As ações de Combate ao Coronavírus (COVID-19) do Campus Jandaia do Sul – UFPR não param.

O Campus, desde o dia 04 de abril de 2020 vem realizando a produção de Sabão a partir de óleo vegetal usado para doação. Professores e alunos do Campus Jandaia do Sul – UFPR estão trabalhando na produção do Sabão resultando até o momento em uma produção de mais de 1000kg de sabão em barra para doações, visando uma produção de 2.500kg muito em breve.

Diante da pandemia do COVID-19 em que vivemos é urgente a tomada de medidas que possam ajudar a amenizar os diversos problemas decorrentes da pandemia. Sendo assim, a partir de estoque de 200 litros de óleo vegetal usado que seria utilizado para produção de biodiesel, optou-se em produzir sabão a partir desse óleo e doá-lo à comunidade carente do município de Jandaia do Sul e região. Considerando que uma das medidas de combate ao vírus é a higiene pessoal e doméstica, e que o sabão e água são as formas mais efetivas de controle do vírus, a doação do sabão é uma medida educativa de estimular as pessoas a manter mãos, roupas e objetos sempre limpos. Além disso, em um momento em que muitos estão perdendo suas fontes de renda, os gastos com sabão seria uma preocupação a menos para essas famílias.

Para que a produção do Sabão iniciasse, o auxílio de instituições e de toda a comunidade foi essencial. O projeto de produção do Álcool 70 INPM-glicerinado de autoria do próprio campus, com a parceria do Rotary Club de Jandaia do Sul auxiliaram doando valores financeiros e álcool utilizado como insumo na fabricação do Sabão. Além disso, a empresa COOPERVAL contribuiu doando 25kg de soda cáustica, também insumo básico para o processo. Ressaltando-se ainda a importância de toda a comunidade jandaiense que contribuiu doando óleo vegetal usado.
O Sabão está sendo destinado a famílias carentes do município e região, instituições filantrópicas como asilos e lares, escolas e igrejas. Até o momento, receberam o Sabão bairros carentes, por meio da parceria com o Rotary Club de Jandaia do Sul, o Asilo de Kaloré-PR, a Igreja Católica de Jandaia do Sul que utiliza o Sabão para compor a cesta básica para doação, o Centro Espírita Lins de Vasconcelos, a Escola Estadual Rui Barbosa para compor a cesta básica para doação aos pais dos alunos dentre outras instituições da região. Ao todo já são mais de 8 municípios e 19 instituições assistidas.
Tags: