Agência Escola UFPR promove debate sobre políticas e experiências em divulgação científica

Evento acontece dias 16 e 17 de dezembro #AgenciaEscolaUFPR

PROGRAMAÇÃO:
Divulgação científica e universidade pública: políticas e experiências
16 e 17 de dezembro | 10h às 11h30
Transmissão ao vivo: YouTube e Facebook da Agência Escola UFPR

16/12 (quarta-feira)
Tema: Políticas de divulgação científica nas universidades públicas
Abertura: Ricardo Marcelo, Reitor da UFPR
Convidados:
– Ildeu de Castro Moreira, presidente Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Doutor em Física pela UFRJ, professor do Instituto de Física e do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências da UFRJ.
– Rodrigo Arantes Reis, Mestre e Doutor em Ciências (Bioquímica) pela UFPR, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da UFPR. Líder de Grupo de Pesquisa e Coordenador do Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral. Atualmente atua como coordenador de Cultura da UFPR e como Vice-Presidente da Associação Brasileira de Centos e Museus de Ciências (ABCMC).
– Ramiro Wahrhaftig, engenheiro civil, Mestre em Planejamento Energético pela UFRJ e doutorando em Gestão de Tecnologia pela Universidade de Tecnologia de Compiègne UTC, França. Foi pesquisador visitante na Universidade de Tecnologia do Twente, Holanda, na Universidade McGill, Canadá, e na Universidade do Texas em Austin, EUA. Presidente da Fundação Araucária.
Mediação: Regiane Ribeiro, coordenadora da Agência Escola UFPR.

17/12 (quinta-feira)
Tema: Relatos de experiências em divulgação científica nas universidade públicas
Convidados:
– Laercio Ferracioli, professor titular e atual Diretor de Inovação e Divulgação da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão da UFES, representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo (CONCITEC-ES), membro do Comitê de Assessoramento Ciências Exatas e da Terra da FAPES.
– Tania Margarida Lima Costa, Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP, professora titular do Centro Pedagógico da UFMG. Atualmente é diretora Geral da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, coordenadora geral do Museu Ponto UFMG. Ocupa o cargo de primeira secretária da Associação Brasileira de Centros de Museus de Ciência.
– Regiane Ribeiro, Doutora e Mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Líder do grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o NEFICS (Núcleo de Estudos em Ficção Seriada. Professora Permanente do Mestrado em Comunicação), coordenadora da Agência Escola de Comunicação Pública UFPR.
Mediação: Rodrigo Reis, coordenador de Cultura da UFPR e como Vice-Presidente da Associação Brasileira de Centos e Museus de Ciências (ABCMC).