Menu

Em andamento

Vigência Título Coordenador (a) Situação Modalidade Descrição
Início Término
21/06/2023 05/06/2025 UFPR Tour MARCELO EDUARDO RUSSO Em execução Projeto de Extensão O projeto proporciona visitas guiadas ao campus da UFPR Jandaia do Sul apresentando os cursos ofertados, os laboratórios didáticos, de pesquisa e extensão, além dos projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos no campus. As visitas são destinadas aos estudantes e professores do Ensino Fundamental e Médio, futuros universitários e familiares.
01/01/2023 31/12/2024 Divulgação de vagas e análise de inserção dos estudantes de computação no mundo do trabalho HELENA MACEDO REIS Em Execução Projeto de Extensão O projeto busca divulgar vagas para alunos de computação e áreas afins, com objetivo de auxiliar os estudantes na inserção no mundo do trabalho. Além da divulgação de vagas, o projeto também busca promover entrevistas com recrutadores com intuito de responder questões feitas pelos estudantes e também entrevistas com antigos estudantes que estão atuando no mundo do trabalho.
01/01/2023 01/01/2024 NANOMAKERS: QUANDO PEQUENAS AÇÕES FAZEM A DIFERENÇA JOSE EDUARDO PADILHA DE SOUSA Em Execução Projeto de Extensão Está incomodado com uma situação ou deseja que algo seja feito? ?Vá lá e faça você mesmo É com essa frase que iniciamos a apresentação dos objetivos globais do projeto NanoMakers. Seguindo lema universal Maker ?Be excelente to each Other?, que não possui uma tradução literal, mas que representa a idéia principal do movimento maker: ?Se você quiser que algo seja feito, faça. Mas lembre-se de ser excelente para com o outro ao fazer?.  Motivados por essa filosofia, os objetivos gerais deste projeto, estão na utilização de técnicas de manufatura aditiva, eletrônica, programação, criatividade, pensamento livre e disposição, para preparação, prototipagem, produção, e construção de itens e soluções com aplicações nas Universidades, Laboratórios de Pesquisa, Escolas, Empresas, Instituições públicas e privadas e setores da comunidade em geral, que demandem de soluções relacionadas com as técnicas de impressão 3D, corte e gravação a laser, robótica, automação, educação e divulgação de ciência.
01/02/2023 01/02/2028 IDEALIZE: Pré-incubabora de ideação e desenvolvimento de novos negócios da UFPR em Jandaia do Sul WILLIAM RODRIGUES DOS SANTOS Em Execução Projeto de Extensão Este projeto visa consolidar o programa Inova Jandaia, que é uma iniciativa que está sendo desenvolvida em Jandaia do Sul, em parceria da UFPR, Campus Avançado em Jandaia do Sul, Prefeitura Municipal, SEBRAE e outras entidades do setor produtivo, com o objetivo de desenvolver o Ecossistema de Inovação da cidade, através da promoção de ações de empreendedorismo e inovação.   Neste contexto, surge a IDEALIZE, com a missão de oferecer suporte técnico e de gestão para que empreendedores consigam transformar suas ideias em empresas de sucesso no mercado, através de um processo formativo em critérios importantes para desenvolvimento de novos negócios.
