INSCRIÇÕES PARA O PROBEM – Edital 01/2016

Estarão abertas de 25 de janeiro à 04 de março as inscrições para o 1° Edital do Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção aos Estudantes de Graduação e Ensino Profissionalizante da Universidade Federal do Paraná – PROBEM de 2016.

Este edital será exclusivo para os calouros 2016. Os alunos que já forem bolsistas poderão se inscrever noEdital 02/2016 que abrirá em 07/03/2016.

Em anexo está o edital com o cronograma e a documentação a serem entregues para solicitar os benefícios. Leia com atenção as instruções de preenchimento do questionário e os prazos a serem seguidos.

O PROBEM, criado para apoiar os estudantes com fragilidade socioeconômica que precisam de auxílio financeiro para se manter no curso é constituído pelos seguintes benefícios, isolados ou em composição: Auxílio Permanência, Auxílio Refeição, Auxílio Moradia e Auxílio Creche.

Auxílio Permanência, auxílio financeiro no valor de R$ 400,00 mensais, visa subsidiar gastos inerentes à formação acadêmica como fotocópias, compra de livros, materiais para aulas práticas, etc.;

Auxílio Refeição, fornece isenção das taxas nas refeições feitas nos restaurantes universitários da universidade, 3 refeições por dia, 7 dias por semana;

Auxílio Moradia, auxílio financeiro no valor de R$ 275,00 mensais, para a manutenção do estudante oriundo de outras cidades, nos locais em que residam durante o período do curso;

Auxílio Creche, auxílio financeiro no valor de R$ 200,00 mensais, destinado aos estudantes vinculados ao PROBEM que possuem filhos na faixa etária de 0 a 6 anos incompletos, devidamente matriculados em Centros de Educação Infantil particulares ou conveniados.

O Cadastro do PROBEM possui três partes: INFORMAÇÕES DO ESTUDANTE, QUESTIONÁRIO SOCIOEDUCACIONAL e DADOS DO ESTUDANTE E Do GRUPO FAMILIAR.

Em INFORMAÇÕES DO ESTUDANTE solicitamos Nome, Registro Acadêmico, Setor ou Campus, curso, e-mail, endereço atual e endereço familiar, se diferente do estudante.

A lista de cursos em ordem alfabética com os respectivos Setores/Campus está disponível aqui.

O QUESTIONÁRIO SOCIOEDUCACIONAL possui 31 questões obrigatórias de múltipla escolha.

Em DADOS DO ESTUDANTE E DO GRUPO FAMILIAR são solicitadas informações do estudante e de seu grupo familiar.

Na primeira questão solicitam-se nome, CPF, data de nascimento, celular com DDD, profissão, empresa onde trabalha e/ou local de estudo e remuneração do estudante e de seu grupo familiar (pai, mãe, padrasto, madrasta, irmãos, avós, filhos, tios, marido, esposa, companheiro, companheira, etc.), mesmo menores de idade.

Nas duas questões seguintes solicitam-se, para o GRUPO FAMILIAR, a declaração de gastos médios mensais com alimentação, luz, água, telefone, TV a cabo, internet, aluguel, condomínio, educação, medicamentos de uso contínuo, planos de saúde e cartão de crédito e a declaração de gastos médios anuais com IPTU, IPVA, ITR, etc.

Além de duas perguntas discursivas: “Justifique os motivos para participar dos auxílios do PROBEM” e “Descreva sua trajetória de vida”.

Providencie todos os dados e prepare-se para responder!

Anexo: Edital_1_PROBEM_2016 – Documentação e prazo de inscrição

Anexo 2: Cursos da UFPR em ordem alfabética e seus respectivos Setores ou Campus

Link para inscrição: http://www.questionarios.ufpr.br/index.php/survey/index/sid/%20757147%20/newtest/Y/la

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA O PREENCHIMENTO DO CADASTRO (A inscrição somente será aceita se as instruções abaixo forem seguidas):

1- Ao finalizar o preenchimento do cadastro é necessário clicar no botão ENVIAR. Se o preenchimento do questionário demorar muito ele poderá expirar e todas as informações digitadas poderão ser perdidas. Junte os documentos antes de preencher e digite em um editor de texto as respostas das últimas perguntas para somente copiar e colar na hora de preencher o questionário. Se quando clicado em enviar voltar à tela do questionário, verifique se alguma questão ficou em branco para preenchê-la e enviar novamente.

passo_012- Abrirá uma nova página com a informação de que as respostas foram salvas. Clique emIMPRIMIR. Importante: Caso não apareça esta página os dados não foram enviados e a inscrição não será aceita.

passo_02

3-  Caso você não tenha no momento acesso a uma impressora, clique em Exportar para PDF para poder salvar como arquivo no computador que estiver usando ou imprima o Questionário para entregar junto com a documentação necessária.

passo_03

4-  Para que a inscrição seja aceita todos os passos devem ser seguidos. Se você não conseguir enviar a inscrição entre em contato com a Pró-Reitoria para que possamos ajudá-lo antes do término do prazo de inscrição.

Lembramos que até 04 de março deve ser feita a entrega do cadastro impresso e devidamente assinado com a documentação completa (cópias junto com originais ou cópias autenticadas em Cartório) no seguinte local:

Campus Jandaia do Sul: Na sala da UAPS, junto à Secretaria Acadêmica dos Cursos – das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Não deixe para a última hora!