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COVID-19 e a sa√ļde mental de adultos e crian√ßas

Estamos vivendo um momento inusitado de nossas vidas. As circunst√Ęncias atuais s√£o prop√≠cias a nos gerar sentimentos de medo, inseguran√ßa, ang√ļstia, raiva, frustra√ß√£o, impot√™ncia, t√©dio, solid√£o, tristeza…

Arist√≥teles dizia que o ser humano precisa dos outros para se sentir pleno e feliz. Trazendo esse conceito de um fil√≥sofo t√£o antigo para os dias atuais de pandemia, parece fazer bastante sentido, n√£o? √Č dif√≠cil para n√≥s vivermos sem a sociedade, a comunidade, o bairro, o condom√≠nio, os amigos, a fam√≠lia, o trabalho, a escola, as rela√ß√Ķes sociais como um todo. Acontece que, em tempos de isolamento social, estamos tendo que lidar justamente com essa dificuldade.

 

Estou com medo de…

O medo √© uma rea√ß√£o natural e esperada em uma situa√ß√£o como a atual: medo do desconhecido, medo de adoecer, medo do contato com pessoas, medo de morrer, medo de perder um ente querido, medo de ficar sem emprego, medo de passar por dificuldades financeiras… E, como lidamos diferentemente com situa√ß√Ķes que se apresentam a n√≥s, n√£o √© dif√≠cil perceber que alguns indiv√≠duos t√™m mais dificuldade para lidar com o medo e a ansiedade do que outros. Se voc√™ √© ou conhece algu√©m que est√° tendo dificuldades para lidar com a conjuntura atual, √© importante que leia e siga algumas dicas simples e corriqueiras, explicadas no decorrer deste texto, que facilitam o enfrentamento dessa situa√ß√£o.

Importante ressaltar que mesmo pessoas que n√£o apresentam doen√ßa psiqui√°trica pr√©via sofrem em per√≠odos de pandemia. Os n√≠veis de estresse e ansiedade est√£o elevados para todos, portanto, se voc√™ percebe que n√£o est√° conseguindo lidar com esses sentimentos, procure ajuda profissional, voc√™ n√£o precisa enfrentar tudo isso sozinho! Se voc√™ tem medo de se deslocar at√© um consult√≥rio de psiquiatria ou psicologia, ligue para o profissional de sa√ļde, fa√ßa uma chamada de v√≠deo, ligue para a Secretaria de Sa√ļde do munic√≠pio e veja se no local onde voc√™ mora existe algum programa de atendimento de sa√ļde mental. Como j√° dito, √© uma situa√ß√£o inusitada, √© absolutamente normal voc√™ n√£o saber lidar com ela ou ter grandes dificuldades para isso. Existem profissionais que podem te ajudar, mesmo √† dist√Ęncia.

 

Simples e efetivo

Por mais simples que pare√ßa, manter uma rotina di√°ria √© um grande aliado para dirimir a ansiedade. Manter-se na ‚Äúagenda‚ÄĚ, fazer as refei√ß√Ķes nos mesmos hor√°rios (e √† mesa), dormir e acordar nos mesmos hor√°rios, separar um per√≠odo do dia para o lazer e outro para o exerc√≠cio f√≠sico, manter a rotina de trabalho di√°ria ‚Äď mesmo que remoto -, todos esses s√£o de grande valia.

 

A dist√Ęncia de amigos e familiares

Se voc√™ se encontra em isolamento longe das pessoas que ama, ‚Äúuse e abuse‚ÄĚ da Internet, das chamadas de v√≠deo e das redes sociais para entrar em contato com elas. A situa√ß√£o atual de distanciamento n√£o √© definitiva, adapte-se a ela e lide com ela da melhor forma poss√≠vel, para, no futuro, poder se reunir com seus amigos e familiares, abra√ß√°-los e expressar todo o contato social de que sente falta no momento presente.

 

Relaxar é importante

Procure realizar atividades que promovam relaxamento e tragam calma e al√≠vio do estresse como exerc√≠cios de respira√ß√£o e medita√ß√£o, yoga, alongamentos, ora√ß√Ķes, atividades de lazer e exerc√≠cios f√≠sicos.

                                                             

 

Cuidado com as ‚Äúmuletas‚ÄĚ

Evite apegar-se a ‚Äúmuletas‚ÄĚ como cigarro, √°lcool e drogas para se sentir melhor. Embora, a curto prazo, possa parecer que essas subst√Ęncias o auxiliam no enfrentamento de situa√ß√Ķes dif√≠ceis, a m√©dio e longo prazo, trazem muito mais preju√≠zos do que benef√≠cios. A pandemia pode acabar e voc√™ pode ter desenvolvido uma depend√™ncia que perdurar√° por anos e anos a fio, causando-lhe preju√≠zos atr√°s de preju√≠zos, n√£o s√≥ mentais, como f√≠sicos.

 

Você está com dificuldades para enfrentar essa situação?

Em primeiro lugar, n√£o tenha vergonha disso! Voc√™ absolutamente n√£o √© o √ļnico!

Converse sobre suas preocupa√ß√Ķes e ang√ļstias com as pessoas em quem confia ou mesmo busque ajuda de um profissional, s√≥ n√£o ‚Äúguarde para si‚ÄĚ e fique 24 horas por dia pensando e mantendo seu foco em situa√ß√Ķes negativas. Isso, literalmente, te far√° mal. O medo e a ansiedade cr√īnicos, ou seja, a longo prazo, podem n√£o s√≥ causar sintomas f√≠sicos, como podem reduzir a efici√™ncia do sistema imune e isso certamente √© algo que n√£o queremos quando estamos justamente enfrentando uma doen√ßa infectocontagiosa como a COVID-19.