01/03/2018 28/02/2022 Por dentro do computador: uma experiência de popularização da arquitetura de computadores, fase II. CAMILA ANDRADE DE MACEDO Em Execução Projeto de Extensão Em uma sociedade onde as tecnologias digitais são ubíquas, a Ciência da Computação permanece distante da educação popular. Ensinar Arquitetura de Computadores (AC) à população pode contribuir para uma melhor compreensão das relações entre o ser humano e as tecnologias.  Ainda que não possuam interesse técnico pela AC, as pessoas se relacionam diariamente com máquinas computacionais, utilizando o equipamento, como ferramenta de trabalho ou para entretenimento, e interagem, ativa ou passivamente, com sistemas automatizados. Um mínimo de conhecimento sobre os componentes de um computador se torna, assim, de fundamental importância para a realização de tarefas corriqueiras como, por exemplo, a aquisição de equipamentos que sejam compatíveis com as necessidades específicas, sem o auxílio de um especialista da área. Mas além desse caráter utilitário, a educação pública em computação poderia inspirar o interesse pela área ? que possui forte impacto econômico ? e mesmo fomentar a reflexão pública sobre as aplicações da tecnologia na vida social ? a exemplo, do debate sobre as possibilidades de fraude em processos de votação eletrônica.  Tradicionalmente, as ações educativas nesta área ocorrem em ambientes formais, sendo contempladas por cursos técnicos ou, com maior profundidade, durante a formação de nível superior. Só mais recentemente algumas iniciativas têm surgido no cenário escolar, com destaque para o ensino de Programação na Educação Básica. Poucas são, no entanto, as iniciativas que alcançam espaços não formais e tenham por alvo um público leigo amplo. Dessa forma, o presente projeto em sua fase II, tem objetivo de popularizar e ensinar conceitos da Computação, especificamente sobre AC e Hardware, em ambientes de ensino não formais, para públicos diversos e não iniciados em Computação. Para alcançar tal objetivo, estudantes dos cursos de graduação do campus avançado em Jandaia do Sul, a saber, Licenciatura em Computação, Licenciatura em Ciências Exatas, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Produção, serão capacitados quanto aos conhecimentos sobre Hardware e AC, com foco na descrição e funcionamento individual de cada componente de um computador.  Serão desenvolvidas ações e atividades, espaços e recursos didáticos educacionais sobre Hardware e AC. Também serão realizadas exposições físicas (exposição de um diorama) itinerantes que percorram as escolas, colégios e outros espaços da região, em que os componentes de uma unidade computacional são apresentados, vistos de uma forma atrativa e diferenciada, com o objetivo de tornar esse conhecimento acessível ao público, criando um vínculo direto com popularização da ciência e da tecnologia.  Especificamente sobre recursos didáticos educacionais, podem-se citar cartilhas explicativas, histórias em quadrinho, vídeos educacionais, jogos de perguntas e respostas, e mascotes didáticos. Para validar estes recursos educacionais, serão produzidas ferramentas para avaliar o aprendizado do público alvo. Ações complementares como a realização de palestras, eventos e cursos sobre assuntos correlatos serão realizados no decorrer do projeto, conforme demanda. Como uma proposta de continuação, esta tem procurado interagir de maneira dialógica com seu público alvo, percebendo e registrando demandas das comunidades escolares e outras instituições onde as ações ocorrem. Ao inserir temáticas da Computação no ambiente escolar, bem como oferecer apoio técnico e pedagógico sobre o tema, o projeto vem demonstrando impactar a realidade com a qual dialoga como público-alvo. Ainda assim, o maior impacto se percebe na capacitação dos estudantes participantes como profissionais de educação e tecnologia, que melhor compreendem a sua área como importante e significativa nos contextos educativos e vem se desenvolvendo em competências importantes como capacidade comunicativa, autonomia e trabalho em equipe.
01/03/2019 29/02/2024 Mais Merenda e Menos Desperdício LANDIR SAVINIEC Em Execução Projeto de Extensão A gestão de uma cozinha municipal, que fornece merenda para escolas apresenta diversos desafios de gestão, tanto relacionados com a gestão de recursos públicos, como nos aspectos das operações da cozinha. Além disso, a alimentação adequada na faixa etária de crianças e adolescentes que estão cursando o Ensino Fundamental I e II, é fundamental para garantir o desenvolvimento cerebral e formar os hábitos alimentares, que serão reproduzidos quando adultos. A análise da demanda apresentada, possibilitou identificar quatro problemas de gestão: a) desperdício de merenda, b) atraso na entrega das merendas nas escolas, c) armazenamento inadequado dos alimentos e d) dificuldades no manuseio e transporte da merenda para as escolas, devido ao uso de um veículo inadequado.  Neste contexto, o objetivo deste projeto é elaborar estratégias e soluções tecnológicas para planejamento, produção, armazenagem e distribuição de merenda da cozinha escolar da cidade de Jandaia do Sul.  Como as causas determinantes dos problemas são desconhecidas e possuem diferentes dimensões, demandando uma abordagem dialógica entre os atores envolvidos (escolas, alunos, nutricionista, merendeiras) em todo o processo de planejamento, produção, armazenagem, distribuição, manejo e a forma de servir a merenda aos alunos.  Assim, a equipe de projeto, a qual será formada por docentes e alunos, necessitará aplicar métodos de pesquisa quantitativas e qualitativas, mobilizar fundamentos conceituais e metodológicos de diversas disciplinas, como matemática, estatística, logística, projeto de produto e de instalações industriais, gestão de pessoas, nutrição e gestão da qualidade.  Em resumo, por meio do diálogo e dos conhecimentos acadêmicos estabelecidos, espera-se com o desenvolvimento do projeto, contribuir para melhoria da gestão de recursos públicos, na alimentação de crianças e adolescentes e nos aspectos relacionados ao trabalho dos atores sociais.
