Campus Avançado em Jandaia do Sul promove Semana de Recepção dos Calouros

O Campus Avançado da UFPR em Jandaia do Sul promoveu de 23 e 27 de fevereiro a Semana de Recepção dos Calouros coordenada pelo servidor técnico-administrativo em educação Anderson Rafael Siqueira Nascimento. Nesse período os alunos conheceram a estrutura da Universidade e foram ambientados com os cursos.

A abertura da semana e as boas vindas aos calouros foram realizadas pelo Diretor pró tempore do Campus, Prof. Dr. Roberto Pettres, com a participação dos coordenadores de cursos de Engenharia e Licenciatura. O ciclo de palestras contou com a presença do Prof. Dr. Walter Antonio Bazzo da Universidade Federal de Santa Catarina que discorreu sobre “Que equação civilizatória estamos resolvendo?” com discussões a respeito de ciência, tecnologia e sociedade e também da Assistente Social Profa. Me. Liana Lopes Bassi da Secretaria Estadual de Saúde/Hemonúcleo de Apucarana com a palestra “Desafios para a mudança da cultura da doação de sangue no Brasil”, cuja prática de suma importância pode salvar vidas.

Na ação solidária, conhecida como “Semana do Bem”, veteranos, calouros e servidores foram organizados em grupos multicursos representados por cinco cores com a finalidade de arrecadar doações de alimentos, itens de higiene pessoal e livros de literatura em geral.

Os alunos foram às ruas e tiveram todo o apoio da população. As doações de alimentos foram destinadas ao Asilo São Vicente de Paulo e a Fazenda da Esperança, os itens de higiene pessoal foram entregues à APAE, todas as entidades são do município de Jandaia do Sul. Já os livros farão parte do acervo da biblioteca do Campus e serão utilizados em projetos de leitura e outras atividades extensionistas. As doações ultrapassaram 2 toneladas em alimentos e produtos de higiene pessoal e foram entregues por todos, de mão em mão, numa verdadeira corrente de solidariedade.

Ao final foram organizadas atividades recreativas como o Show de Calouros, participação do Grupo Epidemia da cidade de Maringá, apuração final das doações e premiação da equipe vencedora. Esta iniciativa possibilitou aos calouros compreender o espírito dos lemas “Eu faço a UFPR” e “Somos Todos UFPR” além de promover a ação social, o acolhimento e integração dos calouros a família UFPR.