O ciclo menstrual

O ciclo menstrual ocorre mensalmente desde a primeira menstruação, na adolescência, até a menopausa. Embora não pareça, é um processo complexo que envolve não somente o aparelho genital, mas também estruturas cerebrais, como veremos a seguir. Uma série de eventos, hormônios e substâncias devem ser orquestrados para que o ciclo ocorra de maneira adequada. Fatores como infecções, doenças (endometriose, por exemplo) ou modificações em receptores hormonais prejudicam o funcionamento do ciclo e podem resultar em alterações menstruais, dificuldades para engravidar e abortos recorrentes. Até mesmo fatores emocionais (estresse, ansiedade, depressão) podem alterar o ciclo. Hoje falaremos do ciclo menstrual normal.

 

Como é e para que serve o ciclo menstrual?

Ciclo menstrual é o nome que se dá a um conjunto de ações e modificações que ocorrem no corpo da mulher, mensalmente, com o objetivo de preparar o organimo para a gestação.

Tudo começa em uma estrutura cerebral chamada hipotálamo, que envia hormônio (GnRH) para outra estrutura cerebral, a hipófise. Essa última, por sua vez, manda hormônios (FSH e LH) aos ovários.

 

Nos ovários, esses hormônios promoverão o desenvolvimento do óvulo e a produção de estrógeno e progesterona. O ciclo dura em média 28 dias. No meio dele, ou seja, por volta do 14o dia, ocorre a ovulação, que é a saída do óvulo do ovário em direção à trompa (às vezes chamada de tuba de Falópio).

É na trompa uterina que ocorre a fecundação (encontro do óvulo com o espermatozoide) e o início do desenvolvimento do embrião. Caso não haja fecundação, o ciclo continua, a menstruação ocorre, o óvulo em questão se degenera e um novo ciclo se inicia, com o desenvolvimento de outro óvulo e uma nova ovulação.

 

Já ouviu falar em endométrio?

Endométrio é a camada mais interna do útero, local onde o embrião “gruda” para desenvolver-se. Durante o ciclo menstrual, o endométrio aumenta de tamanho, tornando-se mais receptivo ao embrião. Se a fecundação não ocorrer, o endométrio retorna ao seu tamanho natural, mas não sem causar uma certa quantidade de sangramento, que é o que chamamos de menstruação.

A primeira menstruação da vida da mulher (menarca) geralmente se dá entre 11 e 14 anos, mas pode ocorrer dos 9 aos 16 anos. Já a menopausa, a última menstruação, ocorre entre 45 e 55 anos de idade.

 

Curiosidade sobre o colesterol

Embora seja visto como “vilão” na maior parte do tempo, o colesterol também tem suas funções em nosso organismo. Sua molécula é a base para a produção dos hormônios sexuais (estrogênio, progesterona e testosterona). Você sabia dessa?

 

Gestação

A fecundação dá início à gravidez, o que interrompe o ciclo menstrual. Durante a gestação, não há ovulações ou menstruações, apenas desenvolvimento de estruturas como placenta e bolsa amniótica, além, é claro, do próprio bebê.

 

Autoria: Tayná

Janeiro/2022

Fonte:

Tratado de Ginecologia, Berek e Novak, 15ed

Imagens disponíveis em:

<https://br.freepik.com/vetores-gratis/conceito-de-calendario-menstrual_9907632.htm#query=menstruacao&position=18&from_view=search>

<http://www.revendofisiologia.com.br/storage/2017/Sistema%20End%F3crino.pd>

<https://br.freepik.com/vetores-gratis/cartaz-do-utero_3791876.htm#query=ovario&position=22&from_view=search>