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UAC – Unidade de Apoio Acadêmico

A Unidade de Apoio Acadêmico, obedecendo ao calendário acadêmico e às diretrizes estabelecidas pela Coordenadoria de Procedimentos Acadêmicos e de Permanência (COPAP), é a unidade responsável pela execução de atividades associadas ao registro e controle acadêmico, bem como por prestar assessoria às Coordenações dos Cursos.

Compete à Unidade de Apoio Acadêmico:

I. Efetivar o registro acadêmico;
II. Proceder às confirmações e correções de matrículas;
III. Emitir documentos acadêmicos;
IV. Providenciar documentação relativa às avaliações do Ministério da Educação (MEC);
V. Encaminhar a tramitação e acompanhar a emissão de diplomas;
VI. Abrir e tramitar processos acadêmicos;
VII. Receber e encaminhar documentação acadêmica em âmbito interno (no próprio campus Avançado) e externo (na UFPR);
VIII. Protocolar documentos relacionados às atividades acadêmicas;
IX. Secretariar reuniões dos colegiados de cursos de graduação;
X. Receber pedidos acadêmicos tais como: equivalências, pedido de disciplinas eletivas e isoladas;
XI. Divulgar o ensalamento;
XII. Lançar no sistema de controle acadêmico as ofertas de disciplinas;
XIII. Auxiliar nas demais atividades e demandas institucionais;
XIV. Receber e arquivar as ementas (Fichas 2) e fornecer aos requerentes; e
XV. Receber e arquivar os Diários de Classe.

Horário de Atendimento

Segunda e quinta: 07:00 às 19:30

Terça, quarta e sexta: 07:00 às 19:00

E-mail geral: mail academica.ja@ufpr.br

Telefone: (43) 3432-4552
Facebook: https://www.facebook.com/apoioacademico.ufprjandaia

Servidores

Equipe Contato Horário Dias da Semana
Andriara Lyziane Tossani andriaratossani@ufpr.br 13:00 às 19:00 Segunda a Sexta
Daiane Tieme Kawahara Paiva daiane.kawahara@ufpr.br 07:00 às 13:00 Segunda a Sexta
Márcia Inês Schabarum Mikuska marcia.mikuska@ufpr.br 07:00 às 13:00 Segunda a Sexta
Rafael Policeno de Souza rafaelpoliceno@ufpr.br 10:00 às 11:45 / 12:45 às 19:00 Segunda a Sexta

Serviços da Unidade de Apoio Acadêmico

Formulário Quando solicitar Normas
Adiantamento de Conhecimento Conforme Calendário Acadêmico. Apresentar documentos comprobatórios ou fazer solicitação circunstanciada que indique o domínio de conhecimento (Resolução nº 92/13 – CEPE e Instrução Normativa nº 01/14 – PROGRAD).

Estudante solicita via SIGA.  Tutorial disponível em: https://ufpraberta.ufpr.br/mod/page/view.php?id=162 

Ajuste de Matrícula Conforme Calendário Acadêmico. Estudante solicita via SIGA. Vídeo tutorial disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ecvOkDx7UkU
Alteração de Cadastro A qualquer tempo Unidade recebe a solicitação e envia à COPAP para correção.
Aproveitamento de Conhecimento Conforme Calendário Acadêmico. Ter reprovado por nota, mas com frequência igual ou superior a 75% (apresentar Histórico Escolar); Não haver solicitado o exame para a(s) disciplina(s) anteriormente e solicitar no máximo 2 exames por período (Resolução nº 92/13 – CEPE e Instrução Normativa nº 01/14 – PROGRAD).

Estudante solicita via SIGA. Tutorial disponível em: https://ufpraberta.ufpr.br/mod/page/view.php?id=163

Cancelamento de Matrículas em Disciplinas Conforme Calendário Acadêmico. Não ter solicitado cancelamento de matrícula na(s) disciplina(s), ou apresentar autorização do Colegiado; Apresentar comprovante de matrícula e autorização do Coordenador do Curso para cursar abaixo da carga horária semanal mínima (Resolução nº 37/97 – CEPE, art. 60).