01/03/2022 28/02/2024 Por dentro do computador: uma experiência de popularização da arquitetura de computadores, fase III. MAYTE GOUVEA COLETO BEZERRA Em Execução Projeto de Extensão Existente desde 2014, o “Por dentro do computador: uma experiência de popularização da Arquitetura de Computadores” é um projeto de divulgação e popularização da ciência e da tecnologia, institucionalizado como ação de Extensão Universitária do câmpus avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo que gestou o projeto foi popularizar e difundir conhecimentos básicos, relacionados às máquinas computacionais de uso diário (computadores, tablets e smartphones), para públicos não iniciados. Até o momento, a principal produção do projeto, foi um diorama. O diorama é um cenário construído com a finalidade de simular ambientes reais. O diorama construído para o projeto é uma representação dos componentes de uma máquina computacional, produzido em escala aumentada, com a finalidade de despertar o interesse dos visitantes em participar das atividades e então aprender de maneira diferenciada, além de permitir literalmente um “passeio por dentro do computador”.
01/03/2023 28/02/2027 Máquinas do Campo ao Campus MARCELO JOSE  DA SILVA Em Execução Projeto de Extensão A equipe do projeto de Extensão “Máquinas do Campo ao Campus” interage com agricultores e prestadores de serviços em Máquinas Agrícolas. O desempenho das máquinas, a qualidade das operações mecanizadas, a segurança no trabalho e a atuação profissional são os conteúdos principais para as ações voltadas à comunidade externa.
01/03/2023 01/03/2025 Ciência Cidadã AROLDO NASCIMENTO SILVA Em Execução Projeto de Extensão O Projeto de Extensão Ciência Cidadã caracteriza-se pelo envolvimento do público em geral, de forma ativa e intelectual, na construção de novos conhecimentos. Seu público-alvo são as escolas públicas e a comunidade de Jandaia do Sul. Tem como princípio norteador o estudo de elementos da realidade local no intuito de promover articulações entre conhecimento científico e cotidiano que tenham como ponto de partida e chegada as demandas da comunidade.
01/03/2023 01/03/2028 PROJETO GEOTEC – UFPR CARLOS HENRIQUE WACHHOLZ DE SOUZA Em Execução Projeto de Extensão As geotecnologias são um conjunto de tecnologias que podem ser utilizadas para a coleta, processamento, análise e disponibilização de informações com referência geográfica. Assim, por meio de conceitos, métodos, técnicas, equipamentos e softwares, permitem um melhor conhecimento da superfície terrestre, gerando informações que a apoiam processos científicos, de ensino-aprendizagem, e tomadas de decisões para os mais variados setores da sociedade. Neste sentido, este projeto tem como objetivo promover a popularização do conhecimento e do uso das geotecnologias junto à comunidade interna e externa a UFPR. Para tanto, são previstas diferentes atividades que utilizam de informações geográficas na capacitação de recursos humanos, divulgação científica e atividades pedagógicas, com vistas à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
01/03/2023 29/02/2028 Recursos hídricos no meio agrícola MAYCON DIEGO RIBEIRO Em Execução Projeto de Extensão O meio agrícola é o setor que mais consome água no mundo, e a maior parte é destinada a irrigação que esta em plena ascensão devido a demanda de alimentos no mundo. Mas um crescimento sem planejamento pode trazer vários problemas com relação ao uso da água. E esses problemas são devido a falta de planejamento e projeto de irrigação, manejo de irrigação, falta de monitoramento e manutenção do sistemas de irrigação, e também falta de monitoramento da água e dos dados climatológicos. Dessa maneira o projete pretende realizar uma troca de informações com os agricultores sobre gerenciamento e planejamento dos recursos hídricos de sua propriedade, aliado aos interesses socioeconômico e ambiental, conhecendo suas dificuldades e potencialidades é possível fazer um melhor uso dos recursos hídricos, aliado a isso haverá o fornecimento de dados agrometeorológicos para melhorar o manejo com relação a água nas propriedades agrícolas.
