Parceria entre UFPR Jandaia do Sul e SEED para novo modelo de formação integrada de estudantes do ensino médio

Nessa terça-feira foi realizado passo fundamental para a estruturação do novo projeto pedagógico do Campus Jandaia do Sul, que prevê a atuação permanente e integrada com a rede pública de ensino da microrregião.

Em etapa de reunião realizada na SEED, em que estiveram presentes o Diretor do Campus Jandaia do Sul, José Eduardo Padilha; o Diretor da INTEGRA/UFPR, Renato Bochicchio; o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Rodrigo Arantes Reis; o Diretor de Educação da SEED, Roni Miranda; o Diretor Geral da SEED, Vinicius Mendonça Neiva, foram discutidos aspectos conceituais e operacionais do novo projeto pedagógico, que busca incorporar um novo modelo de formação integrada de estudantes do ensino médio do Núcleo Regional de Apucarana junto a equipes e infraestrutura de laboratórios do Campus Jandaia do Sul, a partir da execução de programa de extensão institucional.
O projeto pedagógico compõe as tratativas para a celebração do convênio para a construção do novo Campus Jandaia do Sul, a partir de investimentos da Deputada Federal Luisa Canziani, de articulações realizadas pelo ex-deputado Alex Canziani, de investimentos do Governo do Paraná e da Prefeitura Municipal de Jandaia do Sul.
Para o processo de consolidação do projeto pedagógico serão necessárias diálogos complementares com diferentes instâncias da UFPR e do estado do Paraná.

As estratégias firmadas caracterizam o propósito de intervir no aperfeiçoamento da atuação da UFPR na região norte do estado, a partir da sustentabilidade da parceria institucional do Campus Jandaia do Sul com a rede pública de ensino. Esse elo de atuação, promovida com metodologias ativas de ensino, potencializa o fluxo permanente de ingressantes nos cursos de graduação oriundos das escolas públicas, aponta melhores soluções para o enfrentamento à evasão escolar e acadêmica, além de fornecer perspectivas para melhor fixação de egressos na microrregião.