetura de Computadores, com foco na descrição e funcionamento de cada componente de uma unidade computacional e seu funcionamento como um todo, e dessa forma estarão habilitados a facilitarem o aprendizado dos conceitos descritos por meio de políticas de educação não-formais. Como fruto de tais políticas serão desenvolvidas ações, espaços e materiais pedagógicos sobre Arquitetura de Computadores, destinado aos alunos e professores da rede pública de ensino, além da comunidade local. Além de material didático físico e virtual, visa à criação de uma exposição física (criação de um diorama ) itinerante que percorra as escolas e localidades da região de Jandaia do Sul, e que apresente os componentes de uma unidade computacional, vistos de uma forma diferenciada, descrevendo todo o seu ciclo de execução, com o objetivo de tornar esse conhecimento acessível ao público criando um vínculo direto com popularização da ciência e da tecnologia. Caso haja necessidade, ações complementares como a realização de palestras e minicursos de assuntos correlatos à área poderão ser adicionadas ao projeto.
01 /08 /2014 31 /07 /2018 Revitalizando espaços e práticas do ensino de ciências e matemática nas escolas públicas MARCELO VALERIO Finalizado Projeto de Extensão Nossa iniciativa promove e subsidia diálogos formativos e parcerias de trabalho didático entre os/as professores/as da rede pública de ensino e os estudantes de licenciatura em Ciências Exatas do campus avançado Jandaia do Sul da UFPR (habilitações em Física, Química e/ou Matemática). A estruturação desse coletivo pedagógico viabiliza o estudo, planejamento, criação e execução de práticas investigativas inovadoras no ensino das ciências da natureza e da matemática (alinhado ao proposto por BORGES, 2002). O trabalho é desenvolvido por três bolsistas que atendem/apoiam professores/as da rede pública por meios digitais, e presencialmente em reuniões mensais. Nesse viés exploratório, os/as bolsistas visitam as escolas e se reúnem com a docência/gestão escolar para colher informações sobre o contexto e as atividades/conteúdos vigentes, a partir do que são organizados os processos de intensa pesquisa bibliográfica e aprofundamento teórico no conteúdo, até chegar à produção das atividades investigativas que posteriormente são oferecidas como possibilidades de trabalho às escolas. Como resultado, resgata-se e se incentiva o uso de espaços e práticas investigativas pelas escolas e professores em momentos anteriores, atualizando-as teórica e metodologicamente; ao tempo que se incrementa o interesse, a motivação e o desempenho escolar dos alunos/as nessas áreas. Do prisma da licenciatura a contribuição se refere a formação de profissionais de educação que superam a dicotomia teoria-prática no ensino das ciências e matemática, evitando concepções de inexorabilidade da necessidade de espaços e tempos específicos às atividades investigativas. O projeto não superestima o valor do ensino prático e experimental, simplesmente estimulando a inserção das atividades e advogando cegamente o alcance de objetivos (como motivação extrínseca dos estudantes ou facilitação do conteúdo teórico), mas tenta evitar que essas ações sejam pouco utilizadas ou abandonadas na escola e que sejam silenciados o potencial dos estudantes, de seus/suas professores/as e da própria vivência prática como experiência educativa (HODSON, 1994).  Desancora-se assim do paradoxo exposto nos questionários do PISA, de que os estudantes brasileiros/as são interessados e apoiadores/as das ciências ? mais até que em países desenvolvidos ?, mas não utilizam conhecimentos científicos em benefício próprio; e nesse oceano de naufrágios se oferece como uma pequena boia lançada àqueles que buscam fôlego extra para mudar a realidade do ensino de ciências e matemática no país.
01 /08 /2016 31 /07 /2020 Café com Astronomia ALEXANDRE PRUSCH ZUGE Finalizado Projeto de Extensão A Astronomia é uma das ciências mais antigas e de maior encanto no imaginário popular. A população em geral, no entanto, demonstra conhecer pouco a Astronomia, suas ciências correlatas e mesmo as implicações desses saberes na vida cotidiana. O “Café com Astronomia” visa disseminar conhecimentos e estimular o interesse da comunidade de Jandaia da Sul e região para esses temas. Para tanto, são planejadas e desenvolvidas atividades como palestras, cursos, observações do céu noturno e produção de materiais de divulgação científica. Assim organizado o projeto busca contribuir para a alfabetização científica e tecnológica de toda a sociedade, enquanto promove a integração da UFPR com a comunidade do entorno.
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