Cerimônia de Batismo: Sala de Prática Pedagógica “Paulo Freire Centenário”.

Ainda em meio à pandemia de covid-19, o ano 2021 se inicia com a necessidade de que reforcemos o papel da ciência no combate à injustiça e à exclusão social, e da educação como prática de liberdade e emancipação humana. Quis o destino, pois, que este também fosse o ano em que completaria 100 anos um dos maiores defensores dessas causas: o professor Paulo Freire, patrono da educação brasileira e referência acadêmica internacional.

Paulo Freire é a terceira referência acadêmica mais citada no mundo na área de Humanidades, já recebeu 28 títulos de doutor honoris causa em universidades de todo o globo, sua bibliografia é presença constante nos cursos mais prestigiados na área da educação e do ensino pelo mundo, é autor de livros traduzidos para mais de 20 idiomas, e segue inspirando gerações de educadoras/es e professoras/es.

Por tudo isso, recentemente, um grupo de onze servidores do campus avançado Jandaia do Sul, da Universidade Federal do Paraná, aprovou junto ao Conselho Diretor da unidade a proposição do batismo da nova sala de Prática Pedagógica com o nome “Paulo Freire Centenário 1921-2021”, em homenagem ao aniversário de 100 anos do patrono da educação brasileira.

Se, infelizmente, a luta e o legado de Freire seguem vítimas de interpretações superficiais ou mal-intencionadas, o patrono da educação brasileira segue celebrado no país e, principalmente, no exterior. Durante o mês de setembro, várias manifestações, movimentos e em instituições renderão homenagens ao potente e eterno legado da história de vida, das práticas e ideias pedagógicas freireanas, sempre sediadas na educação popular.

Para participar deste momento especial, os/as docentes da UFPR Jandaia encomendaram, financiaram e desenvolveram junto da artista Bianca Mol uma obra de arte inédita em homenagem a Paulo Freire, com a qual presentearão a instituição. O quadro ornamentará o já citado novo espaço acadêmico e sua versão digital será divulgada, licenciada abertamente para uso público durante o evento.

A inauguração da sala “Paulo Freire Centenário” acontecerá dia 19 de outubro, após a semana de recepção aos calouros, em um evento virtual no qual se apresentará a sala e a obra de arte. Haverá ainda breves falas sobre a importância da homenagem, feitas por representantes dos servidores, pela artista e por autoridades da universidade.

O gran finale ficará por conta da sessão exclusiva da peça de teatro “Paulo Freire: o andarilho da utopia” (já assistida por mais de 50 mil pessoas, aclamada em 12 estados brasileiros e indicada ao Prêmio Shell em 2019) – viabilizada pelo próprio campus, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e APUFPR.

A peça será apresentada de maneira remota, via plataforma digital Zoom/Sympla, e complementada por um bate-papo com a equipe de arte e produção sobre os ideais deixados por Freire para a educação e a sociedade brasileira.

Os ingressos serão distribuídos mediante uma lista de chegada, a partir do formulário de inscrição que você encontra abaixo.

Se você também repercute e defende o legado freireano, e reconhece a importância da vivência artística nestes tempos obscuros, insalubres e violentos, não pode deixar de participar, apoiar e divulgar este evento.

SAIBA MAIS SOBRE A ARTISTA Garota Desdobrável

SAIBA MAIS SOBRE A PEÇA – Paulo Freire, o Andarilho da Utopia

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

• DATA: 19 de outubro