01/03/2023 01/03/2028 Extensão, Pesquisa e Produção: Laboratórios de Extensão e Pesquisa em Engenharia de Produção (LEPEP) WILLIAM RODRIGUES DOS SANTOS Em Execução Projeto de Extensão O LEPEP é reunião dos Laboratórios de Extensão e Pequisa em Engenharia de Produção, da Universidade Federal do Paraná, campus Avançado em Jandaia do Sul, compreendendo uma estrutura física, organizacional e regimental de três laboratórios, que desenvolvem projetos de caráter teórico, teórico-prático e aplicado, em áreas da Engenharia de Produção, buscando atender demandas da sociedade. Os laboratórios participantes do LEPEP são:   – Laboratório de Gestão de Resíduos Sólidos e Tecnologias Sustentáveis (LabGERTS);   -Laboratório Integrado de Pesquisa Operacional e Sistemas de Apoio a Decisão (LIPOSAD);  -Laboratório de Modelagem e Simulação de Sistemas (LaMSS).    Estes laboratórios reúnem a participação de todos os professores que atuam diretamente no curso de Engenharia de Produção, gerando oportunidades para os discentes desenvolverem Planos de Trabalho de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Ações Extensionistas.
01/04/2022 31/12/2026 ExataMente (fase 2) ANA CLAUDIA NOGUEIRA MULATI Em Execução Projeto de Extensão Projeto de Extensão da Licenciatura em Ciências Exatas da UFPR Jandaia do Sul. Promove diversos tipos de ações educativas e atua na formação inicial e continuada de professores/as nas áreas de Química, Física e Matemática.
01/08/2020 31/07/2024 Práticas Ambientais Sustentáveis RAIMUNDO ALBERTO TOSTES Em Execução Projeto de Extensão O projeto de extensão Práticas Ambientais Sustentáveis (PAS) busca através de ações práticas levar a conscientização ambiental a comunidade acadêmica da UFPR em geral, para estudantes em particular e também à comunidade do município de Jandaia do Sul e região. As questões ambientais têm se tornado cada vez mais emergentes, no entanto, por mais que a abordagem tenha aumentado na mídia, observa-se no dia-a-dia uma série de problemas decorrentes da falta de consciência ambiental, comodismo e ausência de políticas públicas, o que tem resultado em danos ao meio ambiente. Dessa forma, o PAS objetiva abordar a problemática ambiental e trazer a consciência ambiental numa práxis comunitária, para que a população comece a se familiarizar e praticar essas ações de maneira natural e incorporada à sua rotina cidadã.
01/12/2018 31/12/2023 Projeto Solo na Escola/UFPR Jandaia OSVALDO GUEDES FILHO Em Execução Projeto de Extensão O projeto de extensão tem como objetivo principal difundir com eficiência os conhecimentos sobre solos junto aos alunos dos diferentes níveis educacionais. A ideia é promover a popularização da ciência do solo para que todos tenham consciência da importância desse recurso natural para a produção de alimentos e equilíbrio dos ecossistemas, uma vez que apenas os profissionais das ciências agrárias estudam sobre solos mais profundamente. Para isso, serão desenvolvidas ferramentas didáticas para atingir tal objetivo. Dessa forma, as ações que compõem o projeto são: a) Exposição didática sobre solos; b) Coleção de monólitos de solos; c) Treinamento dos alunos voluntários e bolsistas do projeto; d) Visitas monitoradas; e) Análise das ferramentas e procedimentos didáticos desenvolvidos.
