A palavra medula significa “miolo”, “aquilo que está dentro”. A medula espinhal é uma massa de tecido nervoso que se encontra dentro da coluna vertebral e faz parte do chamado sistema nervoso central (SNC). Ela tem formato mais ou menos cilíndrico, sendo que a região mais interna – chamada de substância cinzenta – parece a letra H.

A medula é revestida por membranas fibrosas chamadas meninges. De fora para dentro, temos a dura-máter, a aracnoide e a pia-máter. No espaço entre a aracnoide e a pia-máter, temos o famoso líquido cefalorraquidiano ou líquor.
Existem anestesias que são introduzidas nos espaços entre as meninges para a realização de cirurgias em pernas, abdome e pelve. Você já deve ter ouvido falar das anestesias raquidiana (“raqui”) e peridural, não?

Para que serve a medula espinhal?
Fazendo uma analogia, pense na medula espinhal como um “terminal central” para os nervos do corpo, que são os “ônibus”. Os nervos são cordões de células que carregam estímulos nervosos que, em última instância, nos fazem executar movimentos, sentir calor, frio, dor, pressão e tato. Os nervos chegam da periferia do corpo ao “terminal” da medula espinhal e posteriormente partem para o cérebro. O caminho oposto também é válido: cérebro → medula → nervos periféricos.
Os nervos que saem da medula são também responsáveis por ações como manutenção do tônus muscular, da força muscular, dos reflexos e da motricidade. Muitas vezes é mais fácil entender a função do sistema nervoso a partir de lesões no mesmo. Por exemplo, a paraplegia refere-se a um quadro em que o indivíduo não consegue movimentar os membros inferiores e isso se deve a uma lesão medular. Inclusive é de fácil observação a atrofia muscular que ocorre nos membros de um paraplégico: sem inervação, a musculatura não só não consegue executar sua função, como também atrofia.
Sistema nervoso central (SNC) e Sistema nervoso periférico (SNP)
O sistema nervoso, por motivos didáticos, é dividido em central e periférico. A medula espinhal e o encéfalo fazem parte do SNC. Os nervos que ligam a medula à “periferia” do corpo fazem parte do sistema nervoso periférico.

Curiosidades…
O calor percebido pelos nervos causa sensação de dor a partir de ± 43o C.
A velocidade de condução dos impulsos nervosos varia de 1 a 120 m/s (3,6 a 432 km/h), a depender do calibre do nervo.
Hérnia de disco é uma alteração que ocorre nos discos da coluna, que saem do lugar e acabam comprimindo a medula, causando dor e sensação de formigamento. A famosa dor do nervo ciático deve-se a isso.
Nessa figura é possível ver o disco (azul) sair do lugar e comprimir a medula (amarelo).
A coluna vertebral serve como uma proteção óssea à medula, que é um tecido frágil e delicado. O líquor também tem como uma de suas funções a proteção da medula.
Como a medula espinhal é bem protegida, acidentes que causam lesão em sua estrutura geralmente são acidentes graves, como os automobilísticos, as quedas de grandes alturas e as violências com arma de fogo, por exemplo.
Autoria: Tayná
Julho/2022
Referências:
Neuroanatomia funcional, 2 ed.
Neurociências Ilustrada, 2013.
Guia de Neurologia Unifesp, 2011.
Imagens disponíveis em:
<https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/medula-espinhal.htm>
<http://auxiliardasaude.blogspot.com/2017/07/55-tipos-de-anestesia.html>
<https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/sistema-nervoso-periferico>