Avaliação de Cursos e Disciplinas.

 

Estudantes devem participar da Avaliação de Cursos e Disciplinas a partir desta segunda-feira (16).

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a Secretaria Executiva de Avaliação Institucional (SEAI), em parceria com a Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) e por meio da Coordenação de Sistemas de Informação para a Gestão Acadêmica (Cosis/Prograd), convida os estudantes de graduação e ensino médio técnico a participarem da Avaliação de Cursos e Disciplinas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A Avaliação é referente ao calendário acadêmico 2021 e ficará disponibilizada pelo período de 16 de maio a 16 de junho de 2022.

Para responder aos questionários, o aluno deve acessar este link, e informar o GRR (no formato GRR00000000) como login e a data de nascimento (no formato DD/MM/AAAA) como senha.

Esses dados de acesso ao sistema são necessários apenas para validar a pesquisa e identificar o setor acadêmico, o curso, o turno e a disciplina que está sendo avaliada, possibilitando aos gestores realizar análises comparativas dos resultados de forma integrada, segmentada e global. No entanto, o respondente não é identificado.

O portal de avaliação permite que os resultados sejam acompanhados em tempo real pela comunidade universitária e, ainda, disponibiliza os resultados das pesquisas anteriores.

Outros públicos, como mestrandos, doutorandos, estudantes de iniciação científica e tecnológica e servidores, devem aguardar as pesquisas que serão disponibilizadas no próximo semestre.

 

Objetivos da pesquisa

A pesquisa é parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), composto também pelas avaliações externas in loco – da instituição e dos cursos de graduação – e pelo ENADE (avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes).

Tem como objetivos estimular o autoconhecimento, impulsionar e direcionar as ações de melhorias internas, bem como dar suporte às avaliações externas realizadas pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação.

 

Temas abordados na pesquisa

Ao todo, o SINAES indica dez dimensões a serem consideradas na avaliação das Instituições de Educação Superior, que podem ser abordadas por triênio avaliativo.

Na edição deste semestre, que faz parte do triênio 2021-2023, será levantada a percepção dos discentes sobre as políticas de: responsabilidade social da instituição; ensino, pesquisa e extensão; comunicação com a sociedade; atendimento aos discentes; e infraestrutura.

Os questionários foram desenvolvidos pela CPA, revisados pelos Representantes e Comissões Locais de Assessoramento, e teve contribuições da Unidade de Projetos/Copac/Prograd e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

 

Avaliação de Cursos e Disciplinas 2022 da UFPR – Calendário Acadêmico 2021

Público-alvo: estudantes de graduação e de ensino médio técnico

Período: de 16 de maio a 16 de junho de 2022

Disponível em: www.avaliacao.ufpr.br

Mais informações: cpa@ufpr.br

 

 

FONTE: PortalUFPR