UFPR doa 1.110 litros de álcool 70% para saúde de Apucarana

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Jandaia do Sul, em parceria com o Clube Rotary Jandaia do Sul, doaram 1.110 litros de álcool 70% glicerinado para a Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS). A doação foi entregue na tarde de hoje (24) no Almoxarifado Central da AMS em galões de 55,5 litros e será utilizado nos serviços de saúde com maior consumo do produto, como a UPA, SAMU e Pronto Atendimento do Coronavírus.

O professor da UFPR, Simão Nicolau, explicou que o álcool 70% glicerinado é produzido no laboratório da instituição com recursos federais e tem a mesma eficácia do álcool em gel, sendo utilizado nas mãos e com maior indicação para aplicação em superfícies. “Começamos a produzir no começo da pandemia. Logo depois o projeto foi inscrito para participar de um edital do Ministério da Educação e fomos contemplados com recursos para manter e aumentar a produção”, relata Nicolau.

“Já distribuímos o álcool 70% glicerinado para os sistemas de saúde de muitos municípios, incluindo todos do Vale do Ivaí. Também já entregamos o produto para os dois hospitais de Apucarana”, acrescenta Nicolau.

De acordo com o coordenador do sistema farmacêutico da Autarquia Municipal de Saúde, Lucas Liberati, a doação da UFPR representa uma economia de aproximadamente R$ 3 mil para o município. “O dinheiro que deixamos de utilizar na compra deste produto pode ser revertido para outras necessidades da saúde. Antes da pandemia no nosso consumo de álcool 70% glicerinado era de 400 litros ao mês, agora dobrou para uma média de 800 litros ao mês”, compara.

O vice-presidente da AMS, Emídio Bachiega, agradeceu a UFPR destacando como “primordial todo tipo de ajuda ao sistema de saúde principalmente numa situação de emergência como nesta pandemia. É importante a união de esforços para que possamos manter o bom trabalho que está sendo realizado no enfrentamento da Covid-19. A corrente de solidariedade em Apucarana ganhou ainda mais força com essa ação da UFPR.”

O prefeito Junior da Femac também enalteceu a atitude da universidade. “A UFPR é um orgulho para todos os paranaenses. Me formei na federal em 1995 em engenharia civil e sei dos conceitos e valores que são trabalhados nessa universidade. Aqui vemos a concretização da vontade da Federal do Paraná de estar próxima das pessoas e dos municípios. Estamos felizes de ver a seriedade com que a UFPR, campus de Jandaia do Sul, está encarando essa pandemia, a mesma seriedade que estamos encarando aqui em Apucarana”, afirma o prefeito.

Junior da Femac reiterou que a doação da UFPR é uma economia para o município. “Economizamos dinheiro e ainda ganhamos na agilidade já que não é preciso fazer licitação para compra deste produto essencial para prevenção e controle da pandemia do novo coronavírus”, observa Junior da Femac.

fonte: https://tnonline.uol.com.br/noticias/apucarana/ufpr-doa-1_110-litros-de-alcool-70-para-saude-de-apucarana-472507?fbclid=IwAR2QKx9opR5iOZ5v5idmYFxEjsg-m-nz79NcfsOP_iwLith0aml0LS63lao