Estudantes e docentes do campus da UFPR – Jandaia do Sul, participaram do MannaAgro BootCampo 2023 na Expoingá em Maringá

No final de semana dos dias 6 e 7 de maio, estudantes e docentes do campus da UFPR – Jandaia do Sul, participaram do MannaAgro BootCampo 2023 na Expoingá em Maringá, evento realizado pelo Ecossistema MannaTeam (@manna_team), liderado pela professora Linnyer Beatrys Ruiz Aylon. No sábado, estiveram presentes as professoras Juliana Verga Shirabayashi e Maytê Gouvêa Coleto Bezerra, os professores Vitor Hugo Santos Alencar e Carlos Roberto Beleti Junior, e os alunos do curso de Licenciatura em Computação (LC), Matheus Dias de Carvalho e Daniel Belini Nakad Marrez. O projeto “Por dentro do computador (PDC) – (@pordentrodocomputador)”, teve algumas de suas ações apresentadas pelos estudantes e docentes da UFPR para mais de 250 alunos e professores de escolas e colégios públicos de diversas cidades do Paraná. No domingo, o professor Vitor Hugo acompanhou seus alunos da disciplina de Prática Pedagógica I do curso de LC, para participarem de uma formação de professores sobre tecnologias exponenciais, com cerca de 200 professores também de todo o estado. Vitor Hugo, que participou do evento nos dois dias, avaliou como muito proveitosa a participação dos estudantes da UFPR, muitos deles calouros do curso de LC, que puderam ter contato com projetos de pesquisa e extensão de outras universidades do Brasil, tais como a Universidade Estadual de Maringá (UEM), Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Paranavaí, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Campo Mourão, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Brasília (UNB), entre outras, todas com professores e alunos que fazem parte do MannaTeam. A professora Maytê, atual coordenadora do PDC, destacou a importância de levar conceitos da área da Computação para além dos muros da UFPR por meio das ações do projeto, visto que o evento possibilitou alcançar, além de pessoas de outras instituições de ensino superior, professores e alunos da Educação Básica, estes, futuros ingressantes no Ensino Superior, e possíveis licenciandos em Computação.