03/02/2020 06/12/2024 KC-UFPR – Kart Cross UFPR Jandaia do Sul ANDRE LUIZ GAZOLI DE OLIVEIRA Em Execução Projeto de Extensão O automobilismo, em especial, a modalidade Kart Cross representa uma oportunidade para o desenvolvimento de atividades nos campos do esporte, cultura, lazer e conhecimento. Nesse sentido, o objetivo da proposta ?KC-UFPR ? Kart Cross? será envolver a comunidade (acadêmica e externa) no desenvolvimento de veículos off-road para as competições em pista de terra, considerando a modalidade Kart Cross, regulamentada pela Confederação Paranaense de Automobilismo. Para tanto, a máquina será construída por ?múltiplas mãos?, envolvendo principalmente, os estudantes dos cursos de engenharia lotados no campus da UFPR Jandaia do Sul (engenharias: agrícola, alimentos e produção); a construção também dependerá de parcerias com membros da comunidade externa (oficinas automotivas, serralherias e indústrias). Em contrapartida, a equipe do projeto pretende levar ao público: palestras, oficinas de demonstração, publicações técnicas, e divulgação em mídias sociais. Dessa forma, a expectativa é que o projeto ?KC-UFPR ? Kart Cross UFPR Jandaia do Sul? alcance uma maior interação entre o público acadêmico e a comunidade externa. Ademais, a partir da qualificação técnica dos estudantes envolvidos, o projeto pretende produzir e divulgar conteúdos de qualidade sobre os veículos automotores da categoria de velocidade em pista de terra.
05/02/2020 31/12/2023 ÁGORA – UFPR/Jandaia do Sul JANETE DE PAULA FERRAREZE SILVA Em Execução Projeto de Extensão Distante de um modelo pragmático de formação de professores, nesse projeto nos propomos a consolidar um espaço de formação mais formativo do que informativo. Nessa perspectiva, o objetivo central da proposta consiste no compartilhamento e construção de um repertório de conhecimentos concernentes à prática pedagógica do professor de Matemática, por meio da constituição de uma comunidade social de aprendizagem. Uma comunidade social de aprendizagem é uma estrutura constituída por membros que possuem interesses comuns e se engajam em objetivos compartilhados. Nesse caso, a comunidade será constituída por professores de Matemática que atuam nos diferentes níveis de ensino e por futuros professores, vinculados ao curso de Licenciatura em Ciências Exatas da UFPR ? JA, a fim de discutir, criar e estudar propostas para o ensino de Matemática na Educação Básica. Fundamentos nos pressupostos da Educação Matemática, nas políticas públicas que subjazem a Educação Pública paranaense e o processo de desenvolvimento profissional do professor, consideraremos os conhecimentos dos seus membros, com formações distintas para refletirmos sobre o ensino de Matemática nos diferentes níveis escolares.
06/02/2023 04/02/2028 Empresa Júnior – Agrivale Jr JOSE GABRIEL VIEIRA NETO Em Execução Projeto de Extensão Este projeto tem por objetivo implementar, regularizar e legalizar as atividades da Empresa Júnior Agrivale Jr., conforme parágrafo 4º do 9° artigo da Lei 13.267 (BRASIL, 2016, grifo nosso), que descreve que “as atividades da empresa júnior serão inseridas no conteúdo acadêmico da instituição de ensino superior preferencialmente como atividade de extensão”. A Agrivale Jr. é constituída e gerida exclusivamente por estudantes regularmente matriculados no curso de graduação de Engenharia Agrícola da UFPR –Jandaia do Sul, sob a orientação de servidores do ensino superior da UFPR, com o propósito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos membros, capacitando-os para o mercado de trabalho, possuindo caráter acadêmico e pedagógico. Foi fundada em 26/04/2017, constituída sob a forma de associação civil sem fins lucrativos, sem filiação partidária, livre e independente de orientações filosóficas ou religiosas.
