A Horta Flor, vinculada ao laboratório de produção vegetal do Campus Avançado de Jandaia do Sul da UFPR, completou 5 anos no mês de abril e comemorou com degustação de doces, geleias, pães e bolos, produzidos com as flores, hortaliças e ervas que são cultivadas em seu espaço de pesquisa.
A comunidade acadêmica participou em massa da degustação, que foi realizada pela professora e coordenadora do projeto, Renata Guedes, e sua aluna de Iniciação Científica, Giovanna Faria. Também participaram do evento de comemoração alunos egressos que ajudaram na construção da estrutura.
Desde abril de 2019, a Horta Flor, localizada no Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem sido um centro de atividades educacionais e de pesquisa. Sob a direção da Professora Dra. Renata Bachin Mazzini Guedes a horta foi estabelecida na área anteriormente desativada da horta da Fundação Educacional Jandaia do Sul (FAFIJAN).
Os canteiros e caminhos ali já construídos estavam tomados por plantas invasoras, necessitando de vários dias para que os acadêmicos da UFPR Jandaia conseguissem deixar a área limpa para a construção da primeira casa de vegetação.
Primeira estrutura da Horta Flor em 2019
Sobre esse início, a Professora Dra. Renata Guedes diz: “Essa casa de vegetação, tão necessária para o desenvolvimento de pesquisas e aulas práticas, foi construída, estrutura e cobertura, também por nossos alunos. Entretanto, quando começamos a usá-la, veio a pandemia, que quase paralisou os trabalhos. Com as aulas suspensas, continuamos a trabalhar na área da horta, cultivando os canteiros e desenvolvendo experimentos de pesquisa, que já haviam sido instalados. Nessa época, a horta passou a ser chamada de Horta Flor, com o objetivo principal de divulgar os trabalhos realizados dentro da universidade durante a pandemia.”
No entanto, a natureza mostrou sua força, com ventos fortes rasgando repetidamente a cobertura da casa de vegetação, seguida por uma devastadora chuva de granizo em setembro de 2021. Mas da adversidade veio a oportunidade, com a construção de uma nova e melhorada casa de vegetação no mesmo ano.
Desde então, a Horta Flor tem sido um terreno fértil para o cultivo de diversas espécies vegetais e a realização de pesquisas, especialmente nas áreas de Engenharia Agrícola. Novos equipamentos e módulos foram desenvolvidos para atender às necessidades do curso e capacitar os alunos, que desempenham um papel central nas atividades da horta.
Parcerias foram estabelecidas não só dentro da UFPR, mas também com outras instituições de ensino superior, como a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), além das escolas locais.
Atualmente, a ênfase está na produção de flores comestíveis, uma pesquisa que teve início durante a pandemia. Os estudos abordam os fatores de produção, a conservação pós-colheita das flores e seus possíveis usos.
A Horta Flor continua a florescer como um exemplo inspirador de colaboração acadêmica, inovação e resiliência, demonstrando o poder do trabalho em equipe e da dedicação à educação e à pesquisa.
Se você ainda não visitou o Campus Avançado da UFPR em Jandaia do Sul, agende uma visita guiada pelo projeto de extensão UFPR Tour.