Estudante solicita via SIGA. Tutorial disponível em: https://ufpraberta.ufpr.br/mod/page/view.php?id=166

Cancelamento de Registro A qualquer tempo O aluno não pode estar em situação de inadimplência com o Sistema de Bibliotecas. Unidade recebe a solicitação e envia à COPAP.
Comprovante e Declaração de Matrícula, Histórico Escolar e Relatório de Integralização A qualquer tempo Unidade emite no ato da solicitação, desde que não haja sobrecarga de trabalho no momento.

Estudante também pode solicitar os documentos via SIGA. Tutorial disponível em: https://ufpraberta.ufpr.br/mod/page/view.php?id=821

Destrancamento de Curso Conforme Calendário Acadêmico. É necessário que o aluno disponha de tempo hábil para integralização de seu currículo por ocasião do retorno (Resolução nº 97-A/15 – CEPE e Instrução Normativa nº 01/16 – PROGRAD).

Estudante solicita via SIGA. Tutorial disponível em: https://ufpraberta.ufpr.br/mod/page/view.php?id=232

Dispensa de Frequência Não há abono de faltas. O coordenador do curso, de comum acordo com o(s) professor(es) ministrante(s) da(s) disciplina(s) cursada(s) pelo aluno, poderão dispensar esporadicamente das aulas regulares o aluno participante das atividades dispostas nos arts. 81 e 82 da Resolução nº 37/97-CEPE. O aluno que participar das atividades descritas nos arts. 81 e 82 da Resolução nº 37/97-CEPE deve preencher requerimento e, encerrado o evento, de imediato apresentar documento comprobatório de sua participação no mesmo.
Equivalência de Disciplina Até 10 dias após o ingresso na UFPR. Apresentar Histórico Escolar ou Certificado originais e Programas das disciplinas cursadas na instituição de origem com autenticação (Resolução nº 92/13 – CEPE e Instrução Normativa nº 01/14 – PROGRAD).

Estudante solicita via SIGA. Tutorial disponível em: https://ufpraberta.ufpr.br/mod/page/view.php?id=161

Exercícios Domiciliares No prazo de 5 dias úteis contados do início do impedimento. Apresentar atestado emitido por profissional da área de saúde que comprove enquadramento ao Decreto-Lei nº 1044/69 (portadores de afecções), ou à Lei nº 6202/75 (alunas em estado de gravidez). (Resolução nº 37/97 – CEPE, arts. 84 e 85).
Matrícula em Disciplina Eletiva Conforme Calendário Acadêmico. Haver vaga na turma; Não ser disciplina do seu curso; não lhe faltar pré-requisito ou co-requisito; Não exceder 8 horas diárias e/ou 40 semanais (Resolução nº 37/97 – CEPE, arts. 55 a 59).

Estudante solicita via SIGA. Tutorial disponível em: https://ufpraberta.ufpr.br/mod/page/view.php?id=168

Matrícula em Disciplina Isolada Conforme Calendário Acadêmico. Não ser aluno da UFPR; Apresentar cópias do RG, CPF e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Superior; Matrícula em no máximo três disciplinas por período letivo (Resolução nº 37/97 – CEPE, arts. 26 a 28)
Mudança de Habilitação Anterior ao período para o qual entrará em vigor o cadastramento Aos colegiados dos cursos que possuem mais de uma (01) habilitação, para cujo ingresso não haja discriminação de vagas no processo de seleção e admissão (concurso vestibular), será facultado aceitar para o conjunto dos alunos do curso, mudança de uma para outra habilitação.

A mudança de habilitação do aluno, requerida diretamente à coordenação do curso, uma vez deferida pelo respectivo colegiado, deverá ser formalmente comunicada pela coordenação ao NAA, para fins de registro no sistema de controle acadêmico, até o último dia útil do primeiro mês letivo do período para o qual entrará em vigor o cadastramento (Resolução nº 37/97 – CEPE, art. 36).

