Campus da UFPR em Jandaia do Sul, Setor Palotina e Centro de Estudos do Mar recebem juntos R$1,5 milhão em equipamentos para aulas de campo

Alunos e docentes do Centro de Estudos do Mar/Setor de Ciências da Terra; do Campus Palotina; e do mais novo campus da UFPR, em Jandaia do Sul; contam a partir de hoje, sexta-feira (5), com 15 instrumentos para fazerem levantamentos topográficos e geodésicos, durante as aulas de campo. Os equipamentos foram entregues, no hall do Prédio da Administração, pelo reitor Zaki Akel e por Bruno Damas, gerente de Soluções Especiais da Manfra, empresa fabricante e que doou à UFPR 50% dos equipamentos, cujo custo total foi de 1,5 milhão de reais.

Somados aos 15 instrumentos – seis níveis automáticos, às seis estações totais e aos três receptores de GNSS (última geração de GPS) – as formações que necessitam desses equipamentos – também foram contempladas com a doação de 60 licenças de software de automação, no valor de 120 mil reais. Para o gerente da Manfra e ex-aluno da UFPR (turma de Cartográfica 2008), “é um orgulho poder voltar à Instituição, agora como profissional. A formação foi tão sólida que a própria Manfra, com sede na Suíça, recrutou outros 15 engenheiros da Universidade atuarem na Empresa.Segundo Luiz Veiga, coordenador do curso de Engenharia Cartográfica da UFPR, os novos equipamentos serão utilizados na medição de ângulos, distâncias e desníveis empregados na construção de plantas topográficas, ou seja, na representação gráfica da superfície (mapas). A aquisição/doação é, portanto, explica o professor, fundamental para as atividades práticas dos alunos de diversos cursos que frequentam a disciplina de topografia, entre eles, os das engenharias (cartográfica e agrícola).

Além do reitor Zaki Akel e do vice-reitor Rogério Andrade Mulinari, participaram da solenidade de entrega dos equipamentos o diretor e o vice do Setor de Ciências da Terra, Donizeti Giusti e Pedro Faggion, respectivamente; os diretores do Campus de Jandaia do Sul, Roberto Pettres e do Centro de Estudos do Mar (CEM, em Pontal do Paraná), Maurício Noenberg. A cerimônia foi prestigiada, também, por pró-reitores e demais dirigentes da UFPR, bem como, professores, alunos, e técnicos da comunidade universitária do Campus Politécnico.

Fonte:

Por Celsina Favorito