O ciclo menstrual ocorre mensalmente desde a primeira menstruação, na adolescência, até a menopausa. Embora não pareça, é um processo complexo que envolve não somente o aparelho genital, mas também estruturas cerebrais, como veremos a seguir. Uma série de eventos, hormônios e substâncias devem ser orquestrados para que o ciclo ocorra de maneira adequada. Fatores como infecções, doenças (endometriose, por exemplo) ou modificações em receptores hormonais prejudicam o funcionamento do ciclo e podem resultar em alterações menstruais, dificuldades para engravidar e abortos recorrentes. Até mesmo fatores emocionais (estresse, ansiedade, depressão) podem alterar o ciclo. Hoje falaremos do ciclo menstrual normal.
Como é e para que serve o ciclo menstrual?
Ciclo menstrual é o nome que se dá a um conjunto de ações e modificações que ocorrem no corpo da mulher, mensalmente, com o objetivo de preparar o organimo para a gestação.
Tudo começa em uma estrutura cerebral chamada hipotálamo, que envia hormônio (GnRH) para outra estrutura cerebral, a hipófise. Essa última, por sua vez, manda hormônios (FSH e LH) aos ovários.
Nos ovários, esses hormônios promoverão o desenvolvimento do óvulo e a produção de estrógeno e progesterona. O ciclo dura em média 28 dias. No meio dele, ou seja, por volta do 14o dia, ocorre a ovulação, que é a saÃda do óvulo do ovário em direção à trompa (à s vezes chamada de tuba de Falópio).
É na trompa uterina que ocorre a fecundação (encontro do óvulo com o espermatozoide) e o inÃcio do desenvolvimento do embrião. Caso não haja fecundação, o ciclo continua, a menstruação ocorre, o óvulo em questão se degenera e um novo ciclo se inicia, com o desenvolvimento de outro óvulo e uma nova ovulação.
Já ouviu falar em endométrio?
Endométrio é a camada mais interna do útero, local onde o embrião “gruda†para desenvolver-se. Durante o ciclo menstrual, o endométrio aumenta de tamanho, tornando-se mais receptivo ao embrião. Se a fecundação não ocorrer, o endométrio retorna ao seu tamanho natural, mas não sem causar uma certa quantidade de sangramento, que é o que chamamos de menstruação.
A primeira menstruação da vida da mulher (menarca) geralmente se dá entre 11 e 14 anos, mas pode ocorrer dos 9 aos 16 anos. Já a menopausa, a última menstruação, ocorre entre 45 e 55 anos de idade.
Curiosidade sobre o colesterol
Embora seja visto como “vilão†na maior parte do tempo, o colesterol também tem suas funções em nosso organismo. Sua molécula é a base para a produção dos hormônios sexuais (estrogênio, progesterona e testosterona). Você sabia dessa?
Gestação
A fecundação dá inÃcio à gravidez, o que interrompe o ciclo menstrual. Durante a gestação, não há ovulações ou menstruações, apenas desenvolvimento de estruturas como placenta e bolsa amniótica, além, é claro, do próprio bebê.
Autoria: Tayná
Janeiro/2022
Fonte:
Tratado de Ginecologia, Berek e Novak, 15ed
Imagens disponÃveis em:
<http://www.revendofisiologia.com.br/storage/2017/Sistema%20End%F3crino.pd>