 

N√£o descontinue seu tratamento

Se voc√™ j√° fazia tratamento para doen√ßas como diabetes, press√£o alta, doen√ßas neurol√≥gicas, doen√ßas psiqui√°tricas e quaisquer outras que exijam medica√ß√£o constante, n√£o descontinue seu tratamento! Se voc√™ tem medo de ir ao posto de sa√ļde buscar a medica√ß√£o ou renovar a receita ou se est√° com receio de ir ao hospital, ligue para o posto de sa√ļde ou para o hospital ou para o m√©dico ou para a Secretaria de Sa√ļde do munic√≠pio, eles te auxiliar√£o na solu√ß√£o do problema, mas n√£o fique sem o medicamento.

Deixar de tratar sua doen√ßa de base pode fazer que ela piore, e muito! Diab√©ticos, hipertensos, cardiopatas (pessoas com problemas no cora√ß√£o), dentre outros, sem tratamento adequado, podem apresentar infarto do cora√ß√£o, ‚Äúderrame cerebral‚ÄĚ e at√© mesmo evoluir para √≥bito!

 

Converse com os “pequenos”

As crian√ßas tamb√©m podem ficar estressadas com a mudan√ßa de rotina, podem n√£o entender completamente o motivo do isolamento, podem ficar frustradas por n√£o poder passear ou brincar com os amigos, podem ter dificuldades de acompanhar aulas e atividades online da escola. Essa √© uma situa√ß√£o nova para elas tamb√©m. Converse com seus filhos e pergunte sobre os sentimentos deles a respeito de tudo que est√° acontecendo. Reserve tempo na sua agenda para gastar com eles, assistindo filme, brincando, colorindo, ouvindo m√ļsica… Mantenha, n√£o s√≥ a sua, mas a rotina deles tamb√©m: hor√°rios para lazer, tarefas, sono, alimenta√ß√£o.

Tente manter a calma ao conversar com a crian√ßa, lembre-se de que ela se espelha em voc√™ para realizar tarefas e reagir a situa√ß√Ķes; o seu estado mental e emocional a influenciar√° certamente.

Deixe a criança expressar seus possíveis medos e tristezas, não a reprima. Mostre que é normal se sentir assim e que você está presente para apoiá-la no que for necessário.

Cuidado com o que você assiste na televisão ou na Internet em frente à criança, ela pode, por exemplo, interpretar notícias de uma maneira que lhe provoque muito medo e tristeza. Explique a ela, em linguagem adequada à idade, que essa situação é séria, porém temporária e que você e o restante da família estão ali para auxiliá-la e protegê-la.

Por fim, ensine a criança os hábitos de higiene para evitar a contaminação pelo SARS-Cov-2, como lavar as mãos corretamente, espirrar ou tossir em um lenço ou cobrir com o cotovelo, higienizar o celular e o tablet, etc.   [Mais dicas de prevenção no texto: COVID-19]

 

‚ÄúBombardeio‚ÄĚ de not√≠cias ruins

Evite ver em excesso not√≠cias que gerem ang√ļstia e medo. N√£o fique a cada 5 minutos atualizando as p√°ginas de estat√≠stica para saber quantas pessoas j√° se infectaram ou j√° morreram em sua regi√£o. Voc√™ est√° fazendo sua parte, n√£o est√°? Voc√™ est√° mantendo o distanciamento social, certo? Ent√£o veja as not√≠cias 2 ou 3 vezes por semana apenas, especialmente se voc√™ sabe que √© uma pessoa bastante ansiosa ou deprimida. Al√©m disso, fuja das not√≠cias potencialmente falsas ou sensacionalistas, procure sempre se informar por fontes oficiais, como a do Minist√©rio da Sa√ļde.

Manter-se completamente alienado ao que ocorre ao seu redor obviamente n√£o √© solu√ß√£o para nada, por√©m ‚Äúbombardear-se‚ÄĚ de not√≠cias ruins e angustiantes tampouco resolver√° o seu ou os problemas da humanidade. Tente manter um equil√≠brio entre esses dois extremos.

 

Seja otimista!

Diversas pesquisas j√° evidenciaram que pessoas que enfrentam seus problemas com otimismo se recuperam melhor e mais rapidamente do que as que os enfrentam de maneira pessimista. E isso vale tanto para doen√ßas da ‚Äúmente‚ÄĚ, quanto para doen√ßas do ‚Äúcorpo‚ÄĚ.

N√£o seja negacionista, mas seja otimista! Isto √©, entenda que o momento atual exige seriedade e responsabilidade, mas n√£o enxergue apenas o lado ruim. Concentre-se no lado positivo disso tudo, h√° sempre uma li√ß√£o a ser aprendida nos momentos de crise. Talvez antes voc√™ n√£o passasse muito tempo com seus filhos e c√īnjuge e agora pode, talvez antes voc√™ n√£o seguisse muito as regras de higieniza√ß√£o de m√£os e de objetos e agora segue, talvez antes voc√™ n√£o ajudasse tanto com as tarefas das crian√ßas e agora ajuda, talvez antes voc√™ pouco cuidasse de seu animal de estima√ß√£o e agora cuida, talvez antes voc√™ nunca tivesse feito reflex√Ķes sobre o que realmente importa em sua vida e agora pode, talvez antes voc√™ nunca tivesse se preocupado em gastar seu dinheiro com responsabilidade e agora o faz… encontre o lado bom na adversidade, isso te ajudar√° a enfrentar a situa√ß√£o com mais determina√ß√£o, calma e esperan√ßa, que s√£o essenciais na luta contra as dificuldades.

 

Autoria: Tayn√°

Fontes:

World Health Organization

Center for Disease Control

Conselho Regional de Medicina do Paran√°

Imagens: Internet

Julho/2020

 

 

 

 

 

 

 

 

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