UFPR realiza Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e em Computação

Nos dias 09 e 10 de Junho de 2016 o campus da UFPR de Jandaia do Sul, recebeu mais de 200 participantes no Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e em Computação (SLEC).

Com o tema “Educação em tempos de cultura digital”, objetivou-se mobilizar e incluir diferentes vozes e entendimentos de pessoas empenhadas em contribuir com a qualidade da educação com destaque a educadores, pesquisadores e estudantes de licenciaturas.

O evento contou com a colaboração de professores mestres e doutores vinculados as Universidades Federais de Santa Maria, de Santa Catarina e do Paraná, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e das Estaduais de Maringá e de Londrina, os quais realizaram minicursos e palestras com temas relacionados ao uso de Tecnologias na Educação e na formação de professores.

Eventos como este geram oportunidades para discussão, reflexão e partilha. No SLEC, priorizamos discussões a respeito do uso das Tecnologias Digitais na Educação, as quais apontam para oportunidades e também para desafios. Entre as oportunidades, surgem as potencialidades para o seu uso com fluência e criticidade tecnológica. Entre os desafios, destaca-se a formação de professores e o estabelecimento e a manutenção de uma infraestrutura tecnológica que culmine e sustente este uso. Este cenário exige um processo dinâmico e de reflexão contínua em que, tanto as tecnologias quanto as práticas pedagógicas necessitam de adaptações e de transformações constantes.

No Brasil, o uso de Tecnologias Digitais na Educação possui um histórico com dificuldades e ao mesmo tempo, repleto de tentativas dos que intensificam seus esforços para sua consolidação. Assim, enquanto educadores compreendemos a importância do uso educativo e cultural de tecnologias digitais como instrumentos potenciais para expressar o pensamento crítico, buscar, organizar e compartilhar informações e, sobretudo, criar formas dinâmicas de construção de conhecimento, tanto individual quanto coletivo.

Com essa compreensão afirmarmos a importância de promover espaços de discussão e reflexão, tal como nos propomos fazer ao organizarmos o SLEC em Jandaia do Sul. Isso se concretizou, com intensidade, a partir das diversas vozes dos palestrantes e de todos os demais participantes”.

Dra. Selma dos Santos Rosa
Presidente da comissão organizadora do Simpósio

Tags: , , ,