O que é e qual a função do estômago?
O estômago é um órgão oco localizado na região superior esquerda do abdome. Com capacidade de 1 a 1,5 litro, faz parte do sistema digestório e é responsável, dentre outras coisas, pelo início da digestão dos alimentos, especialmente das proteínas.
Após a deglutição, a comida passa por todo o esôfago e chega ao estômago, que tritura os alimentos por meio de movimentos chamados peristálticos.

O pH em que o estômago trabalha é bem baixo, pois ele produz ácido clorídrico (HCl), que é necessário na digestão das proteínas e na eliminação de micro-organismos que possam ter entrado no corpo por meio dos alimentos.

Uma curiosidade não muito conhecida é a participação do estômago na absorção de vitamina B12. Essa vitamina é absorvida no intestino, porém para que isso ocorra, ela precisa estar ligada a uma proteína chamada fator intrínseco, produzida no estômago.
Por que o estômago não se auto corrói se ele é tão ácido?
Porque existe uma grossa camada de muco rico em bicarbonato revestindo as paredes do órgão. O bicarbonato neutraliza o HCl, impedindo que ele perfure o estômago.
Porém, caso haja desequilíbrio na proporção muco/HCl, pode ocorrer lesões no órgão, denominadas úlceras. Frequentemente, as úlceras gástricas estão associadas a uma bactéria chamada H. pylori, portanto o tratamento da úlcera implica eliminação da bactéria.
O uso excessivo de anti-inflamatórios também pode acarretar formação de úlceras, por isso é importante se medicar somente após orientação médica.
As úlceras gástricas, se não tratadas, podem perfurar a parede do estômago e atingir órgãos vizinhos ou a cavidade abdominal, podendo levar a complicações graves e até à morte.
Você sabia que a digestão começa antes mesmo de o alimento ser ingerido?
A primeira fase da digestão depende de componentes do sistema nervoso, que são ativados antes mesmo de o alimento chegar à boca. Por exemplo, a proximidade da hora em que o indivíduo costuma se alimentar ou o cheiro da comida são fatores suficientes para iniciar o processo.
Após esse estímulo do sistema nervoso, o estômago começa a produzir ácido clorídrico e se prepara para receber o alimento deglutido. Com a ajuda desse ácido e com os movimentos peristálticos, ele “chacoalha” a comida de um lado para outro, permitindo a quebra de moléculas complexas em outras mais simples. Após algumas horas, ele empurra o bolo alimentar para o intestino delgado, que dará continuidade ao processo de digestão e absorção dos nutrientes.
Sugestões de leitura: refluxo, cirurgia da obesidade
Autoria: Tayná Rolim
Fev/2025
Referências:
Anatomia Clínica, Sobotta, 1 ed., 2019.
Fisiologia Ilustrada, 1 ed., 2014.
Tratado de Fisiologia Médica, Guyton e Hall, 14ed, 2021.
Imagens disponíveis em:
http://biologiaparavida1.blogspot.com/2014/02/sistema-digestorio-humano-digestao-e-um.html