O artigo científico “Modeling the growth dependence of Streptococcus thermophilus and Lactobacillus bulgaricus as a function of temperature and pH”, recém-publicado no periódico Brazilian Journal of Microbiology (Qualis A2), é uma produção resultante dos trabalhos realizados na UFPR Jandaia do Sul por Gabriela Campaner Salmazo, egressa do curso de Engenharia de Alimentos, sob orientação do Prof. Dr. Daniel Angelo Longhi.
O trabalho contou ainda com a colaboração do Prof. Dr. Rafael Germano Dal Molin Filho (UFPR Jandaia do Sul), do Prof. Dr. Weber da Silva Robazza (UDESC Pinhalzinho) e da Profa. Dra. Franciny Campos Schmidt (UFPR Curitiba). O artigo científico apresenta a modelagem matemática das cinéticas de crescimento de duas bactérias ácido-lácticas fundamentais na produção industrial de iogurte (S. thermophilus e L. bulgaricus) em função da temperatura e do pH do meio, bem como análises estatísticas essenciais para a validação dos modelos. O modelo matemático completo, que foi proposto no trabalho de conclusão de curso de Gabriela, pode descrever também o crescimento simbiótico das bactérias em co-cultura (além do crescimento das culturas isoladas) e deverá ser publicado pelo grupo.
Link do Artigo: https://ufprbr0-my.sharepoint.com/personal/comunicacaojs_ufpr_br/Documents/Aplicativos/Microsoft%20Forms/Formul%C3%A1rio%20sem%20t%C3%ADtulo/Pergunta/23%2029%201%20Gabi%20modelagem%20St%20Lb_Daniel%20Longhi.pdf