Permanência no Curso Deverá ser apresentado ao colegiado do curso até trinta (30) dias úteis antes do último dia letivo previsto no Calendário Escolar para o semestre em que se dará a conclusão da habilitação de origem pelo aluno O aluno que concluir curso de graduação no qual exista mais de uma habilitação poderá permanecer na UFPR para obter outra habilitação no mesmo curso (Resolução nº 37/97 – CEPE, art.120).
Registro Acadêmico Conforme editais de processo seletivo ou SISU. Conforme editais de processo seletivo ou SISU.
Requerimento Externo Conforme o assunto do requerimento. Conforme o assunto do requerimento.
Requerimento Geral Interno Conforme o assunto do requerimento. Conforme o assunto do requerimento.
Segunda Chamada No prazo de 5 dias úteis, contados a partir da data da realização da avaliação. O direito é assegurado ao aluno que comprovar um dos impedimentos descritos no § 1º do art. 106 da Resolução nº 37/97-CEPE.
Termo de Opção Na implementação de novo Currículo de Curso. Formalização pelos alunos da escolha entre currículos do seu curso.
Trancamento de Curso Conforme Calendário Acadêmico. O aluno não pode estar em situação de inadimplência com o Sistema de Bibliotecas e deve possuir aprovação em pelo menos uma (1) disciplina do currículo do seu curso efetivamente cursada na UFPR. Caso contrário, por motivo relevante, caberá ao Colegiado do Curso julgar o
mérito da solicitação, devidamente justificada e documentada (Resolução nº 97-A/15 – CEPE e Instrução Normativa 01/16 – PROGRAD).Estudante solicita via SIGA. Tutorial disponível em: https://ufpraberta.ufpr.br/mod/page/view.php?id=167
Validação de Atividades Formativas Licenciaturas em Ciências Exatas e Computação: Na primeira quinzena dos meses de Maio e Outubro de cada ano letivo.

Engenharias Agrícola, de Alimentos e de Produção: Ao completar a carga horária definida no Currículo Pleno do Curso.

Acessar o site https://jandaiadosul.ufpr.br/saf/Usuarios/login e preencher o formulário conforme as instruções do Tutorial elaborado pelas coordenações (disponível mais abaixo), entregá-lo anexo aos comprovantes de realização das atividades. A comissão analisará se a carga horária das Atividades Formativas está em consonância com as diretrizes curriculares do curso.
Vista de Prova e Revisão de Questões Até 3 dias úteis após a divulgação das notas. A vista será concedida no prazo máximo de 3 dias úteis, podendo o aluno após a vista apresentar, no prazo de 3 dias úteis, requerimento de revisão das questões (Resolução nº 37/97 – CEPE, art.105).

 Tutoriais e Resoluções

Como acessar o SIGA https://www.youtube.com/watch?v=2B4IsrSgaKA
Como solicitar matrícula pelo SIGA https://www.youtube.com/watch?v=I0A9_WlXzms
Atividades Formativas Instruções para entrega de atividades formativas.
Resolução CEPE 37-97 Aprova normas básicas de controle e registro da atividade acadêmica dos cursos de graduação da Universidade.
Resolução CEPE 92-13 Aprova normas de dispensa de Disciplinas, de Equivalência de Disciplinas, de Exames de Adiantamento e Aproveitamento de Conhecimento.
IN 01-14 – Regulamenta 92-13 Regulamenta os procedimentos administrativos de dispensa e equivalência de disciplinas e dos exames de Adiantamento e de Aproveitamento de Conhecimento de que trata a Resolução nº 92/13-CEPE.
Resolução CEPE 97-A-15 Estabelece as normas para trancamento de curso.
IN 01-16 – Regulamenta 97-A-15 – Trancamento de Curso Regulamenta os procedimentos administrativos de trancamento de curso de que trata a Resolução 97-A/15-CEPE.
Instrução Normativa 02/21 Estabelece o calendário acadêmico detalhado para o período letivo de 2021