ALUNOS DA UFPR – JANDAIA DO SUL INICIAM INTERCÂMBIO NA FRANÇA EM SETEMBRO

Os alunos Débora Alessandra Jones Battocchio e Rafael Gonçalves Dias, atualmente no 6º período do curso de Engenharia de Alimentos da UFPR – Campus Jandaia do Sul, viajam hoje para Lyon, no sul da França, onde devem permanecer por um período de um ano participando de intercâmbio pelo Programa BRAFAGRI. No intercâmbio, os alunos devem cumprir um plano de atividades de ensino que foi aprovado pelo colegiado do curso de Engenharia de Alimentos. As atividades serão desenvolvidas no ISARA, que é uma das Escolas Superiores de Engenharia em Agricultura que compõem o grupo FESIA. Adicionalmente, os alunos podem desenvolver outras atividades, como realização de estágios e participação em projetos de pesquisa e extensão. O coordenador do curso de Engenharia de Alimentos da UFPR, professor Daniel Angelo Longhi, considera que o intercâmbio é uma grande oportunidade para promover o desenvolvimento dos alunos em diversos aspectos, como culturais, sociais e educacionais, ampliando a visão dos alunos sobre o curso e a profissão em um contexto internacional.

O Programa BRAFAGRI tem como objetivo fomentar o intercâmbio de estudantes em nível de graduação nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária, e tem base num convênio assinado entre a CAPES, o Ministério da Educação do Brasil e a Direction Générale de l’Enseignement et de la Recherche du Ministère de l’Agriculture et de la Pêche, de la Ruralité et de l’Aménagement du territoire, com o apoio do Ministère de l’Enseignement Supérieur et de la Recherche (MESR) da França. O BRAFAGRI é financiado pela CAPES, sendo que os alunos recebem diversos benefícios, entre eles bolsa de estudos e auxílios (saúde, permanência, hospedagem). A professora Rosemary Hoffmann Ribani, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos da UFPR, é a coordenadora do Programa BRAFAGRI na UFPR.

Tags: ,