17/10/2022 31/10/2024 Conhecendo a Escola HERCILIA ALVES PEREIRA DE CARVALHO Em Execução Projeto de Extensão Com o projeto ?Conhecendo a Escola? pretende-se inserir o acadêmico do curso deLicenciatura em Ciências Exatas em contato direto com a rotina da escola. O projeto destina-se a alunos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas e será desenvolvido em  escolas públicas de ensino fundamental e médio.  O projeto fundamenta-se na valorização do magistério e na  articulação entre teoria e prática. Possibilita a inserção do acadêmico na vida escolar com ações planejadas e significativas, tais como: leitura de artigos científicos, construção de experimentos de baixo custo, planejamento e execução de aulas, registro escrito das atividades, aulas de reforço, monitoria e elaboração elaboração de resumos e artigos científicos. As atividades específicas serão definidas mediante pesquisa em textos científicos e avaliadas pela equipe em reuniões quinzenais. Conecta-se a pesquisa que objetiva responder quais estratégias didáticas favorecem o ensino de Física.
20/03/2023 19/03/2028 Boas práticas de trabalho nas atividades agropecuárias, de construções civis e rurais ANDRE LUIZ JUSTI Em Execução Projeto de Extensão Projeto que busca atuar na divulgação e desenvolvimento de Boas práticas de trabalho nas atividades agropecuárias, de construções civis e rurais na comunidade de Jandaia do Sul
20/03/2023 17 03/2028 Arte no intervalo JOSE GABRIEL VIEIRA NETO Em Execução Projeto de Extensão Esse projeto de extensão foi idealizado a partir do 3° Festival de Ciência, Cultura e Inovação da UFPR, que aconteceu em novembro de 2022. Diante do sucesso na realização do show de talentos musicais, declamação de poesia e apresentação de teatro, observou-se a necessidade da inserção da cultura no cotidiano de servidores e estudantes da UFPR – Jandaia do Sul, para promover interação, trocas de experiências, saberes, integração e para o despertar de diversos talentos reclusos, muitas vezes por falta de oportunidades. Assim, pretende-se desenvolver a Arte nas suas diversas formas, trazendo referências e lembranças da etapa da vida em que algum dia se realizou uma aula de música, uma aula de educação artísticas através da pintura, uma aula de literatura, um filme que assistiu no cinema, uma apresentação teatral ou outro tipo de manifestação artística.
20/03/2023 19/03/2028 BioSens: brincando com as cores dos alimentos LEOMARA FLORIANO RIBEIRO Em Execução Projeto de Extensão Os receptores sensoriais humanos podem ser estimulados de diversas formas, entre elas pelas cores e sabores dos alimentos. As cores são provenientes de pigmentos naturais ou de corantes sintéticos. Os pigmentos naturais podem ter a presença de compostos bioativos que podem trazer efeitos benéficos à saúde humana. O projeto “BioSens” visa disseminar conhecimentos e estimular o interesse da comunidade de Jandaia de Sul a respeito dos corantes naturais e seus compostos bioativos (Bio) advindos de fontes vegetais e suas implicações sensoriais (Sens). Para tanto, são planejadas e desenvolvidas atividades como extração dos pigmentos, aplicações dos pigmentos de forma lúdica, palestras, cursos e produção de materiais de divulgação científica. Desta forma, o projeto visa contribuir na disseminação da ciência e da tecnologia na sociedade, enquanto promove a integração da UFPR com a comunidade onde está inserida.
31/01/2022 01/02/2024 Ciências em 30 segundos (ou menos) DOUGLAS SOARES DE OLIVEIRA Em Execução Projeto de Extensão Projeto de extensão da UFPR – Jandaia do Sul. Fazemos vídeos sobre ciência e divulgamos nas redes sociais.
Universidade Federal do Paraná
Extensão UFPR – Jandaia do Sul

Rua João Maximiano, 426
86900-000 | Jandaia do Sul |
csexja@ufpr.br
(41) 98535-0118
Universidade Federal do Paraná
Extensão UFPR – Jandaia do Sul

Rua João Maximiano, 426
86900-000 | Jandaia do Sul |
csexja@ufpr.br
(41) 98535-0118

UFPR - Jandaia do Sul nas Redes Sociais


UFPR - Jandaia do Sul nas Redes Sociais