UFPR inicia ano letivo em Jandaia do Sul

Os calouros do campus avançado de Jandaia do Sul iniciaram nesta semana as atividades letivas. Além das aulas, também está sendo realizada a Semana de Recepção aos Calouros, com programação diversificada, organizada por uma comissão de Jandaia do Sul, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e Assessoria de Comunicação Social (ACS).
Segundo a coordenadora de Apoio às Entidades Estudantis da PRAE, Adélia Junglos Alves, a Semana de Recepção tem o objetivo de “promover integração, confraternização e socialização entre alunos, docentes e técnicos-administrativos”.

Na quarta-feira (12), o diretor pro tempore do campus de Jandaia do Sul, Roberto Pettres, abriu as atividades de recepção aos calouros com uma palestra de apresentação da equipe de servidores docentes e técnicos e das estruturas física e administrativa. A programação seguiu com dinâmicas de integração, que contou com participação ativa de toda a comunidade acadêmica, e atividades recreativas e de interação social no ginásio de esportes.

Os calouros conheceram as perspectivas de formação profissional, apresentadas pelos coordenadores dos cursos de Ciências Exatas, Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Engenharia de Produção, em palestras na quinta-feira (13). Após um tour pelo campus, os alunos puderam mostrar o lado artístico, com a atividade recreativa “Calourada Talentosa”.

A semana termina com uma série de ações: Palestra Magna com o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho, atividades de formação acadêmica e atuação profissional, palestra com tutores e apresentação das pró-reitorias. “Vocês têm um papel histórico. Serão sempre a primeira turma de Jandaia do Sul. Enfrentem as dificuldades com energia, força, vibração e raça. Este é um projeto para o futuro do Paraná, pois a UFPR veio para ficar, com a mesma excelência acadêmica de todos os cursos da Universidade”, disse o reitor. Mulinari ressaltou a importância dos novos integrantes da instituição: “uma universidade verdadeira é feita com bons alunos e bons professores – e nós temos os melhores para fazer uma grande Universidade”.